Governo do Estado

terça-feira, outubro 25, 2011

Núcleo de Homicídios em Conquista ganha sede

Entre os 11 núcleos especializados em investigação de homicídios, instalados e em operação no interior do estado, o de Vitória da Conquista é o primeiro a ter uma sede exclusiva para abrigar suas equipes. O espaço, inaugurado, na sexta-feira (21), no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), passa a concentrar todos os casos de homicídios, antes distribuídos entre as Delegacias Territoriais da cidade, que tem média de nove homicídios por mês.

Os núcleos de homicídios foram implantados nos municípios onde se concentram 80% dos registros de assassinatos no interior do estado. A meta é reduzir as ocorrências desse tipo de crime em 12%, como estabelece o Programa Pacto pela Vida, lançado pelo Governo do Estado. O coordenador do núcleo de Vitória da Conquista, delegado Neuberto Costa, considera a inauguração da sede um grande avanço para a cidade, que conta agora com equipes especializadas para realizar investigações e elucidar os crimes contra a vida com mais rapidez e eficácia.

Além de Conquista, os núcleos de homicídios estão instalados em Barreiras, Juazeiro, Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Valença, Jequié e Eunápolis. Todos têm as mesmas atribuições do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com sede em Salvador, e contam com uma equipe treinada para aplicar a doutrina do Serviço de Investigação de Local de Crime (SILC).

Representantes da Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Defensoria Pública, além do Poder Legislativo e Judiciário da cidade de Vitória da Conquista estiveram presentes à inauguração. A Câmara de Vereadores da cidade entregou durante a cerimônia uma Moção de Aplauso ao secretário da Segurança Pública, Maurício Teles, ao coordenador do núcleo, delegado Neuberto Costa, e ao presidente do Conselho de Segurança do Município, Joir Sala.

Nenhum comentário: