Prefeitura Municipal de Feira de Santana

quinta-feira, novembro 10, 2011

Por que as 15 pessoas da quadrilha de estelionatários foram liberadas instantaneamente?


A sociedade de Feira de Santana quer saber o que levou à liberação de 15 pessoas que foram detidas durante uma operação realizada na tarde de quarta-feira (9), na cidade, por policiais militares do Pelotão Tático Móvel. Os policiais afirmaram que a quadrilha de estelionatários falsificava documentação para dar entrada no Seguro Desemprego, além de outras falsificações, como cartões de crédito e talões de cheques, entre outros documentos apreendidos pelos militares.

Os programas de rádios questionaram a liberação tão rápida das pessoas que foram presas durante a operação. “A imprensa estava presente e todos viram a farta documentação e ouviram as afirmações de pessoas que foram encontradas no escritório, que confirmaram que emprestavam seus nomes para poderem receber a quantia de R$ 700 a 1 mil reais”, conta um policial, que preferiu não ser identificado.

“Hoje (ontem), toda a cidade ouviu os questionamentos dos repórteres sobre o motivo de todas as pessoas conduzidas para delegacia terem sido liberadas em pouco tempo. Os policiais militares ainda se encontravam na 2ª Delegacia, apresentando as documentações com indícios de falsificação – já que não teve tempo suficiente para que a Polícia Civil fizesse uma pequena investigação ou dessem mais ênfase à operação – quando eles foram liberados. O mais grave é o fato de os militares apresentarem fartas documentações com indícios de fraude”, afirmou, mais uma vez, o militar.

CHORO DE REVOLTA

A reportagem do Folha do Estado flagrou o momento em que um dos policiais chorou de desgosto, em revolta contra a liberação instantânea das 15 pessoas que foram conduzidos para delegacia com suspeita de estelionato. “O que está acontecendo aqui é que o estelionatário comprovado, mal foi apresentado aqui na delegacia, já foi liberado; enquanto que a guarnição que atuou na operação permanece aqui”. Indignado, o policial ainda desabafou: “Como é que pode 15 homens ser flagrados com documentos falsos, vários cartões de créditos, cartões Cidadão, talões de cheques falsos e ainda serem liberados? Quer dizer, então, que a PM fez papel de palhaço nessa operação?”.

“NÃO FOI CRIME”

O coordenador da Polícia Civil de Feira de Santana, delegado Ricardo Brito, afirmou em entrevista coletiva que o crime de estelionato só é configurado quando a vitima comparece à delegacia, ou existam denúncias. “Os policiais militares conduziram 15 pessoas para 2ª Delegacia e apresentaram uma farta documentação de um escritório de contabilidade. O delegado plantonista (Luiz Lapa) entendeu que, por não ter comparecido nenhuma vítima, ela não existe. Quanto à documentação, que precisa ser analisada tecnicamente, foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para um Laudo Técnico, com o objetivo de determinar o procedimento a ser tomado”, disse o coordenador. Ricardo Brito também afirmou os 15 acusados e os policiais que participaram da operação foram ouvidos e que também foi instaurado um inquérito regular. Estima-se que os 15 detidos foram e alguns policiais foram ouvidos em apenas duas horas. Chega-se à média espantosa de apenas seis minutos de ouvida para cada um dos participantes, policiais e detidos.


TEXTO FOLHA DO ESTADO E FOTOS GLEIDSON SANTOS

38 comentários:

Anônimo disse...

ola isso e um vergonha porque essa coisa ainda acontecer ate de chega o ponto de um policial chorar eu tenho vergonha dessa justiça...

Anônimo disse...

no minimo esses caras tinhan q apodrecer na cadeia....nossa q feio... toty vc é pai de familia se liga!!!!!

Makalin disse...

O delegado esta certo a policia do tatico moveu não e federal para meche onde não deve voces tem q prender favelados. so pq veste preto da a chando q e federal tem q estuda muito ainda. valeu delegado.

Anônimo disse...

Até parece piada.Só podia ser aqui em Feira de Santana mesmo. Nos outros estados brasileiros onde a lei de fato é cumprida, os civis trabalham corretamente por conta de existir uma autoridade dentro do sistema ao qual eles pertencem e respeitam. Aqui é tudo balela. A policia Militar cumpre seu papel e ele desmancham tudo como se fosse brincadeira. Que trabalho é esse feito por essa Policia civil? Se as provas e evidências foram apresentadas e se caracterizam um crime a obrigação da instituição que nesse caso e a 2ª delegacia é de investigar o caso e não jogar fora todo trabalho realizado pela policia Militar. En outros estados num caso desse não é necessário ter uma vitima especificamente para denunciar talcrime de estelionato e falcificação. Abram o olho...Pois tem gato nessa tuba.

