quarta-feira, 27 de julho de 2011

Policiais ficam indignados com depoimento do dep. Yulo Oiticica do PT

Capitão Tadeu
O deputado estadual Capitão Tadeu em entrevista ao site Bahia Noticias afirmou que o deputado estadual Yulo Oiticica (PT) normalmente é muito sensato e demonstra há tempos dominar as nuances que envolvem a questão dos Direitos Humanos na Assembleia Legislativa. “O próprio é testemunha que nunca me furtei em investigar e criticar os excessos quando eles ocorrem (seja onde for). Todavia, meu colega Yulo, se equivoca quando diz que “nesse confronto só morre os marginais". Proporcionalmente estão morrendo muito mais policiais, em decorrência do serviço, fato que enfraquece todo o Estado”.

O deputado Capitão Tadeu ficou chateado com colega, depois que o mesmo (deputado Yulo) cedeu entrevista no site Bahia Noticias informando que “De janeiro a junho deste ano, foram registradas 77 mortes de pessoas, em Salvador e Região Metropolitana, em ocorrências de autos de resistência (AR), em que policiais alegam que suspeitos resistiram a abordagens para justificar o uso da força armada. Conforme matéria do jornal Correio, em todo o estado, este tipo de registro representa 123 mortes em seis meses, três a menos do que no mesmo período do ano passado. As entidades de Direitos Humanos debruçam atenção especial sobre estes dados porque as investigações comprovam que, em alguns casos, aquilo que foi computado como auto de resistência não passou de execução. “O auto de resistência é um instrumento para justificar a violência policial. O Brasil não tem pena de morte. O policial tem que prender e a Justiça decide o que fazer”, dispara o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. “Em qualquer guerra, morrem soldados dos dois lados. Que confronto é esse que só um lado mata?”, critica o parlamentar”.

INDIGNAÇÃO
Policiais militares e civis afirmaram para o Blog Polícia é Viola que a violência só tem a aumentar graças a esses tipos de políticos que vivem em nosso território. “Excelentíssimo, Deputado Yulo, nós das policiais Federal, Civil, Militar, Guardas Municipais somos treinados para defender e proteger a sociedade, por isso tomou treinamentos táticos operacionais entre outros, por isso, que na maioria das vezes eles (bandidos) são baleados, porque o treinamentos que eles tomam é de apenas roubar, tirar o sossego de uma comunidade, tirar a paz da comunidade, tirar um filho dos braços, colo dos pais, tirar as vidas dos pais de famílias, que na maioria das vezes se encontram trabalhando para sustentar sua família, então quero deixar bem claro, que quando há troca de tiros entre nos e a bandidagem, quem tem que morrer são eles, ou o senhor quer que as baixas sejam do lado de um trabalhador, um pai de família, que sai nas maiorias das vezes de suas casas e não retornam mais, e o senhor Yulo, quer que agente morra”. Afirmou um investigador da Polícia Civil.

“Deputado Yulo, o senhor acha, que os números de policiais mortos ainda são poucos para o senhor e sua corja. Nosso trabalho é um dos mais perigosos que existem neste Brasil, ganhamos pouco, trabalhamos muito, sofremos constantemente e o senhor ainda acha que numa troca de tiros entre polícia e bandido, agente é que tem que morrer. Pois é, deputado, eu só não vou pedir exoneração da Polícia Militar do Estado da Bahia, porque, sempre, que sobra é a sociedade e políticos como você, um verme, que se esconde atrás da assembléia, que deveriam sofrer o quanto nos trabalhadores sofremos”. Afirmou um policial militar.

“Cartórios da Bahia são, comprovadamente, os piores do Brasil”, afirma Zé Neto


Com o objetivo de reunir subsídios que possam contribuir para o aprimoramento do Projeto de Lei que privatiza os 1.600 cartórios extrajudiciais baianos, únicos do país ainda administrados pelo Estado, a Comissão Extraordinária de deputados estaduais, estarão durante toda esta quarta-feira (27) em Recife (PE)

Capitaneada pelo relator da matéria, deputado Zé Raimundo (PT), pela manhã a comissão participou de audiência com o corregedor geral de Justiça de Pernambuco, desembargador José Fernando de Lemos e assessores no Palácio da Justiça daquela cidade.

Durante quase duas horas, o desembargador apresentou dados a exemplo do sistema de controle bancário feito junto ao Banco do Brasil, o que dá mais transparência às movimentações financeiras. Lemos também colocou-se à disposição para contribuir com os deputados no que for possível durante o processo de reformulação do PL, que deve ser votado no próximo mês de agosto pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Na opinião do relator do PL, “esta é mais uma viagem que confirma a necessidade de privatizar os cartórios em face dos bons resultados que foram observados pelo conjunto de deputados durante viagens em outras duas capitais no país. Em Pernambuco não foi diferente”.


De acordo com o líder do Governo e da Maioria na Assembleia, Legislativa, deputado Zé Neto (PT), em Pernambuco ficou mais de que provado que não só privatizar, mas criar um fundo de compensação “são elementos fundamentais na mudança da realidade dos cartórios da Bahia que, comprovadamente, são os piores do Brasil”.

Para o deputado Carlos Geilson (PTN), “a viagem à Pernambuco confirma a direção dada pela maioria dos parlamentares de optar pela privatização total”.

