Prefeitura Municipal de Feira de Santana

domingo, novembro 13, 2011

Em Fim o Território da Rocinha é ocupado pela Força de Segurança


A chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegada Martha Rocha, disse na manhã deste domingo (13) que a Operação Choque de Paz devolve o território aos moradores da Rocinha, do Vidigal e da Chácara do Céu, na Zona Sul do Rio. Segundo a polícia, as três comunidades foram dominadas sem confrontos.

A delegada pede que moradores continuem ajudando a polícia, fazendo denúncias sobre possíveis criminosos que ainda estejam nas comunidades. Sem nenhum tiro disparado, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) informou que as comunidades foram dominadas por volta das 6h.

Ainda não há nenhum balanço total de presos e apreensões, mas, de acordo com a assessoria da PM, mais cedo um homem de 29 anos foi preso por agentes da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense tentando sair da Rocinha. O homem foi condenado por assalto a mão armada e estava foragido havia sete anos.

Após a ocupação, policiais fazem buscas por drogas e armas e cumprem alguns mandados de prisão. "Iniciamos a operação às 4h de um domingo de feriado para causar o menor transtorno possível à população. Às 6h, já demos como cumprida a missão de retomada da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, sem disparar nenhum tiro", afirmou o coronel Pinheiro Neto, Chefe de Estado Maior Operacional da Polícia Militar.

Segundo o coronel, o deslocamento dos blindados começou na noite de sábado (12). "Por volta das 22h30, tivemos uma reunião com o BPChoque com a análise da situação. Às 24h, tivemos outro briefing com a presença do comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro, e o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Mas antes, às 16h, foram iniciados os trabalhos no centro de operação e controle", contou.
"Às 4h deste domingo, uma coluna com 18 blindados e cerca de 700 homens avançou pelas vias das comunidades para começar a inserção dos homens. Às 4h30 ocorreu a chegada às comunidades, incluindo o uso de helicópteros com câmera de observação térmica. E às 6h, nossos homens informaram que todas as comunidades ocupadas já estavam sob controle".

O coronel Pinheiro Neto pede que a população ajude a polícia, dando informações sobre criminosos, armas e drogas escondidos nas favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu. "Denunciem e ajudem. A população pode ligar para o Disque-Denúncia (2253-1177) ou para o 190 para nos ajudar a localizar criminosos, armas e drogas. Permaneceremos nas comunidades por tempo indeterminado", afirmou.

Desde o início da operação, a polícia também recolheu 33 armas e nove granadas. Só neste domingo, foram encontradas 13 armas, sendo 12 fuzis e uma submetralhadora, carregadores e munição.

O governado do Estado, Sérgio Cabral agradeceu o empenho de todas as equipes envolvidas, como as polícias Federal, Civil e Militar, além das Forças Armadas. “Eu já liguei para a presidente Dilma. Quero agradecer as forças do meu governo, à Polícia Militar, aos nossos heróis, agradecer à equipe do prefeito Eduardo Paes, os três níveis para resgatar unidades que foram abandonadas pelo poder público e dominadas pelo poder paralelo durante décadas”.

Cabral disse ainda que o trabalho de ocupação foi planejado há vários meses. "Nada acontece por acaso. Isso foi planejado há muito tempo pela Secretaria de Segurança, há cerca de quatro, cinco meses, quando pedimos a presidente Dilma que o Exército ficasse no Alemão e Penha até 31 de junho de 2012, porque com isso conseguiríamos entrar na Rocinha", afirmou Cabral.

"Estamos a menos de cinco horas da retomada de território, mas tenho certeza de que alcançaremos a paz plena, não só na Rocinha, como em todo o Rio de Janeiro. Na Rocinha, ao contrário do Alemão, ficarão as forças de segurança do estado, o Bope, o Choque, para a implantação da UPP", completou o governador.

Com informações do G1.

Um comentário:

Anônimo disse...

Feira de Santana tá precisando fazer isso em varios bairros como; rocinha, baraunas, jardim cruzeiro, st antonio entre outros....Socorrro policias da ronda nos bairros eles estão tocando terror esses bandidos, mata todos pelos amor de DEUS, se não ele vai matar a gente!!!!!!