Anônimo disse...

segundinha delegacia tamo de olho em vcs. tem muito caso a serresolvido ai viu. fiquem esperto e ligado que o bicho vai pegar e a mamata de vcs vai acabar.

Anônimo disse...

O Delegado agiu corretamente nesse caso. Somente a Autoridade Policial, baseada na Lei, é quem tem competência para discernir quem deve ser flagranteado ou não. Não cabe aos PMs questionarem o porquê dos suspeitos terem sido liberados, a função deles era somente de apresentar os indivíduos na DTP, como assim o fizeram. O laudo técnico do DPT é que prova se os documentos são falsos, laudo esse que demora para ser elaborado, e como a Lei preceitua, o Delegado fez o correto em ouvir e liberar os conduzidos.

Anônimo disse...

e assim mesmo BRASIL claro algum peixe grande deve ta mamando dessa vaca.por isso que o mundo ta que ta amanha mesmo eles ja abrem escritorio em outro lugar nao tem por que ter medo mesmo ne

Anônimo disse...

é soldado queiroz e soldado ailtom,dessa vez vcs se dero mal se meteu aondi não devia tanta boca de fumo na cidade e tanto ladrão e vcs tão ai querendo prender escritorio trabalho da policia civil se a policia civil não foi lá ja sabe, pq tinha gente deles lá e ngm mexe, mais vcs de intruzo pra querer se apareçer ,apareçer na midia umilhando os outros agora me responda uma coisa vcs tão tirado e tudo soldado ainda deve ter muita bronca na justiça ??

Anônimo disse...

realmente a pm fsa fez papel de palhaço sim nao tem duvida esse trabalho e da policia civil eles nao tem experiecia na envestigaçao esim para combater ladroes e traficates mais investigaçao nao outra coisa chorar e pra bicha seu pm ou quer dizer pau mole

Anônimo disse...

Minha gente, todas as policias tem que trabalhar em conjunto pra o bem da sociedade, nao interessa quem deve fazer o que, o que interessa e que gente que comete um crime seja preso, se a civil nao investiga, nao descobre, a PM, se descobriu tem que cumprir o seu papel de prender e apresentar na delegacia, agora fica com essa rixa entre policia, EU COMO CIDADA, QUERO E RESULTADO, QUERO E CRIME ELUCIDADO, QUERO SEGURANCA. E fico muito triste em saber que um policial fez o seu trabalho correto e chorou ao ver o seu trabalho perdido, porem sei que para ser flagranteado tem que ter vitima, o policial teria que ter um conhecimento previo antes de prender para nao ver o seu trabalho indo pelo ralo.

OBS. Desculpe-me leitores, meu computador esta sem acentos.

Anônimo disse...

Se a Policia Civil não cumpre seu papel, pode deixar que a PM faz.Afinal de contas alguem tem que trabalhar nesta Bahia.
Valeu PM.

Anônimo disse...

Fica ai esperando que a civil faz a parte dela kkkkkkkk ai de nos se não fosse a PM mesmo com tantas deficiencias.

Anônimo disse...

cachorrada policia ta matando roubando e quando aparecem policiais honestos o trabalho deles é bloqueado ou desfeito em duas horas por causa de favorecimento de A ou B!

policia corrupta tem q levar bala e pronto, o exemplo dos policiais que prenderam o Nem tem q ser tomado a risca e a SSP da Bahia punir maus policiais!

parabens PM vergonha Delegado!

Anônimo disse...

quer dizer que pode matar e ser liberado e nao pode tar com um monte de papel e ser liberado, é o codigo penal queiroz....nao é o delegado....

Anônimo disse...

QUE PAÍS É ESSE, QUE PAÍS É ESSE???? SEM LEI E SEM GOVERNO. OU MELHOR LEI SÓ EXISTE PARA POBRE. AGORA DEIXA PEGAR UMA PESSOA COM 100 GR DE DROGA NÃO MÃO QUE AI SIM TEM FLAGRANTE E PRISSÃO PORQUE É POBRE ACHO QUE A LEI TEM QUE SER PARA TODOS TANTO PARA O RICO QUANTO PARA O POBRE.

João Paulo disse...

falsificação de documento público, quem é a vítima, falsificação de seguro desemprego quem é a vítima, então os PMs deveriam pegar a UNIÂO e levar para delegacia. Não estou entendendo.

