Governo do Estado

quinta-feira, abril 14, 2011

Guarda apreende armas brancas em escolas municipais


A violência nas escolas é algo que preocupa os educadores e toda a sociedade feirense. Desenvolvendo uma operação de conscientização junto aos alunos, ontem a Guarda Municipal apreendeu 15 armas brancas no interior de algumas escolas, como resposta à questão levantada através de reportagem veiculada na edição de ontem do FOLHA DO ESTADO, na qual educadores demonstravam apreensão em relação à violência que toma conta das instituições de ensino da cidade.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, a operação, deflagrada na última segunda-feira, já apreendeu várias armas brancas em instituições de ensino. “Por questões éticas, não vamos divulgar os nomes das escolas nas quais apreendemos as armas e até mesmo um revólver de brinquedo que estava sendo utilizado por um aluno para ameaçar outros estudantes. Nós recolhemos o material e vamos continuar atuando de forma rígida para que a lei seja cumprida”, assegura.

O dirigente disse que o trabalho de conscientização tem sido bem recebido por alunos e professores. “Nós Contamos com o apoio de órgãos especializados, de pedagogos e de alunos que estão entendendo a nossa mensagem. Além disso, observamos a questão do movimento ao redor das escolas, já que muitos marginais circundam os colégios e outros até chegam a se matricular para traficar drogas e roubar”, afirma Marcos Vinícius.

O comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, ressalta que a meta é atingir todas as unidades escolares da rede pública municipal. “Pretendemos desenvolver palestras em todas as 214 escolas do município, tanto na zona urbana quanto rural, visitando uma média de cinco a seis escolas por dia”, frisou.

Durante a operação, prepostos da Guarda Civil Municipal visitam as escolas e promovem palestras nas salas de aula. A primeira escola foi o Ginásio Municipal Professor Joselito Amorim, onde Marcos Vinícius e mais três palestrantes mantiveram contatos com alunos e os alertaram sobre os prejuízos provocados pelo uso de drogas.

Paralelo à campanha, o governo municipal também pretende agir no entorno das escolas para evitar que pessoas estranhas ao ambiente se infiltrem nelas. “Estamos atentos ao problema das drogas e desenvolvendo ação que visa coibir a infiltração de usuários ou qualquer pessoa que estimule o uso de dependentes químicos no meio escolar”, alertou.



Nenhum comentário: