Governo do Estado

segunda-feira, julho 25, 2011

Redução de homicídios na BA é destaque nacional

Em recente entrevista ao UOL Notícias, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, elogiou o programa Pacto Pela Vida, implementado pelo Governo da Bahia e que concentra esforços de 13 secretarias estaduais, com ênfase na da Segurança Pública, com o objetivo principal de, interagindo com a sociedade civil, reduzir os índices de violência em todo território baiano.

Miki ressaltou que este programa, estruturado a partir de novos conceitos, como Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) – unidades territoriais onde são desenvolvidas ações integradas pelas policiais civis e militares, na prevenção e combate à criminalidade, e que permitem o monitoramento eficaz de procedimento – é sucesso no exterior. Referiu-se ainda à diminuição em 16% nos homicídios no estado.

“A Bahia lançou um pacto pela vida, que já vem dando muito certo em vários países. Acompanhamos algumas notícias de que lá houve uma redução de 16% nos homicídios”, enfatizou, observando que Pernambuco também teve um resultado ótimo e que, até o final do ano, haverá uma significativa queda nos homicídios, uma vez que Rio, São Paulo e Minas já estão puxando essa queda acentuada e que na região Norte acontece a mesma tendência.”

Com cerca de 46 mil assassinatos por ano, o Brasil tende a ver uma redução nesse indicador até o fim de 2011, de acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Declarou que as ações da Força Nacional, novas ferramentas tecnológicas de acompanhamento e planos para áreas degradadas estão ajudando a reduzir o total de homicídios, mas evitou fixar uma meta para este ano.

A secretária disse que a principal preocupação do governo é com as fronteiras, por onde entram drogas e armas. Essas áreas tiveram aumento de 25% nos homicídios no ano passado, enquanto outras regiões exibiram elevação de 8% no indicador. Recentemente, o Ministério da Justiça lançou um Plano de Monitoramento de Fronteiras, com ações permanentes para conter a criminalidade, mas sem metas divulgadas até o momento, por questões de segurança.

Primeiro Semestre

A Bahia registrou uma redução de 16% nos índices de homicídios no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. Este foi o principal destaque do balanço apresentado pela Secretaria da Segurança Pública nesta quarta-feira (13), no Hotel Pestana, em Salvador.

A capital baiana apresentou queda de 13,5% no número de homicídios e a Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve uma redução de 8,2%. Entre os bairros de Salvador onde houve maior redução dos crimes violentos letais intencionais (CVLI), estão Periperi e Centro (21%), Cajazeiras (29,51%), Pituba (33,33%) e Boca do Rio (36,36%).

Segundo o secretário Maurício Barbosa, os resultados são consequência da implementação das diversas ações do governo para combater a criminalidade, com destaque para o programa Pacto pela Vida e a criação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelo aumento nos índices de elucidação dos crimes.

Citou a implantação das bases comunitárias de segurança em bairros que apresentam altos índices de criminalidade, observando que a população do Calabar foi a primeira a contar com os serviços da base de segurança e que, a partir do próximo mês, o Complexo do Nordeste de Amaralina terá três em funcionamento.

Entre as ações desenvolvidas por meio do Pacto pela Vida e que resultaram na redução da criminalidade, estão operações policiais de combate ao tráfico de drogas, desarticulação de quadrilhas e prisão de traficantes, além da ampliação da estrutura de investigação dos crimes.

“O resultado de 16% é bastante considerável. Estamos trabalhando para implementar as bases de segurança, fazendo com que o Pacto pela Vida consiga entrar nessas comunidades, reduzindo ainda mais os índices de criminalidade”, disse o secretário.

De acordo com os dados da SSP, em 2010, foram registrados na Bahia, nos primeiros seis meses, 2.706 assassinatos, contra 2.273 neste ano. Na capital, foram computados 793 homicídios neste primeiro semestre, em contraste aos 917 registrados no mesmo período do ano passado. Na RMS, aconteceram 306 assassinatos em 2010 – número reduzido para 208 nos seis primeiros meses deste ano.

FONTE: SSP-BA

10 comentários:

Anônimo disse...

palhaçada

Anônimo disse...

Não entendi... justo este mes que ja estamos contabilizando 43 mortes por armas de fogo e estão comemorando redução de que?? dos que sobraram vivos??

PlayMboy disse...

kkkkkk.....estão tentado fazer o povo de besta mais uma vez...

Anônimo disse...

O q está faltando no Brasil é de um terrorista pra jogar um avião vazio é claro, no palacio do planalto em Brasilia. Ai sim eu queria ver

Anônimo disse...

redução de que, cara pálida??? onde este povo vive???

Anônimo disse...

REDUÇAO DE HABITANTES, PQ MORRE GENTE TODO DIA.

Anônimo disse...

onde que os assasinatos estam diminuindo kd?hj a tarde mataram um no joia da princesa esses rebanhos de ladrao eles sim sao os piores marginais e que estam la no planauto quem esta olhando pra essa classe pobre me digam eles querem e peixe grande pra o dinheiro lolar na mao deles AFINAL ISSO E BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLL

De Souza disse...

Esse é o governo do faz de conta. Wagner tem compromisso algum com a sociedade. Quanto 'aquele' Congresso Nacional teriam que ser uns três aviões , pois é bandido de mais pra esturricar.

Anônimo disse...

PURO CHEIRO...

Feira de Santana dos absurdos disse...

Isso é um absurdo..

Para vermos outros absurdos acesse:

www.oliveiradimas.blogspot.com