A experiência Pernambucana

Em Pernambuco - onde existem 499 cartórios extrajudiciais em funcionamento - a privatização das unidades cartoriais ocorreu de maneira total e com direito de opção depois da Constituição Federal de 1988.

À tarde, os parlamentares baianos terão audiência e visita aos cartórios com o presidente da Associação dos Notórios e Registradores (Anoreg-PE), Luiz Geraldo Correia da Silva.

Antes da capital pernambucana, a comissão já visitou a região metropolitana mineira e a capital paulista. A idéia das viagens é formular um projeto moderno, inovador e que minimize ao máximo os impactos administrativos do processo de mudança. Os próximos estados a serem visitados serão Rio de Janeiro e Brasília.

Informações Assessoria do Deputado Zé Neto

Presidiário encontrado morto dentro de cela

Na tarde de terça-feira (26) o presidiário Leonardo Jesus Santana, 30 anos, conhecido como “Dileu”, foi encontrado enforcado com um lençol, na cela do Presídio de Segurança Máxima de Serrinha.

Leonardo era natural da cidade de Tucano e estava preso desde o início desse ano por furto, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro (CPB). Ele foi encontrado por agentes penitenciários por volta das 16h.

A polícia Técnica foi acionada encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana para fazer a necropsia. O resultado oficial deve sair em trinta dias

Após 65 dias em poder de sequestradores filha de empresário da Codical é libertada

Depois de 65 dias, terminou na madrugada desta terça-feira (26), o seqüestro de Layse Borges, 31 anos, filha do empresário Nilson Borges, proprietário da rede Codical, que é formada pela distribuidora e rede de supermercados no interior do estado. Durante todo esse tempo, ela ficou em poder dos seqüestradores.

Layse foi seqüestrada no dia 23 de maio, no bairro de Pirajá, em Salvador, por volta das 19 h, no estacionamento da empresa. Ela foi libertada pelos bandidos após o pagamento de R$ 300 mil e já se encontra com a família.

A polícia só revelou até agora que os seqüestradores podem ser de São Paulo e já teriam cometido outros crimes no estado da Bahia. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) não está fornecendo mais informações sobre os suspeitos para não atrapalhar as investigações. Ninguém foi preso ainda.

Informações do site Voz da Bahia

Ocorrências registradas pelo CPRV

Tráfico de drogas

Na manhã de terça-feira (26) no bairro Chácara São Cosme em Feira de Santana, John Clay Oliveira Santos, 20 anos, foi detido e conduzido a Delegacia de Tóxico e Entopercente (DTE) por ter sido encontrado após abordagem policial com 12 pedras de crack e cinco dolões de maconha. A ocorrência foi registrada por uma guarnição da 67ª Companhia Independente.

Tanque da Nação

Dois menores foram apreendidos no bairro Tanque da Nação na tarde de ontem (26), após serem encontrados por uma guarnição da 65ª CIPM, com 18 pedras de crack e um celular marca ZTE.

Os menores M.D.S.O conhecido como “Pará” e L.S.C.JR, chamado “Capenga” ambos de 14 anos, foram apresentados ao Departamento de Polícia.

Condução por desacato

Alberto Oliveira Santos, 25, foi conduzido à Delegacia por ter desobedecido à ordem de parada policial em uma blitz realizada na tarde de ontem (26) no bairro George Américo.

Alberto estava em poder da moto Honda/CG 150 de cor vinho placa NTX-5879 e ao perceber a presença da PM tentou fugir.

Conjunto Feira X

Por recusar ser abordado em uma blitz no Conjunto Feira X, Gledson Lucena dos Santos, 34 anos foi detido e conduzido a Delegacia na tarde de ontem (26) por uma guarnição da 67ª Companhia Independente.

O acusado estava em poder da moto Honda/CG 150 de placa policial NYN-3434.



Homem encontrado morto



Carlos Roberto Alves Souza, 25 anos, foi encontrado morto em sua residência na manhã de ontem (26), no bairro Campo Limpo. Ao lado do corpo de Carlos Roberto policias da 65ª CIPM que estiveram no local encontraram um pote contendo veneno raticida conhecido por chumbinho.

Corpo é encontrado em estado de decomposição

Distrito de Humildes

Por volta das 10h55 de terça-feira (26) na fazenda Vila Fluminense, Distrito de Humildes, foi encontrado um corpo do sexo masculino ainda não identificado, em avançado estado de decomposição. O homem é de cor escura, aparentava ter entre 28 e 30 anos e trajava uma bermuda verde.

Feira de Santana registra mais um latrocínio

Martinho fazia “caixa” no Centro de Abastecimento
Cada dia que passa, o número de latrocínios cresce na cidade em Feira de Santana. Somente em julho já foram registrados cinco, sendo que de 01 de janeiro de 2011 até o dia 26 deste mês já foram registradas 15 roubos seguidos de morte. A última vítima foi o comerciante Martinho Correia Soares, 59, que residia na Rua Espírito Santo, bairro Queimadinha.