Anônimo disse...

NA VERDADE OS POLICIAIS ERRARAM EM LEVAR OS VAGABUNDOS PARA A DELEGACIA DA POLICIA CIVIL. TINHAM QUE FAZER IGUAL OS POLICIAIS DO CHOQUE QUE AO PRENDER O TAL DE NEN DA ROCINHA NÃO COMEU REGG DO DELEGADO QUE CHEGOU QUERENDO DAR UMA DE BONITÃO E LEVARAM PRA POLICIA FEDERAL. O MESMO TEM QUE SER FEITO A PARTIR DE AGORA QUANDO OS GUERREIROS DA PM PRENDER ALGUÉM QUE COMETAM ESSES TIPOS DE CRIME. NÃO SOU POLICIA NÃO. MAS DESDE PEQUENO APRENDIR UMA COISA COM MEU PAI E NO MUNDO EM GERAL. POLICIA CIVIL É A PIOR DESGRAÇA DE UMA SOCIEDADE. PORQUE SE VENDEM FÁCIL DE MAIS. O QUE ESTAMOS VENDO NO RIO DE JANEIRO POLICIAIS PRESOS JUNTOS COM VAGABUNDOS DANDO COBERTURA ETC. EXISTE EM FEIRA, NA BAHIA E NO BRASIL TODO. E A MAIORIA É DA CIVIL. PORTANTO CARO POLICIAIS DA DIGNISSIMA POLICIA MILITAR. NA PROXIMA LEVEM OS VAGABUNDOS PRA DELEGACIA DA POLICA FEDERAL NA AV. MARIA QUITÉRIA, OU ENTÃO PRA SALVADOR, MAS NÃO ENTREGUEM A POLICIA CIVIL DE FEIRA NÃO. EM ULTIMO CASO... DAR OUTRO DESTINO PRO MESMOS. E DIGO MAIS. SE FABIO LORDELO TIVESSE EM FEIRA ACREDITO QUE O DESTINO DESSES SACRIPANTAS SERIAM OUTRO. SIMPLESMENTE UM FEIRENSE REVOLTADO COM A MERDA QUE EXISTE EM FEIRA DE SANTANA QUE CHAMAMOS DE POLICIA CIVIL. COM ELES AQUI EM FEIRA FUNCIONA ASSIM: SE VIU DEIXA...

Anônimo disse...

Um crime dessa natureza era pra ser divulgado na mídia nacional. E pedir pra esse “delegado” mostrar onde é que estar na lei que estelionatário preso com tanto material assim e ainda por cima na quantidade de pessoas que a PM pegou, fácil pra caracterizar como formação de quadrilha. Ele resolver liberar tão fácil assim os criminosos. Seria bom que no decorrer do processo se algum dos marginais fugir ele respondesse no lugar. R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$. O QUE ESSA SIGLA NÃO RESOLVER AQUI NA TERRA SÓ DEUS NO CÉU PRA RESOLVER.

Anônimo disse...

Um crime dessa natureza era pra ser divulgado na mídia nacional. E pedir pra esse “delegado” mostrar onde é que estar na lei que estelionatário preso com tanto material assim e ainda por cima na quantidade de pessoas que a PM pegou, fácil pra caracterizar como formação de quadrilha. Ele resolver liberar tão fácil assim os criminosos. Seria bom que no decorrer do processo se algum dos marginais fugir ele respondesse no lugar. R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$. O QUE ESSA SIGLA NÃO RESOLVER AQUI NA TERRA SÓ DEUS NO CÉU PRA RESOLVER.

Anônimo disse...

Agora fala pra mim de onde virá o estimulo pro policiais militares prender outros bandidos em situações tipo essa? Sabendo eles que ao chegar à delegacia os MARGINAIS poderá ser liberado até mesmo antes da viatura fazer a volta no pátio. Esse delegado não poderia pelo menos dar um gelo nesses VAGABUNDOS de uma noite? Pra eles refletirem sobre os inúmeros crimes que cometeram sobre a união e de maneira indireta com cada um de nós que pagamos nossos impostos pra esse tipo de gente ta se aproveitando de maneira criminosa. SERÁ QUE TINHA ALGUM PEIXE GRANDE NO MEIO DESES 15 BANDIDOS?

Anônimo disse...

VIVA FEIRA VIVA A BAHIA E VIVA O BRASIL. FEDERAL SALVE-NOS DESSAS NOTICIAS TRISTES. MANDA 200 HOMENS OU MAIS PRA FEIRA. PRA FECHAR OS QUATROS QUANTOS DESSA CIDADE. QUE ESTAMOS ENTREGUES AS BARATAS. E VOCÊS BANDIDOS TA AI O EXEMPLO: AQUI SE FAZ AQUI NÃO SE PAGA. VERGONHOSO ISSO. NÃO TEM EXPLICAÇÃO NÃO DELEGADO. ISSO É INEXPLICÁVEL O QUE O SENHOR FEZ. QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO SE ESTABELECE. PORTANTO NÃO ESTABELEÇA SEUS PÉSSIMOS SERVIÇOS AQUI NÃO. PEGUE SEU CHÁPEU E SUMA.

Anônimo disse...

VOLTAAAAA FABIO LORDELO!!!! FEIRA SEM VC, VIRA UMA BAGUNÇA.

ledoux disse...

alguem tem q trabalhar nesa cidade meu povo...a civil so quer sombra e agua fresca...e ñ estão errado ñ...e vou fazer o concurso pra policia civil..e tbem vou gozar dese trabalho!!!

Policia Militar esta de parabens..!!!

Anônimo disse...

Por isso que a policia prende e a justiça solta. Por que não sabem prender, não sabem abordar, coletar provas...

Anônimo disse...

e brito vc esta dentro desse furdunsora

Anônimo disse...

Sem alguém de carater, na delegacia fica muito bom pra, os pilantras e corruptus! DR Fabio Lordello, volta pra feira de santana, pelo amor de Deus..

Anônimo disse...

OS QUE CRITICAM O DELEGADO O FAZEM POR NÃO TER CONHECIMENTO DA LEI. A CULPA DOS SUSPEITOS NÃO TEREM SIDO PRESOS NÃO É DO DELEGADO OU DA POLÍCIA CIVIL, E SIM DE UM CÓDIGO PENAL ARCAICO, QUE NA MAIORIA DAS VEZES BENEFICIA O CRIMINOSO. PRA SE TER IDÉIA, MESMO QUE OS SUSPEITOS FOSSEM FRANGRANTEADOS, ERA SÓ ELES PAGAREM FIANÇA QUE JÁ ESTARIAM SOLTOS, CONFORME A NOVA ALTERAÇÃO DO CPB (CÓDIGO PENAL BRASILEIRO). NÃO ADIANTA PRENDER POR PRENDER, POIS UM BOM ADVOGADO CONSEGUE FACILMENTE RELAXAR UM FRANGRANTE, SE FEITO DE FORMA ERRADA. E NÃO ADIANTA DIZER QUE SE FOSSE COM A POLÍCIA FEDERAL TUDO SERIA DIFERENTE, POIS A PF NÃO ESTÁ ACIMA DA LEI E SEGUE O MESMO CÓDIGO PENAL. A PF NÃO FAZ NEM UM TERÇO DAS PRISÕES, APREENSÕES E INVESTIGAÇÕES QUE A POLÍCIA CIVIL FAZ. ALIÁS, OS MAIORES CRIMINOSOS, TANTO DA BAHIA, QUANTO DO RESTO DO PAIS, FORAM PRESOS PELA CIVIL OU PELA PM E NÃO PELA PF. SE ALGUÉM QUE PROTESTAR QUE PROTESTE CONTRA ÀQUELES QUE ELEGEMOS (POLÍTICOS), POIS ELES SÃO OS QUE FAZEM OU ALTERAM AS LEIS, INCLUSIVE O CÓDIGO PENAL BRASILEITO.

Anônimo disse...

isso é coisa de investigação pm nun pode meter mao nao
entraro ondi nao cabi elis elis é pa repreender a violencia olha u indici de homicidios em feira de santana pq elis nao olhao isso ?
pelo menos elis nao tiram nem mete mao no que é dos outros i sim do governo q robam tds nos

Anônimo disse...

até vc ne nem come lixo tirado aboxiador ta ai roubando q isso ai é um roubo
os policias tem é q meter bala em vcs fiu do cabrunco ladroes querendo ter no mole caga i senta
fila da puta

Anônimo disse...

O delegado ficou com INVEJA dos PMs.
PARABÉNS para os Policiais Militares de Feira de Santana.

Anônimo disse...

