Prefeitura Municipal de Feira de Santana

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

REFLEXÃO DE UM PRAÇA DA CIPE:

Ao me preparar para assumir o serviço na ESPECIALIZADA na qual trabalho no dia de ontem, fui surpreendido pela indagação de meu filho de apenas 9anos, estudante do CPM, que me questionou sobre por que eu iria trabalhar, já que a imprensa noticia a greve da PM.
Imagem ilustrativa

Ao tentar explicar a ele o porquê iria trabalhar ainda assim, ele me surpreendeu com outra pergunta que me fez refletir sobre a minha imagem diante da minha família e amigos. A imagem de HERÓI que um pai representa para seu filho e familiares estava arranhada quando ele me disse que escutou alguém falar que os PM´s que trabalham nas CIPES são traidores, e essa foi a pergunta dele “ você é traidor papai?”.

Esse fato mexeu com meu sentimento mais profundo, e foi um choque de realidade, onde percebi que ao ser egoísta por uma quantia maior de remuneração, que diga-se de passagem não ser tão extraordinária assim, estaria traindo a minha categoria de praças. Ao chegar para assumir o serviço conversei com meus companheiros de guarnição e resolvemos informar ao nosso comandante de pelotão que não estávamos mais dispostos a sair às ruas e enfraquecer o movimento dos verdadeiros HEROIS da PM, que mesmo sem condições de estrutura e sem maior salário mantém a sociedade da Bahia protegida, informando também ao meu superior que não gostaríamos de ser lembrados pelo resto dos dias como traidores tanto pelos nossos irmãos de farda como pelos nossos familiares.

Essa decisão certamente custará nossa permanência na unidade na qual ingressei por querer realmente ter um papel especial na sociedade, e não somente pelo dinheiro extra como alguns colegas que lá estão. Esse sentimento de traidor não levarei pelo resto de minha vida, pois independentemente do valor econômico que represente trabalhar nesta CIPE, o valor moral que isso representa para mim não tem dinheiro que pague, pois quero continuar sendo um HEROI para meu filho e família, que são aqueles por quem sempre busquei proporcionar melhor condição de vida.

Assim queria dizer que me junto aos companheiros chamados Dorlis, e conclamo aos demais colegas das CIPES da Bahia e colegas de outras unidades que ainda não aderiram ao movimento a refletirem se querem levar pelo resto de suas vidas a macula de traidores para as pessoas mais importantes de nossas vidas."

38 comentários:

Anônimo disse...

isso sim e um guerreiro.
vamos refletir.

PM da Luta contra o descaso do Governo disse...

Isso é lastimável colegas "especializados" vocês deveríam terem vergonha de serem da PMBA, devería serem segurança pessoal de governador, não contem conosco guerreiros da PMBA de luta por melhores salários, melhores condições, etc, para nada não esqueçam que vocês viajam para cumprirem escala 5 X 10 e deixam suas famílias em casa. Até mesmo seus colegas de serviço vocês deixaram sozinhos imaginem o resto? COVARDESSSSSSSSSSSS...

realidade disse...

CIPES vergonha da da PM. Os PM em greve estão lutando não só por eles e sim pela PM da Bahia incluindo as cipes.
Quem quer deixar de ser traidor tem sim é que aderir ao movimento.
Sou agente penitenciário e sei o que é isso, nunca vensemos nada por causa de alguns puxa sacos

Anônimo disse...

Que lindo discurso desse policial praça,usando a família para sensibilizar o povo.
E, quanto a população que não tem nada a ver com greve de vcs.,será que esta vendo a policia como herói?
Acho sim que vcs. ganham pouco, mais da forma que tudo vem sendo conduzido e diante de tanta falta de respeito com um povo que já é sofrido que não aprovo.
Vergonha pra vc seria sua família saber que esta cruzando os braços pela ambição mais é de dinheiro.
Acorda policia militar por atras de tudo isso só um tem vantagem.
O presidente do sindicato de vcs.

leo disse...

Parabéns guerreiro!!

Anônimo disse...

E o juramento ao qual fizeram de proteger a população,quem exercerá o papel de Heróis nesses dias de terror que a sociedade baiana esta vivendo.

Anônimo disse...

Parabéns a voce que tem esse pensamento, direitos é para serem buscados. Nós da sociedade estamos sofrendo sim com esse movimento,por corruptos e marginais que estao se aproveitando da situação, mas vcs precisam sim lutar pelos seus direitos. E quando voltar trabalhem com honestidade; E esse governadorzinho que esta ai, sem querer acordo nunca mais vai trabalhar aqui na Bahia vamos aprender a eleger nossos candidatos. Isso ai serve de exemplo.