Segundo familiares, o comerciante foi baleado na noite de segunda-feira (25), em sua residência. “Ele fazia ‘caixa’ no Centro de Abastecimento e, provavelmente, alguém descobriu que ele estava com um volume alto de dinheiro, e quando o mesmo se encontrava no interior da casa, um assaltante invadiu a residência e exigiu que o mesmo entregasse o dinheiro, depois o bandido começou a fazer disparos com arma de fogo atingindo ele (Martinho) e sua esposa Marinildes Moreira”, afirmou um familiar que não quis ser identificado.

Os dois foram socorridos para o Hospital EMEC, sendo que Marinildes foi atingida de raspão, depois foi medicada e recebeu alta. Já Martinho não teve a mesma sorte. Depois de ser submetido a uma cirurgia não resistiu e morreu na madrugada de ontem (26). O crime está sendo investigado pelo Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que tem o comando da delegada Claudine Passos.

Corpo de um homem é encontrado em decomposição no distrito de Humildes

Na manhã de ontem (26) moradores da Fazenda Vila Fluminense, localizada no distrito de Humildes, nas proximidades da Nestlé encontraram um corpo de um homem em estado de decomposição, no interior de uma residência. Imediatamente os moradores entraram em contato com a Polícia Militar.

Após confirmarem a existência do corpo, os militares acionaram as Polícia Civil e Técnica que compareceram ao local do crime para realizarem o levantamento cadavérico.

Moradores da localidade afirmaram para polícia que o homem, ainda não identificado, é suspeito de ter estuprado, na semana passada, um garoto de 7 anos. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde aguardará o reconhecimento familiar.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Homem encontrado morto na pedreira é identificado

Na tarde de segunda-feira (25), familiares compareceram ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e reconheceram o corpo de um homem encontrado morto com vários tiros, na manhã de domingo (24), nas proximidades da Pedreira Rio Branco, localizada no bairro Nova Esperança.

Trata-se de Robson Moreira de Oliveira, 32 anos, que residia no Caminho 4, no conjunto Bom Viver, no bairro George Américo. O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio. O caso foi noticiado na edição de ontem do Folha do Estado.

Polícia Militar prende dupla de assaltantes em flagrante

Junior da Galinha e Michael presos em flagrante quando roubava uma farmácia
Policiais da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam na noite de sábado (23), por volta de 23h30, uma dupla de assaltantes no centro da cidade. Renato Lopes Santana Junior, 26 anos, morador da Rua Teodoro Sampaio, no bairro Jardim Cruzeiro, e Michael dos Santos Oliveira, que reside na rua L, no conjunto Feira X foram presos em flagrantes quando assaltavam a farmácia Pague Menos, situada na Avenida Getúlio Vargas.

No momento da prisão, ambos foram reconhecidos também pelo caminhoneiro Etevaldo Brito Pereira, 47 anos, que após receber alta do hospital, foi à farmácia Pague Menos comprar remédios. Ele, que reside em Vitoria da Conquista, disse que os dois assaltantes tentaram contra sua vida durante uma tentativa de assalto na BR 116 Sul.

O caminhoneiro compareceu a 2ª delegacia informando que quando trafegava pela BR 116 Sul, no início da noite de sábado, nas imediações da Pousada da Feira foi vítima de um disparo de arma de fogo, deflagrado por Renato e Michael. O mesmo perdeu o controle do veículo e terminou capotando. Socorrido foi, conduzido ao Hospital EMEC, após ser liberado, atravessou a Avenida Getúlio Vargas e em direção a farmácia Pague Menos para comprar medicamentos. Para sua surpresa, os Renato e Michael estavam lá, mas sendo preso por militares por mais uma tentativa de assalto.

Júnior da Galinha
A PRISÃO

A guarnição policial passava na hora e prendeu os acusados, que estavam usando capacete. Em poder deles, foi encontrado um revólver calibre 38 (com quatro cartuchos) seis celulares, R$ 441,25, além de uma motocicleta Honda CB 300, cor amarela, de placa HOC-9572, licença de Minas Gerais.

Renato afirmou para reportagem que mora no estado de Minas Gerais e que teria vindo à Bahia para fazer visita a uma das suas filhas. Quanto ao parceiro, disse que o conheceu em uma festa.

Michael
Michael confirmou as informações do comparsa e acrescentou que já havia sido preso por outros delitos em anos anteriores.

Os policiais informaram que Renato, conhecido como “Júnior da Galinha”, é de alta periculosidade e também tem passagens pela polícia. Michael, seu o parceiro, foi posto em liberdade no mês passado, por conta da mudança no código penal.

Os acusados foram autuados em flagrante pelo delegado plantonista, José Luiz Lapa, após a confirmação dos fatos. Participaram da prisão da dupla, os soldados Vieira, Carvalho e Silva e Silva.

Junior da Galinha
INVESTIGAÇÂO
 
O Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que tem o comando da delegada Claudine Passos afirma que a dupla de assaltante saíram recentemente do Conjunto Penal de Feira de Santana, onde foram beneficiados com a Nova Lei do Código Penal Brasileiro.
Michael
"Os dois são acusados de cometerem vários assaltos na cidade, então pedimos para as pessoas que foram vitima dessa dupla que compareçam na DRFR para fazer o alto reconhecimento, mas as vitima podem ficar despreocupada que os criminosos não vão ter contato visual com as mesma". Afirmou um investigador da DRFR.

