Governo do Estado

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Greve da PM-BA: Comandante da PM diz que greve terminou, mas grevistas não confirmam

Em entrevista coletiva realizada no final da manhã desta sexta-feira (10), o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, afirmou que a greve da policiais e bombeiros militares terminou. De acordo com ele, o policiamento na ruas até às 9h era de cerca de 85% do efetivo. Para o Comando Geral, o retorno das atividades deverá ser normalizado gradativamente nos próximos dias.

Apesar do comunicado, o movimento grevista só deverá definir os rumos na assembleia da categoria marcada para acontecer às 16h, no ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos. Até que o plenário delibere, os membros das Associação dos Cabos e Soldados (APPM), da Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (APRA) e da Associação de Sargentos e Sub-tenentes de Polícia Militar permanecem em greve.

Na noite de quinta-feira (09), a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia, em reunião no Hotel Fiesta, decidiu não aderir à greve, mesmo entendendo que a proposta do governo não atende às necessidades da categoria. Para a AOPM/BA, estender a greve faria a população sofrer ainda mais.

O principal impasse entre policiais militares e o governo é o pagamento imediato da GAP IV (Gratificação de Atividade de Policial) e o pagamento da GAP V para março de 2013. O governador Jaques Wagner afirmou que o pagamento das gratificações só poderiam ser feitos a partir de novembro e de forma escalonada. A proposta do governo é o aumento de 6,5% da remuneração retroativo ao mês de janeiro deste ano.

Fim da greve no interior da Bahia

Sete municípios do interior da Bahia decidiram encerrar a greve da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (9), segundo informações do comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Brumado, o major Arthur Mascarenhas. A decisão foi tomada por volta das 10h, e de acordo com o major, as viaturas da PM já voltaram a circular normalmente nas cidades.

"A greve foi encerrada nessas seis cidades por conta de uma deliberação do comando geral, que informou que o movimento teria acabado", afirma o Comandante. "Todo o efetivo da PM já voltou às ruas em Brumado, Guanambi, Macaúbas, Livramento de Nossa Senhora, Ibotirama e Poções".

"O comércio em Brumado está aberto e funcionando normalmente, assim como os bancos da cidade", tranquiliza o comandante da 34ª CIPM. Além destes municípios, policiais militares de Campo Formoso voltaram a trabalhar normalmente nesta quinta-feira (9) e as viaturas da PM já estão realizando rondas nas ruas da cidade.

Ainda de acordo com o major Mascarenhas, a PM dos municípios de Barreiras e Bom Jesus da Lapa devem decidir se continuam em greve durante a tarde desta quinta-feira (9).

As informações são do Correio 24h e do Bahia Notícias.

3 comentários:

Anônimo disse...

comandante não tem vergonha de mentir para a sociedade,para os que acreditaram nessa mentira ,observe se tem algum pm nas ruas.

Anônimo disse...

Ô comandante!!Quem faz a greve são os pms que estão nas ruas tomando bala de bandidos e não vc e os demais que estão no poder so dentro de suas salas com ar-condicionado.Vai bater testa com ladrão na rua pra ver!!

Makallin disse...

valeu gostei desse comandante é verdade em conversa com um policia ele desse a mim é ja ta cem graça esta greve ja acabou a muito tempo so quem ñ quer ver OK pra mim mesmo com greve ou cem greve quem mim guarda é DEUS por que o homem ñ guarda nem a eles mesmo leia este salmo 127:1 e vocês vai ver por eu ñ dependo da policia ou exercito ou foça nacional ou governador e sim do SENHOR JESUS este sim nunca falha e ñ se corrompi AMEM