Anônimo disse...

vc que esta botando iso vc deve ser viado por em quato vc esta falando nisso vc não esta nas ruas pra ver o que esta contecendo em feira tudo bem que eles merece um salario digno mais e tudo bem se eles pararem de trabalha agora eles esta fazendo panico em feira de santana atirando em cidadãos de bem que estão tentando trabalha fazendo que pessoas idozas passarem mão andado de motos com placas com adezivos pra niguem saber quem são eles como aqui no capolinpo eles fazem terro pra a jurtica sabe que eles tem que esta nas ruas duas senhoras que tinha problema de coração morerão quado varios policiais passarão fazendo panico eles tem que ve que eles era visto como herois agora apopulação que esta com medo de falar que virão eles fazedo as badernas deles ver eles agora como ospiores vagabundos

Rikardo® disse...

Amigo, avisa pro seu filho que nesse final de semana mataram 13 em Feira de Santana, uns que antes de entrar na policia deveria ter lido o edital iriam ver o salario que iriam receber, e que essa é realmente uma profissão de "herói", cuidar da vida de terceiros, semelhante as nobres profissões de que trabalha com saúde.
Ai eu olho pra uns e outros que estão querendo ver a bandidagem tomar conta do Estado para mostrarem o quanto a policia faz falta pra população, mas enquanto isso a população sofre acuada, vivendo um caos como a muito a gente não via, ai uns poucos Homens (com H maiúsculo mesmo) atentaram que fizeram um compromisso com a população e não com os governantes e saem as ruas para reparar a merda que seus amigos estão fazendo.
Meu caro policial, vc acha que mantendo o trabalho vc esta sendo taxado de traidor pelo resto da sua vida, saiba que vc esta sendo o verdadeiro herói. poucos homens tem a coragem que vcs tem, meus parabens.
Ass: alguem que critica muito a policia mais passou a acreditar que no meio do joio ainda à trigo.

Um cidadão sem segurança pública disse...

Quando saia no sábado para o comércio, meu filho de nove anos também me questionou se nao seria perigoso sairmos, meu filho está amedrontado, vendo os policiais que são pagos (mal ou bem) para nos dar segurança plantando terror, cortando pneus de viaturas e vendo a violencia em toda a cidade. A escola dele, assim como a da irmã dele suspendeu as aulas por tempo indeterminado, as igrejas suspnderam as missas, meus clientes não conseguem me pagar porque os bancos estão fechados, meu funcionário vem trabalhar com medo e nós não temos culpa, nem temos como resolver a situação. A PM tem que manter um efetivo mínimo para dar um minimo de segurança aos cidadâos. E ai? Será que a PM não está traindo os cidadâos? Reflita melhor, senhor PM!

Anônimo disse...

Isso é uma situação constrangedora,meu filho está na mesma situação, não sabe o q fazer, pois, ele é um policial militar, independente de ser da especializada ou não...As especializadas tem q se unir e aderir a greve.....

Anônimo disse...

Parabens pela atitude amigo da CIPE , mas queria ver seu sentimentalismo em relação a heróis grevistas no dia em que você chegar em um hospital com o filho nos braços e receber a informação de que os heróis (médicos) estão todos em greve. Ai você vai entender o que significa serviço essencial. Imagine se todas as categorias trabalhistas se acharem no direito de causar caos na sua data de negociação? Exitem outras opções de trabalho que exigem menos responsabilidade, pense na possibilidade.

Anônimo disse...

o que posso dizer??????

APENAS PARABENS, GUERREIRO. QUE DEUS NOS ABENÇOE.

Anônimo disse...

“Muito lindo seu texto, quase mim emocionei quando li.” Dar licença viu vocês fazem treinamentos especiais, diferenciado de quase todos os batalhões pra na hora que a sociedade precisar você dizer que vai escutar seu filho de nove anos. Faz o seguinte pra passar pra ele que o correto é você ter palavra, que fez um juramento ao se formar perante toda uma turma e comandantes, e que numa situação que a sociedade estar vivendo o seu batalhão tem que agir em prol de um todo inclusive ele e sua família como foi citada. Ou então PEDE PRA SAIR. Mas deixem os outros guerreiros trabalhar, pois estar em greve não significa que devem sair por ai fazendo e acontecendo não, sem que ninguém nos proteja. NÓS SOCIEDADE NÃO SOMOS OBRIGADOS A VIVENCIAR AS LOUCURAS QUE O COMANDO DE GREVE ESTAR PRATICANDO. FALE PRA SEU FILHO LINDO. QUE VOCÊS ESTAR AGINDO EM NOME DA LEI.