Ligação para Morte: Mototaxista assassinado com vários tiros de pistola

Elvis Ferreira Miranda, 19 anos, era mototaxista clandestino e residia na Avenida Riachuelo, no bairro Baraúnas. Mais conhecido como “Pingo”, Elvis foi assassinado com vários tiros de pistola calibre 380, por volta das 11h55 da manhã de ontem (25), nos cruzamentos das ruas Miguel Calmon com a Vasco Filho, no bairro Jardim Cruzeiro, nas proximidades do Estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), após uma emboscada.

Testemunhas afirmaram que a vítima estava pilotando uma motocicleta, de dados ignorados, quando três homens o abordaram em um veículo de dados também ignorados. Com armas em punho, dois desceram do carro e deflagraram vários tiros acertando as costas e cabeça da vítima. Pingo não resistiu e morreu no local.

Seus familiares afirmaram à polícia, que a vítima se encontrava em sua residência, quando recebeu um telefonema para fazer uma corrida. Atendendo à solicitação, Elvis foi encontrar o cliente. Ao chegar ao local combinado por telefone, Elvis foi assassinado. “Ele trabalhava como motoboy, ou seja, fazendo serviço de moto-taxista. Não sabemos se ele tinha rixa com alguém”, afirmou um dos seus entes.

Policiais do Serviço de Investigação da 2ª Delegacia e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) compareceram ao local do crime para realizarem o levantamento cadavérico e iniciaram as investigações. O corpo foi encaminhado ao DPT para fazer a necropsia.

Com os crimes ocorridos nesse final de semana e esse último na segunda-feira, a estatística aponta que só nos primeiros 25 dias deste mês foram contabilizados 42 mortes violentas na cidade, 39 homicídios e 04 latrocínios.

De janeiro até a data desta edição, já foram registrados 205 homicídios, 14 latrocínios e seis autos de resistência, perfazendo um total de 224 mortes violenta nos primeiros sete meses de ano, em Feira de Santana.

A onda de homicídios não para mesmo em Feira de Santana

O catador de latinha foi encontrado morto no Nova Esperança
Mesmos com diversas operações e blitz realizadas pelas policias Civil e Militar, a princesa do sertão foi mais uma vez manchada de sangue com outro final de semana violento na cidade. Desta vez três pessoas foram assassinadas. Os crimes aconteceram nos bairros, Nova Esperança, Tomba e no Alto do Papagaio.

Um homem de pele negra trajava bermuda azul e branca, camiseta vermelha com listras pretas, portando dois bonés (um preto e um rosa) e sandália rosa aparentando ter idade mínima entre 20 e 25 anos foi encontrado morto nas proximidades da Pedreira Rio Branco, localizada no bairro Nova Esperança na manhã de domingo (24).

O corpo da vítima apresentava sinais de tiros de revólver e ao lado do corpo foi encontrado um cachimbo (usado para fumar crack). Moradores da localidade, onde o corpo foi encontrado, afirmaram para polícia, que a vítima era catador de latinhas.

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para fazer a necropsia. O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio.

Bruno foi assassinado dentro de casa
CASA INVADIDA

Dois homens armados com pistolas e revólveres invadiram a residência do servente de pedreiro, Bruno da Paixão Santos, 18 anos, localizada na rua Isaias Gonçalves, no Parque Tamandari, no bairro Tomba, e o executaram com vários tiros. O crime aconteceu na tarde de domingo (24).

Familiares da vítima afirmaram à nossa reportagem que a vítima se encontrava no sofá da residência, quando os assassinos invadiram. “Pelo jeito que ele foi encontrado morto, o mesmo tentava se esconder dos criminosos atrás do sofá”, afirmou um familiar, que não quis ser identificado.

O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da 1ª Delegacia, que tem o comando do delegado Matheus Souza.

Tiago foi assassinado na porta de casa
NA PORTA DE CASA

Na noite de domingo (24), Tiago da Luz Souza, 19 anos, foi assassinado com vários tiros de revólver, calibre 38, quando se encontrava na frente de sua residência, localizada na Rua Das Araras, no Alto do Papagaio. Familiares da vítima afirmaram para polícia que o autor do crime é um homem identificado como Elísio Silva da Paixão, conhecido como “Junior Negão”.

De acordo com o S I da 2ª Delegacia, Elísio teria sido preso no dia 28 de dezembro do ano passado com 270 pedras de crack. A vítima também tinha passagem pela polícia e rixa com o acusado.

Acusado de matar Patiú é preso pela DRFR


Na tarde de domingo (25), policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), sob o comando da delegada Claudine Passos, prenderam Wesley Sales Rocha, o Edy, 22 anos, com 32 pedras de crack e nove dolões de maconha, prontos para venda. Ele também é acusado de matar o funcionário público Reginaldo de Almeida Barros, conhecido como “Patiú”, de 68 anos.
Edy, acusado de matar Patiú, é preso com 32 pedras de crack

A prisão do acusado ocorreu na Rua Belo Horizonte, no Jardim Acácia. Ele foi conduzido para o Complexo Policial Investigador Bandeira e autuado em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado plantonista José Luiz Lapa. De acordo com investigadores da DRFR, Edy foi acusado de deflagrar tiros em um jovem conhecido como “Rabicó”, que no dia foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Na ocasião, a vítima declarou em entrevista ao radialista Elias Lúcio que o acusado é Edy.

