Prefeitura Municipal de Feira de Santana

quarta-feira, abril 13, 2011

Em vídeos, atirador fala de razões para ataque a escola


Em dois vídeos gravados antes de assassinar 12 crianças em uma escola no Realengo, no Rio de Janeiro, Wellington Menezes de Oliveira fala sobre as razões para atacar os estudantes. As imagens teriam sido feitas supostamente dois dias antes do massacre.

O Jornal Nacional teve acesso à mensagem deixada pelo atirador, que foi gravada em dois arquivos de vídeo. Ele aparece sem barba, na frente do que parece ser um muro.

Nas imagens, Wellington tem a mesma fisionomia e está no mesmo local de uma foto usada em um perfil atribuído a ele no site de relacionamentos Orkut. Aparentemente, o próprio rapaz gravou o vídeo.

Wellington fala de maneira confusa sobre os supostos motivos do crime e culpa pessoas que chama de "covardes" pelo ato que cometeu.

"A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram, e eu morrerei, não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem”, afirma.

Na segunda parte do vídeo, o assassino dá detalhes do longo planejamento da ação e diz porque tirou a barba de forma premeditada.

"Os irmãos observaram que eu raspei a barba. Foi necessário, porque eu já estava planejando ir ao local para estudar, ver uma forma de infiltração. Eu já tinha ido antes, há muitos meses. Eu fui. Eu ainda não usava barba. Eu fui para dar uma analisada”, diz.

O atirador também diz que esteve na escola dois dias antes do massacre. “Hoje, é segunda, terça-feira, aliás. Eu fui ontem, segunda. Hoje é terça-feira, dia 5. E essa foi uma tática para não despertar atenção. Apesar de eu ser sozinho, não ter uma família praticamente... eu vivo sozinho, não tenho pessoas a dar satisfação. Mas, como eu precisava ir ao local e interagir com pessoas, para não chamar atenção, eu decidi raspar a barba”, afirma.

O Instituto Médico Legal divulgou, nesta terça-feira (12), o laudo cadavérico de Wellington Menezes de Oliveira. Segundo o documento, o assassino sofreu lesões no crânio provocadas por um tiro na têmpora direita, o que comprova que ele se suicidou.
As informações são do G1.



2 comentários:

Anônimo disse...

fica mas uma vez claro para sociedade que preciso rever o conceito na educação escolar ,pois muitos alunos são humilhados em sala de aula tanto pelo prof: quanto pelos alunos .fui est de escola publ e sei o que isso .mas não justifica este ato de tanta crueldade por este homem , fica aqui meus sentimentos para essas familias vitima deste sistema .

Anônimo disse...

Na verdade esse rapaz é tão vitima qto as crianças,o ser humano tem q aprender a respeitar o outros, palavra fere, muitas vezes a lesão q uma palavra deixa é maior q levar uma bofetada na cara, os professores teem o papel de orientar os alunos e na maioria das vezes eles silênciam, ficam um monte de meninos e meninas zombando dos colegam q são menos favorecidos é isso q dá. Não tô dizendo q é o caso dessa semana, mas o rapaz era doente e viveu a vida toda sendo humilhado dentro dos colégio, como existe até hoje e ninguém toma providência. gente tá na hora de alguém fazer alguma coisa. ES=spero q isso q esse rapaz fez ñ vire moda.