Anônimo disse...

bravo sua onra merece apralsos por nao trair sua familia e amigos mas e o povo que contribui para pagar seu salario voce pode trair?

Anônimo disse...

deixando o povo desprotejido vc esta sendo egoista e traidor do mesmo jeito.

Anônimo disse...

vç tem que entender que quando decidio entrar na cipe estava sujeito a esse tipo de situaçao é lamentavel ter que lutar contra a nossa propria casa,mas tinha ciencia de que tudo isso poderia acontecer.

Anônimo disse...

no mundo nao enxite so sua familia e seus amigos enxiste um povo que precisa de vcs.

Anônimo disse...

É de arrepiar, vc é um verdadeiro herói.........

Anônimo disse...

parabéns, guerreiro!! que sua atitude e exemplo arraste os demais que se iludem com um embuste para fazer vontade de um governador tirano que não cumpre a própria lei! Ele é que devia ter o nome num mandato de prisão!!!Não se esqueça que no final das contas a sua carga horária ultrapassa o número de horas paga pelo governo e que hoje você é especial, ontem foi dorli e a dorli poderá voltar a ser, basta o r-quero de um oficial e pronto. a luta é legítima e é de todos nós. infelizmente nosso governador além de alcoólatra é prepotente arrogante e não é bahiano. Achava saber tudo de greve e movimentos similares e que estaria acima de tudo isso!! se enganou, governador! os heróis têm coragem, sim! tem peito e atitude além do temor a DEUS e sabedoria para exercer suas funções e seus direitos! Viva a PM!! Viva a democracia e Viva a sociedade que entende e apoia nosso pleito!!! Obrigado e que Deus nos abençõe!!

Anônimo disse...

Em toda classe existe bons e maus profissionais na polícia não poderia ser diferente, uma greve dessas só é bom para refletir-mos, imagina o cidadão de bem por engano cair nas mãos de um desses baderneiros fardados de polícia oque ele não é capáz de inventar para incriminá-lo. Já que perante a justiça (A mentira de um policial vale mais do que mil verdades do mero civil) Imaginaram?

Anônimo disse...

Ou praça da CIPE, fala para seu filho de 09 anos que agora a pouco mataram um inocente e atingiram uma gestante, e a polícia que a qual vc faz parte e jurou pela nação estão de braços cruzados.
Isso sim que é ser traidor.

Anônimo disse...

Sabe,praça da CIPE quem come isca é peixe faminto.Vocês deixam de fazer o papel que foi convocado,que é dar segurança a população,deixa de ser polícia preventiva e sim abandona a sociedade ás moscas.Na realidade a maioria de vocês são aves de rapina,só querem se fazer.E outra,quando vocês fazem concursos público no edital informa claramente quanto vai ganhar.E porque faz questão de fazer concurso NÃO procura coisa melhor,ficam enganando a se mesmo e a população.

Anônimo disse...

parabens ao policial da CIPE,é lastimável que irmaos lutem contra irmaos,pois na hora da troca de tiros n queremos saber se é DORLI ou CIPE,somos todos iguais!!!!!

Anônimo disse...

parabens ao policial da CIPE,é lastimável que irmaos lutem contra irmaos,pois na hora da troca de tiros n queremos saber se é DORLI ou CIPE,somos todos iguais!!!!!

Anônimo disse...

Este homem é um exemplo de cidadania!

Anônimo disse...

Este homem é um verdadeiro exemplo para todos!

Anônimo disse...

Pura lorota pra iludir vc´s
Por isso que essa instituição é o que é!
Mas lutem pelo que vc´s achão que é certo
So não vale na hora da greve dos outros profissionais vc´s espancarem.

Sociedade disse...

Isso seria valido se esses policias não agissem como marginais. Sabendo que é um salrio ruim, pra que ingressar na policia, pois, fazem juras para zelar da segurança das pessoas. E quando um grupo de grevista q não são policiais vão as ruas, como vcs os tratam ? com carinho, amor, compaixão ? ou vão com tudo pra cima dos civis, usando de agrassividade. Que buscam melhorias sim, mas com ordem e descencia, infelizmente a Policia já não faz um papel excelente, agora então ! Que lastimavel.

Anônimo disse...

