Prefeitura Municipal de Feira de Santana

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Taxa de homicídios cai pela 1ª vez em 10 anos

A Bahia registra a primeira redução na taxa de homicídios após dez anos de crescimento dos crimes contra a vida. De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentados nesta quinta-feira (26), no auditório do Ministério Público, houve diminuição de 5,5% no número de assassinatos em 2011, em comparação a 2010.

Em Salvador, o índice apresentou queda de 6,8%, enquanto que na região metropolitana o decréscimo foi de 2,1%. Os bairros da capital com maior redução foram Nordeste de Amaralina, 46,8%; Brotas, 24,4%; Boca do Rio, 22%; e Periperi, 16,2. Na RMS a maior redução foi registrada em São Sebastião do Passé, 40%; seguido de Itaparica, 33%; e Simões Filho, 20%.

As cidades do interior que apresentaram menor índice foram Vitória da Conquista, com redução de 39,8%, e Eunapólis, com menos 29,6%. A previsão para 2012 é que haja uma queda estimada em 6% nos índices de homicídios dolosos em toda Bahia.

Pacto pela Vida

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, os resultados se devem ao Programa Pacto pela Vida, que, por meio de ações integradas com outros órgãos estaduais, criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Além disso, foram implantadas cinco bases comunitárias nos bairros com maior índice de criminalidade, sendo três na região do Nordeste de Amaralina, uma no Calabar e outra em Fazenda Coutos.

Este ano, ainda de acordo com as informações do secretário Maurício Barbosa, o governo baiano também lançou o Viver sem Drogas, por meio de um conjunto de ações voltadas para a prevenção e combate ao uso e tráfico de drogas, especialmente, do crack.

“A minha avaliação dos dados apresentados é extremamente positiva. É o começo de um processo e o que queremos é chegar ao nosso objetivo, que é a redução dos crimes violentos letais. Esse é o foco de nossa preocupação. Registramos uma queda de 5,5% no número de assassinatos e estabelecemos uma meta para 2012 de 6%”, ressaltou o governador Jaques Wagner. Ele também se reuniu com o comitê executivo do Pacto pela Vida, para avaliar o primeiro ano do programa.

Além do decréscimo na taxa de homicídios, no ano de 2011 foi registrada também diminuição nos casos de roubos a residências (4,5%) e assaltos a transeuntes (1,7%). Os furtos de veículos seguiram a mesma linha de redução. Foram 3.530 no ano passado, contra 3.951 casos em 2010.

De acordo com os dados apresentados da SSP/BA, as ocorrências contra instituições financeiras tiveram uma redução de 12,1%. “Mais do que números, tivemos 180 prisões de assaltantes a bancos, desarticulando 31 quadrilhas”, afirmou o secretário Maurício Barbosa.

Ele enfatizou que ainda foi criada uma força-tarefa com incremento de 50% no efetivo policial para atuar nesta área. “Estamos adotando medidas mais eficazes contra esses crimes e os resultados foram mostrados já em 2011”, disse Maurício Barbosa.

9 comentários:

imprensa feirense disse...

O governador e o secretario de segurança publica maquiaram os índices da violência na Bahia para apresentar para o comitê organizador da copa do mundo e das olimpíadas que algumas provas poderão ser feita na Bahia, e usaram o espaço do ministério publico para dar credibilidades as informações, só que a sociedade baiana não é alienada para acreditar, fico surpreso e triste como o ministério publico entra em uma laranjada dessa. Poupe-me.kkkkkkk

imprensa feirense revoltada disse...

É piada e o MP, uma autarquia que tem a confiança da sociedade baiana e nacional entra numa roubada dessa, querem encanar a sociedade internacional, porem, aqui na Bahia não tem só imprensa chapa branca, tem imprensa comprometida com a sociedade baiana e tem vergonha na cara, tem muita gente do MP, PC e PM com vergonha, todos os dias os senhores são testemunhas da escalada da violência no nosso Estado, em especial feira de Santana que recebeu o titulo internacional da cidade com maior índice de homicídio.poupe-me,kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

ouxe , sinceramente não entendi nada . fato tudo mentira pq so ligamos radio e tv hoje em dia para falar de roubo,tiro e mortes

willsanit disse...

Essa taxa de homicidios caiu aonde mesmo? so si foi em outra Bahia.

Makallin disse...

so se for em marte no outro planeta pq na BAHIA ñ com essa policia q nos temos a conta outra piada pq essa ñ cola secretario OK eu falo mesmo

Makallin disse...

so se for em marte no outro planeta pq na BAHIA ñ com essa policia q nos temos a conta outra piada pq essa ñ cola secretario OK eu falo mesmo

Anônimo disse...

em que novela foi que aconteceu isso mesmo pq aqui na Bahia tenho certeza que não foi so aqui em Feira nem bem começou o ano ja morreram 20 pessoas isso e cai taxa de homicidios e hoje ja vai subir pq todo os finais de semana morre 4 ou 5 mesmo eles não tem vergonha de publicar uma mentira dessas ou acha que o povo e surdo ou muito leigo mesmo

X - 9 disse...

O QUE CAIU FOI A TAXA DE HOMICÍDIOS ELUCIDADOS.

Carlão. disse...

ESSA ESTATÍSTICA DEVERIA SER PUBLICADA NO MÊS DE ABRIL, MAIS PRECISAMENTE NO DIA PRIMEIRO.