APRESENTAÇÃO SOBRE MORTE DE PATIÚ

Wesley Sales Rocha, 22 anos, residente na Rua da Penha, no bairro Jardim Acácia compareceu na DRFR acompanhado com advogado, no mês de junho de 2009, após o crime que vitimou Patiú. Ele afirmou ao delegado Marcelo Marques, na época titular da DRFR, que o mesmo foi autor do crime que vitimou o funcionário público, Patiú, na delegacia ele contou que a vítima teria jogado o carro contra ele, antes de estacionar na garagem, “ele esboçou uma reação como iria pegar uma arma, em seguida, peguei saquei a pistola e deflagrei tiros contra ele”.

Neto, parceiro de Edy, morreu em troca de tiros com policiais em 2009
COMPARSA MORTO

Antonio Borges Silva Neto, conhecido como “Neto”, 21 anos, morreu na manha do dia 20 de julho de 2009 em confronto com policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), na Rua Belo Horizonte, nas proximidades da localidade conhecida como “Invasão do Pela Porco”, no bairro Jardim Acácia.

Neto estava sendo acusado de participar do assassinato do servidor público Reginaldo de Almeida Barros e, também, de cometer dezenas de assaltos na região do Tomba, Jardim Acácia, Chácara São Cosme e na Rua Senador Quintino.

Patiú


MORTE DE PATIÚ

Patiú foi brutalmente assassinado com cinco tiros no dia 21 de maio de 2011, quando chegava com seu veículo em sua residência, no bairro Jardim Acácia.

No início do mês de Junho, Welley Sales Rocha, 19 anos, compareceu à delegacia acompanhado do seu advogado. Em depoimento, demonstrou certa impudência alegando que teria tido uma discussão de trânsito e que a arma, usada no assassinato de Patiú, pertencia a Antonio Neto, seu comparsa.

Balanço: ações policiais final de semana

As ações intensificadas da Polícia Militar em Feira de Santana através das Companhias Independentes, das guarnições do Tático Móvel, dos Pelotões Asa Branca (moto) e cavalaria, bem como a Central de Polícia (190) com o apoio da comunidade, veem resultando, principalmente nos finais de semana, na apreensão de armas de fogo, drogas e apresentação dos acusados às delegacias da cidade.

PORTE ILEGAL DE ARMA

Um revólver calibre 32, com seis cartuchos intactos foi encontrado em poder de Joanderson Santos, de 18 anos, que estava em companhia de João Batista Nunes Neto de 33, no início da tarde de sábado (23) na rua São João, bairro Eucalipto, em Feira de Santana.

Além da arma, a guarnição pertencente a 67ª CIPM, encontrou, durante abordagem, um dolon de maconha e dois celulares. Os acusados foram apresentados à 1ª Delegacia.

Kalilândia

Por volta das 21h30, do sábado (23), foi detido e conduzido a 2ª Delegacia de Polícia, José Mario dos Santos Oliveira, 33 anos.

Ele, após abordagem policial, foi encontrado com uma pistola de dois canos calibre 32, uma sacola com 14 cartuchos calibre 32; 37 cartuchos calibre 22; um teclado de marca Cássio; dois celulares, uma tesoura de jardinagem; uma balança de precisão; um taco de sinuca profissional; uma cafeteira elétrica, um óculos para mergulho; quatro fones de ouvido; três carregadores de celulares; três cabos USB; um cabo URSA e dez reais em espécie. A ocorrência policial foi registrada no bairro da Kalilândia.

Liberdade

Na madrugada de domingo (24), no bairro Liberdade, militares em ronda no bairro conduziram, à Delegacia de Tóxico e Entorpecente, Anderson Lacerda Santos, 22 anos, e Cássio de Almeida Silva, também 22 anos, após serem encontrados com um revólver calibre 38 com quatro cartuchos, cinco trouxas de cocaína; cinco pedras de crack; dois celulares e uma quantia em dinheiro de R$ 93,00.

FURTO E ROUBO

Supermercado MAX

Welder Matins Silva Santos, 26, foi conduzido à delegacia por militares da 67ª CIPM acusado de furtar um aparelho de DVD, dois cadeados, e quatro óleos de amêndoas do supermercado Max Atacado. A ocorrência policial foi registrada no início da tarde de sábado (23), no bairro Pedra do Descanso.

TRÁFICO DE DROGA

Menor é encontrado com meio quilo de maconha e a quantia em dinheiro de R$113,00 reais, por volta das 08h47, do sábado (23), no bairro George Américo. Após denúncia de populares, uma guarnição da 65ª CIPM apreendeu e o conduziu à Delegacia do Adolescente Infrator.

Conjunto Renascer

Um menor infrator de 16 anos foi encontrado por militares da 67ª CIPM, com 30 pedras de crack e R$50.00 em espécie. Os policiais encaminharam o menor para Unidade Competente. A abordagem ocorreu na Rua A, Conjunto Renascer, por volta das 20h30 do sábado (23).

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Menor de 16 anos preso com meio quilo de maconha

Policiais do Pelotão Especial da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do soldado Peixinho apreenderam um menor infrator de 16 anos, com meio quilo de maconha. Por volta das 11 horas de sábado (23), o Pelotão Especial fazia ronda pelo Centro da Cidade quando ao passar pelo Centro de Abastecimento foi informado que um individuo estava vendendo maconha na rua X 1 no bairro George Américo.

De imediato a guarnição deslocou-se para o local e conseguiu flagrar o menor apelidado de Tuca , com meio kg de maconha e uma quantidade de dinheiro proveniente da venda do entorpecente. O menor afirmou ainda para os militares que já vendia drogas, ha algum tempo.

Devido a quantidade de usuários que se formavam no local diariamente, vem chamando atenção de moradores. Quando foi neste sábado, os militares receberam a denuncia e conseguiram identificar o traficante.

O menor foi conduzido até a Delegacia para o Adolescente Infrator aonde foi ouvido e encaminhado ao melo matos.

Redução de homicídios na BA é destaque nacional

Em recente entrevista ao UOL Notícias, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, elogiou o programa Pacto Pela Vida, implementado pelo Governo da Bahia e que concentra esforços de 13 secretarias estaduais, com ênfase na da Segurança Pública, com o objetivo principal de, interagindo com a sociedade civil, reduzir os índices de violência em todo território baiano.

Miki ressaltou que este programa, estruturado a partir de novos conceitos, como Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) – unidades territoriais onde são desenvolvidas ações integradas pelas policiais civis e militares, na prevenção e combate à criminalidade, e que permitem o monitoramento eficaz de procedimento – é sucesso no exterior. Referiu-se ainda à diminuição em 16% nos homicídios no estado.

“A Bahia lançou um pacto pela vida, que já vem dando muito certo em vários países. Acompanhamos algumas notícias de que lá houve uma redução de 16% nos homicídios”, enfatizou, observando que Pernambuco também teve um resultado ótimo e que, até o final do ano, haverá uma significativa queda nos homicídios, uma vez que Rio, São Paulo e Minas já estão puxando essa queda acentuada e que na região Norte acontece a mesma tendência.”

Com cerca de 46 mil assassinatos por ano, o Brasil tende a ver uma redução nesse indicador até o fim de 2011, de acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Declarou que as ações da Força Nacional, novas ferramentas tecnológicas de acompanhamento e planos para áreas degradadas estão ajudando a reduzir o total de homicídios, mas evitou fixar uma meta para este ano.

A secretária disse que a principal preocupação do governo é com as fronteiras, por onde entram drogas e armas. Essas áreas tiveram aumento de 25% nos homicídios no ano passado, enquanto outras regiões exibiram elevação de 8% no indicador. Recentemente, o Ministério da Justiça lançou um Plano de Monitoramento de Fronteiras, com ações permanentes para conter a criminalidade, mas sem metas divulgadas até o momento, por questões de segurança.

Primeiro Semestre

A Bahia registrou uma redução de 16% nos índices de homicídios no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. Este foi o principal destaque do balanço apresentado pela Secretaria da Segurança Pública nesta quarta-feira (13), no Hotel Pestana, em Salvador.

A capital baiana apresentou queda de 13,5% no número de homicídios e a Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve uma redução de 8,2%. Entre os bairros de Salvador onde houve maior redução dos crimes violentos letais intencionais (CVLI), estão Periperi e Centro (21%), Cajazeiras (29,51%), Pituba (33,33%) e Boca do Rio (36,36%).

Segundo o secretário Maurício Barbosa, os resultados são consequência da implementação das diversas ações do governo para combater a criminalidade, com destaque para o programa Pacto pela Vida e a criação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelo aumento nos índices de elucidação dos crimes.

Citou a implantação das bases comunitárias de segurança em bairros que apresentam altos índices de criminalidade, observando que a população do Calabar foi a primeira a contar com os serviços da base de segurança e que, a partir do próximo mês, o Complexo do Nordeste de Amaralina terá três em funcionamento.

Entre as ações desenvolvidas por meio do Pacto pela Vida e que resultaram na redução da criminalidade, estão operações policiais de combate ao tráfico de drogas, desarticulação de quadrilhas e prisão de traficantes, além da ampliação da estrutura de investigação dos crimes.

“O resultado de 16% é bastante considerável. Estamos trabalhando para implementar as bases de segurança, fazendo com que o Pacto pela Vida consiga entrar nessas comunidades, reduzindo ainda mais os índices de criminalidade”, disse o secretário.

De acordo com os dados da SSP, em 2010, foram registrados na Bahia, nos primeiros seis meses, 2.706 assassinatos, contra 2.273 neste ano. Na capital, foram computados 793 homicídios neste primeiro semestre, em contraste aos 917 registrados no mesmo período do ano passado. Na RMS, aconteceram 306 assassinatos em 2010 – número reduzido para 208 nos seis primeiros meses deste ano.

FONTE: SSP-BA

Policial Militar basleado em Santa Barbara

O soldado da Polícia Militar,Vinícius Silva Oliveira, 29 anos, foi baleado por um assaltante, por volta das 2h30 da madrugada desta segunda-feira (25) na cidade de Santa Bárbara. Segundo informações, o PM e um colega davam plantão na delegacia local, quando foram acionados por um comerciante que suspeitou de indivíduos que estavam em um veículo de dados ignorados em frente ao seu estabelecimento.