Comentários de um bando de hipócritas
vcs falam essas coisas da PM porque não estão dentro dela pra ver o que acontece, porque se fosse com a classe de qualquer um faríamos greve também.
Não sou PM mais defendo a minha classe, cada um busca o que é seu por direito, e viva a PM da Bahia e de qualquer lugar que busquem as suas melhoras...

Anônimo disse...

VCS DA CIPE SÃO TUDO TRAIDORES ESPERO QUE QUANDO VCS PRECISAREM SEUS IRMÃO DE FARDA VIREM AS COSTAS PRA VCS TAMBÉM.

Marcio disse...

Muitos analfabetos postam muitas besteiras... Quantos de vocês Votaram no atual governador??? Se a PM está assim, agradeçam a eles... Ou será que vocês, que adoram criticar a policia, não sabem quem quem é responsável por promover uma segurança de qualidade é ele?? Guerreiro, queria que todos os seus companheiros de CIPE pensassem assim, mesmo sem a indagação de um filho ou outro familiar. Você sempre será o herói de seu filho.

Um soldado da PMBA da Luta Histórica disse...

Bonito esse discurso de vocês denominados "cidadãos de bem", que fica com seus comércios parados devido a greve da PM, e ainda chama os policiais de gananciosos ou mercenários, que já sabiam quanto iriam receber quando fizeram o concurso público, que seus filhos estão com mêdo e que na corporação so tem corrupto, tudo isso estou lendo nesses comentários. Senhores pra que tanta revolta se os policiais não servem pra nada na visão dos senhores, aí está a importância dos políciais (praças da PMBA), porquê digo isso, vocês estão todos inseguros e revoltados, pois não estão sonegando os impostos que deixam de pagar quando emitem notas de conferência e não os cupons fiscais deixando de pagar 17% ao Estado, não pagam os direitos trabalhistas de seus funcionários, compram mercadorias roubadas, contrabandeadas ou falsificadas e na maioria das vezes seus comércios estão no nome desses mesmos funcionários utilizados como "Laranja" , repetem que estão sem dinheiro até mesmo para pagar o salário mínimo no final do mês, não assinam carteira de trabalho e não depósitam o FGTS. Visam somente o lucro e a exploração do trabalhador, seus "neoescravistas", por isso que não se encomodam quando os políticos são flagrados com dinheiro na cueca ou pagando os mensalões, andam em seus carrões, suas fazendas ou declaram que enriqueceram inúmeras vezes de um mandato para outro gasrtando milhões em campanhas eleitotais, vêm os juízes vendendo sentenças,tentam subornar os policiis quando pegam com seu veículo desemplacado. Reflita e você também tem direito a manifestação, não fique submisso a este sistema que não se pode radicalizar, que é errado, se~´a que só os praças polícia militar da Bahia estão errados? Exijam seus direitos!!! e pergunto, cadê os oficiais da PMBA, eles não são os bons? então resolvam essa situação agora seus "competentes".Adeus Carnaval!!!

Anônimo disse...

O pessoal da CIPE,está sofrendo muito com essa situação,eles sabem q são policial militar,mas eles sabiam o dever deles quando escolheu ser especializadas.A unica coisa q eu não aceito é ele ir de confronto com seus colegas e isso com certeza não vai acontecer,mas eles tem q continuar tentar passar um pouco de segurança p população."Imagine se todos os médicos para o q seria da saude da população"

Anônimo disse...

de discurso e filosofia vc é um herói viu praça, agora de ação vc é uma merda. larga de usar a família, até pq a sua já esta guardada e a nossa fica como diante desta merda que vcs estão fazendo ?
como se não o bastace vcs ainda são induzido pelo merda do crispo ou crespo seja que porra for a fazer o erro.acorda ...

Anônimo disse...

Verdadeira traição é desobedecer as leis de um país e causar terror a uma população. Concordo que os PMs deveriam ganhar salários mais justos e ter outros benefícios, mas isso não lhes dá o direito de desobedecer as leis deste país e muito menos passar por cima daquilo que deveria motivar qualquer autoridade neste país, manter a ordem e dar segurança. É vergonhoso o que estamos vendo, existem diversas formas lícitas de lutar por direitos e melhorias. Nisto tudo os verdadeiros traídos são todos nós baianos, cidadãos de bem, os únicos prejudicados com todo este circo envolvendo o governo e os policiais militares.

Anônimo disse...

não entendi por que meu texto não foi publicado!!! falei "mal" do governador? será? voces eatao no bolso dele também? se sim, é uma pena, pois tinha a maior fé em vcs....

Paulo disse...

Meus parabens guerreiro a maior riqueza de um homem e seu Nome sua honra e sua familia te aplaudo de pé...