PARABÉNS AOS POLICIAS MILITARES!!! QUE VOCÊS SEMPRE REALIZEM UM EXCELENTE TRABALHO. ESSA SERVE DE EXPERIÊNCIA QUE BANDIDO NÃO SE ENTREGA A BANDIDO E SIM AS AUTORIDADES COMPETENTES. NUM P´ROXIMO TRABALHO EXCELENTE COMO ESSE POLICIAIS MILITARES RECORRAM A AUTORIDADE DE VERDADE E NÃO A ESSA MEIA BOCA DE DELEGACIA. AI SÓ TEM BANDIDO E CORRUPTOS PIORES DO ESSES DESSA QUADRILHA. MAIS UMA VEZ PARABÉNS POLICIA MILITAR DA BAHIA!

Anônimo disse...

Palhaçada isso! A nossa PM tem que sair de cabeça erguida depois desse acontessimento. Tudo bem, o delegado tem direito de ddecidir, mas queria ver se fosse dr. Lordelo ou dr. Narita aí no lugar, era cadeia na certa para esses marginais. Força colegas e parabens pelo trabalho.

Anônimo disse...

Esses Policiais (PM) deveriam ganhar medalha de honra pelas prisões. nós feirenses estamos orgolhosos por ter dentro da PM policias que buscam prender com honestidade esses vagabundos que adoram ganhar dinheiro em cima de pobres coitados.
Eles aproveitam a fragilidade de pessoas pasaando necessidade e aplicam o golpe.

já pensou se fosse alguem conhecido deste delegado, eu creio que todo estariam preso.

Toty que vergonha...

Anônimo disse...

Em que mundo a gente esta vivendo, ladrao indo preso e o delegado soltando. no mundo de hoje eu pensei que nem existia mas policiais dignos, mas essa semana descobri que existe poucos mas tem, um deles e vç pm estou orgulhosa.
Me desepcionei com vç toty, nunca pensei que vç seria uma pessoa assim, imaginava que era um trabalhador digno, um cidadao mas nao estava era acabando com a vida dos cidadoes dignos.

Anônimo disse...

A LEI DESSE PAIS É UMA MERDA MAIS EM VEZ DE PRENDER ESSES CARAS DEVERIAM MATAR OS BANDIDOS QUE MATAM AS PESSOAS DE BEM MONTE DE MERDA AGENTE DA UM DURO DANADO PRA TER UMA VIDA TRANQUILA COM NOSSOS BENS QUE FORAM COMQUISTADOS COM MUITO SUOR PRA CHEGAR UM VAGABUNDO ROUBAR E AINDA ATIRAR ESSES SIM DEVEM MORRER NA CADEIA AINDA FICAM AI "FULANO CHAMANDO A LIBERDADE"CHAMANDO A LIBERDADE DO INFERNO QUE É PRA ONDE VCS TEM Q IR SE EU FOSSE UM POLICIAL NÃO LEVAVA NENHUM PRESO MATAVA TUDO ROUBAM, MATAM E AINDA FICAM PRESEOS AS CUSTA DO POVO DE BEM MONTE DE BROWN MISÉRAVEIS.

kalunga disse...

Quero que o coordenador de policia mande que o delegado dê uma explicação pública para todos os cidadãos feirense que desconhece a lei, porque os PMs estão difamando o delegado Dr.Lapa, isso é uma falta de respeito com a autoridade policial, cabe ao delegado analisa os fatos tipificamente jurídicos e adota as medidas cabíveis , não os soldados PM.

Anônimo disse...

algumas pessoas aproveitam tudo isso para manifestar a raiva que têm da PM e postam mensagem de apoio a esse delegado, na maioria das vezes são mensagens sem nenhum sentido, pq na realidade o que ouve foi uma omissão em cumprir A LEI, todos nós sabemos que a vítima da história é a união, e pq não se lavrou o flagrante? não existe esse negócio de delegado decidir sobre flagrante, pois tudo já está previsto em lei,e esse coordenador de policia por que agiu com tanto corporativismo? deve-se buscar os reais motivos que levaram esse delegado a liberar esses presos após horas de reunião em secreto com os 12 advogados que representavam os presos.

Anônimo disse...

Esses PM's não entendem nada. Prendem a torto e a direita sem sequer saber o que é flagrante. Já viram furto, roubo, estelionato sem vítima? A PM só sabe dizer: É ladrão. Todos para eles são criminosos e eles PM's o que são? Matadores de Juízes. Mataram a juíza do Rio de Janeiro e mataram um juiz no Iguatemi, em Salvador. Ah, lembrei. mataram um perito em Salvador. São uns analfabetos e criminosos. Acham que tudo é prisão. Quem deve ser presos são eles. Parabéns Dr. LAPA, este estudou e não prende a toa.