Os policiais foram recebidos a tiros quando chegaram para verificar a situação. Numa troca de tiros, o policial Vinícius foi baleado na perna e socorrido até o hospital EMEC,em Feira de Santana. Um funcionário do estabelecimento comercial também saiu ferido e foi encaminhado para outro hospital.

A professora e sindicalista, Marlede Oliveira, mãe do policial concedeu entrevista ao repórter J.Bezerra, da rádio Subaé, e reclamou da segurança no município de Santana Bárbara. " Eu considero que o número de policiais que dão segurança naquele município é muito pouco ", declarou.

TEXTO: Central de Polícia

Ocorrências no final de semana no HGCA

TENTATIVAS DE HOMICÍDIO

Flávio dos Santos Vieira, 22 anos, morador da rua Santa Quitéria, no bairro Tomba foi vítima de três tiros que atingiram suas costas e braços . O fato ocorreu nas imediações da estação rodoviária, mas a autoria da tentativa de morte ainda é desconhecida

Gilberto Lima Duarte, morador do Loteamento Joel Caetano, no município de Conceição do Jacuípe, foi vitima de golpes de faca nas costas, aplicados, segundo a ocorrência policial, por um vizinho.

Etevaldo Brito Pereira, 47 anos, morador da Vila Marina, no município de Vitória da Conquista foi vítima de disparo de arma de fogo. A tentativa de homicídio aconteceu na BR-116 Sul, próximo do Rio Jacuípe.

Tiago Oliveira dos Santos, 19 anos, morador da quadra 6, casa 27, no conjunto Bom Viver foi baleado nas nádegas. O tiro foi deflagrado por um homem conhecido como “Puçá”, no conjunto José Ronaldo.

Rafael Pereira Bispo , 30 anos, morador da rua Caurana, no bairro Santo Antonio dos Prazeres foi socorrido até o HGCA após levar um tiro. Ele foi baleado no bairro da Chácara São Cosme por um desconhecido.

ATROPELO

Luciano Inácio de Amorim, 40 anos, de residência ignorada, foi atropelado por uma carreta de placa não anotada na BR-116 Sul. Ele foi socorrido até a unidade de saúde onde permanece internado em observação médica .

Com informações do repórter Carlos Valadares

sábado, 23 de julho de 2011

TERRA SEM LEI: Três jovens foram assassinados com vários tiros em Feira de Santana


O mês de julho já é um dos mais violentos de 2011 em Feira de Santana e ontem a lista de assassinatos engrossou com mais um triplo crime. No final da tarde de ontem, dois irmãos e um tio foram executados no prolongamento da avenida Fraga Maia entre o conjunto João Paulo II e o bairro Papagaio.
As vitimas foram identificadas como: Antonio Sergio Santana Vitório, 21 anos, e os irmãos Claudio Oliveira Vitório, 22 anos e José de Oliveira Vitório, 24 anos.

Segundo a polícia, os três jovens saiam do trabalho e seguiam para suas residências, localizadas em Santa Quitéria no distrito de Maria Quitéria, quando foram surpreendidos por quatro homens que estavam abordos de um veiculo Fiat Uno e demais dados ignorados, sendo que desceram três homens armados com pistolas e deflagraram vários tiros acertando em diversas partes do corpo dos jovens principalmente na cabeça. Duas ambulâncias do SAMU compareceram ao local do crime para realizarem os primeiros socorros, mais os três não resistiram e morreram no local.

INVESTIGAÇÕES

Várias guarnições da Polícia Militar principalmente pelotões do Tático Móvel compareceram ao local do crime realizaram buscas aos criminosos, mas não conseguiram prender e nem identificá-los. Investigadores da 2ª Delegacia juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica compareceram ao local do crime para realizarem os levantamentos cadavéricos e iniciarem as primeiras investigações.

REVOLTA

Familiares dos jovens compareceram ao local do crime e revoltados afirmavam o tempo todo, que os três eram trabalhadores. “Como é que pode tirar as vidas de três jovens que tinham suas vidas para frente, eram dois irmãos e primo, trabalhadores e fizeram essa barbaridade com a nossa família, e os verdadeiros criminosos continuam as soltas pelas ruas, mas resolveram tirar a vida de três cidadãos de bem”. Afirmou um familiar que não quis ser identificado.

O crime chamou atenção de dezenas de curiosos que deixaram seus afazeres para observarem os corpos das vitima caídas sobre a estrada.

casal preso com drogas

O casal foi autuado em flagrante por tráfico de drogas
Policiais Militares do Pelotão Tático Móvel Operacional, sob o comando do capitão Neves prenderam na tarde de ontem (22) no bairro Mangabeira, Sandro dos Santos de Jesus, 19 anos, e a esposa Carol Coutinho da Silva, 21 anos, residentes no bairro Parque Brasil.

Com o casal foi encontrados 500 pedras de crack, uma quantidade de maconha e dinheiro. A polícia ainda apreendeu um televisor de 14 polegadas, um televisor de LCD, 32 polegadas, dois aparelhos de som.
Capitão Neves novo comandante do Tático Móvel

O capitão Neves, afirmou para reportagem que as guarnições estavam em ronda no bairro Mangabeira e passaram por um local bastante conhecido como ponto de vendas de drogas. “Quando os policiais entraram em um matagal, Sandro avistou a policia e tentou fugir, houve perseguição e o acusado entrou na residência com uma bolsa, tentando esconder-la embaixo da geladeira, mas foi alcançado pelos militares antes.

Na bolsa estavam as 500 pedras de crack e uma quantidade de maconha. Sandro disse que as drogas pertencem ao irmão, cujo paradeiro não foi informado. O casal foi encaminhado para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Preso com crack é acusado de vários assaltos na cidade

Filipe foi flagrado com crack, mas também é acusado de roubos
Filipe Santana Cruz Silva, 18 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite de quinta-feira (21), na localidade conhecida como Areal, no bairro Olhos D’ Água, por policiais militares. Com ele os PMs encontraram 30 pedras de crack pronta para a venda. Filipe foi encaminhado ao Complexo Policial Investigador Bandeira onde está à disposição da Justiça.

INVESTIGAÇÃO

O Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) afirmou para reportagem que Filipe estava sendo investigado por esta delegacia. “Estávamos investigando Filipe e o comparsa de prenome Caio que reside no Feira X. Eles são acusados por diversos assaltos que vêm ocorrendo na cidade, principalmente contra casas comerciais e veículos”, afirmou um investigador e acrescentou, “pedimos para as pessoas que foram vítima dessa dupla compareçam na DRFR para fazer o auto-reconhecimento para darmos continuidade nas investigações, embora só tenhamos fotografia de um deles”, solicitou.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

“Operação Corcel Negro” PRF no combate a produção ilegal de carvão

A operação Corcel Negro foi desencadeada ontem pela Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Federal, IBAMA e Polícias Civil e Militar do estado da Bahia. Esta operação teve início em 2008 a partir da percepção da PRF/BA com relação ao intenso índice de apreensões de carvão transportados de forma irregular nas rodovias federais da Bahia, de inúmeros documentos falsos, como nota fiscal e DOF – Documento de Origem Florestal.

Em três anos (2007 a 2009) as apreensões de veículos de carga transportando carvão, com DOF, provenientes de fornos que queimavam madeira originárias da mata nativa, foram bastante expressivas. A constatação motivou a PRF a acionar o Ministério Público do Estado para esta prática criminosa, especialmente contra o meio ambiente.

Com o intenso trabalho da PRF em todo o Estado contra os crimes ambientais desta natureza, percebeu-se uma diminuição no número de apreensões desde 2010. Contudo, a rede criminosa que agia, não havia parado de desmatar, produzir e transportar o carvão vegetal. Na verdade, os criminosos mudaram as rotas do transporte, utilizando-se de rodovias estaduais para desviarem-se da fiscalização.

A partir do trabalho realizado pela PRF e material com informações consistentes que foram entregues, o MP/BA passou a investigar todos os envolvidos, descobrindo uma verdadeira organização criminosa que agia desde o desmatamento ilegal, passando pela produção ilegal de carvão em fornos clandestinos até o abastecimento de grandes usinas siderúrgicas mineiras, além crimes como falsificações de DOF, notas fiscais etc.

Nesta Operação foram mobilizados 120 policiais rodoviários federais, 25 promotores de Justiça, 76 policiais civis e 50 agentes ambientais do Ibama. Nosso objetivo é derrubar a estrutura financeira dessas organizações, através da prisão e apreensão de documentos, equipamentos e veículos dos suspeitos.

Aqui na Bahia, a Operação ocorreu em oito municípios do oeste baiano para cumprimento 19 mandados de busca, 15 mandados de prisão e uma prisão em flagrante.

A partir desses mandados no estado foram apreendidos: 14 armas de fogo, 1.151 munições de vários calibres, seis pendrives, 26 CPU's, dois notebooks, 31 celulares, dois chip's, R$ 13.821,00 (treze mil, oitocentos e vinte e um reais), duas motosserras, cinco aves silvestres, 341 maços de cigarros, três cofres, 1,5 Kg de pólvora, um facão, uma impressora para notas fiscais, um carimbo da SEFAZ, 922 comprimidos de medicamentos controlados.

Segundo a polícia está mulher (Ana Célia Coutinho Rocha, a Xinha) era organizadora do crime
Dentre as prisões na Bahia destacam-se Ana Célia Coutinho Rocha, vulgo Xinha, de Bom Jesus da Lapa, por ser a maior articuladora da organização criminosa, ostentando grande poder econômico e Abraão Gomes dos Reis, por ser o administrador financeiro da organização. No estado de Goiás foi cumprido 1 mandado de prisão e em Minas Gerais foram 10 mandados de prisão e 56 caminhões apreendidos.

CIDADES

Um ex-vereador da cidade de Carinhanha, a 899 km de Salvador está entre as 20 pessoas que foram presas ontem (22), na operação batizada de “Corcel Negro” para combater a produção ilegal de carvão no oeste baiano. Todos são suspeitos de participar de esquema criminoso de produção e transporte de carvão vegetal.

A operação foi iniciada na madrugada de sexta-feira (22), na Bahia (Salvador, Juazeiro, Jequié, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Riacho de Santana, Guanambi, Carinhanha, Coribe, Cocos e Vitória da Conquista) e na capital paulista, com a meta de cumprir 29 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão.