Governo do Estado

quarta-feira, novembro 24, 2010

Acusado de matar garota após conhecê-la na internet é ouvido

Silas Chagas de Albuquerque, preso no dia 8 deste mês, foi ouvido na tarde de terça-feira (23), na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), pela delegada Ana Virginia dos Santos, da Delegacia de Combate a Roubos e Cargas (Decargas) e que está acumulando função na DEAM, em razão do período de férias da colega Martine Velloso. Ele é acusado de matar Patrícia Guimarães de Andrade, 18 anos, com quatro tiros.
DESCOBERTA DO CRIME
O serviço de investigação da DEAM informou que Silas é acusado de ter matado Patrícia no dia 30 de março deste ano, no bairro Aviário. Os tiros atingiram o rosto e tórax da vítima, que ainda foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu.
INTERNETEm depoimento na DEAM, o acusado confessou que conheceu a jovem pela internet quando morava em Salvador e que teria vindo para Feira de Santana para conhecê-la pessoalmente. Devido a desentendimentos no relacionamento, cometeu o crime e fugiu para o município de Capim Grosso, onde, segundo autoridades policiais, cometeu outro assassinato. Voltou para Feira e acabou sendo preso por policiais militares, com armas de grosso calibre.



PRISÃO
Policiais militares dos Pelotões Táticos Móveis 03, 04 e 05, sob o comando do sargento Oliveira e dos soldados Ubiracy e Alberto, com apoio de uma guarnição do Pelotão Asa Branca e outra do Pelotão Especial da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com a coordenação do capitão Mazza, desarticularam, no início da tarde do último dia 08, uma perigosa quadrilha de assaltantes e traficantes. A prisão aconteceu no bairro Rocinha. Os acusados foram identificados como Silas Chagas de Albuquerque, 20 anos, que reside em Capim Grosso, mas estava morando na Rocinha, Gabriel Carvalho Gomes, 24 anos, morador do conjunto Luciano Barreto, Jeferson Iuri Matos dos Santos, 18 anos, que mora na Rua São João do Miriti, bairro Campo Limpo e um adolescente infrator de iniciais B.S.S., 16 anos.
Com os acusados, os policiais encontraram com a quadrilha uma espingarda calibre 12, uma pistola 380 e 300 gramas de maconha, além de um veículo Vectra, roubado na cidade de Amélia Rodrigues.

Secretário e Delegado Geral visitam pais de Joel



O secretário da Segurança Pública da Bahia, César Nunes, acompanhado do delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, e da titular da 28ª Delegacia, Jussara Souza, visitou na manhã desta quarta-feira (24) a família do garoto Joel da Conceição Castro, dez anos, morto na madrugada de segunda-feira (22) no Nordeste de Amaralina. Nunes, Bispo e a delegada conversaram com Miriam Conceição e Joel Castro, pais do garoto, e reafirmaram o empenho do Governo do Estado na identificação da autoria do homicídio. “Viemos trazer solidariedade também, conhecer a família, o local do crime e acompanhar a investigação da delegada Jussara”, disse o secretário. Durante a visita, o grupo circulou pelas ruas próximas à residência da família, recolhendo provas e conversando com a comunidade. Nunes informou sobre o andamento das investigações e pediu a colaboração dos moradores para o esclarecimento dos fatos. “Temos que ver a conclusão dos laudos periciais de marcas de bala e também estamos recolhendo provas testemunhais para concluir a investigação e dar uma resposta o mais rápido possível. Para isso pedimos à comunidade que não se sinta intimidada e colabore com a polícia. Vamos apurar e precisamos da colaboração de todos”, afirmou o secretário. Os nove policiais que participaram da ação na madrugada de segunda-feira (22) foram afastados das ruas. Segundo o delegado-geral Joselito Bispo, a investigação está bem encaminhada e vem sendo realizada com todo o cuidado, de forma que não escape nenhum indício. “Testemunhas estão sendo ouvidas e os depoimentos, aliados às provas colhidas, vão definir a autoria e a responsabilidade pelo crime”.

Rival de “Lequinho” é preso com drogas e armas


O traficante Adnilson Oliveira da Conceição, mais conhecido como “Denis”, rival de Alex Santos Silva, o “Lequinho” - este último apontado como um dos autores dos homicídios e decapitações das adolescentes Gabriela Alves Nunes e Janaína Brito Conceição - foi preso no início da tarde de ontem (24), quando circulava pela localidade de Nova Divinéia, no IAPI. Investigadores da 4ª Delegacia apreenderam com ele cocaína, crack, armas e munição. Segundo o delegado Omar Leal, titular da 4ª DP, a equipe daquela unidade circunscricional buscava cumprir os mandados judiciais de prisão temporária contra “Lequinho”, Adriano Silva Nunes e Risolvaldo Hora Costa, o “Riso”, quando localizou, abordou e capturou “Denis”. Na casa do traficante, que estava em companhia de uma namorada adolescente, os policiais encontraram 40 papelotes de cocaína, pedras de crack, dois revólveres de calibre 38, com as numerações suprimidas, e 16 cartuchos daquele mesmo calibre.Interrogado por volta de 13h30min na 4ª Delegacia, “Denis” confessou ter praticado um homicídio há dois anos. A vítima, um homem de prenome Danilo, foi morto poucos dias após sair da cadeia, com um dos revólveres apreendido hoje na casa do traficante. O delegado Omar Leal autuou Adnilson Oliveira da Conceição em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. DisputaA polícia apurou que Adnilson pretendia assumir a liderança o tráfico de drogas na Nova Divinéia, originando-se daí uma disputa com “Lequinho”, que assim como os comparsas Adriano e “Riso” vem sendo procurado pela polícia desde o assassinato das garotas Gabriela e Janaína. Ontem, uma guarnição da 4ª DP prendeu naquela localidade o pai de “Lequinho”, identificado como Valfredo Miranda e Silva, contra quem existia um mandado judicial por condenação em aberto devido ao envolvimento com o tráfico e roubos.
Informações SSP BA

Dois homens montados em motocicleta são baleados

Alexandro Santiago de Macedo, 26 anos, e Néviton do Amor divino, 23 anos, ambos residentes na Rua Cruzeiro do Nordeste, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, foram baleados com vários tiros de pistola calibre 380, quando trafegavam com a motocicleta CG, cor preta, placa MTH 3627, licença de Feira de Santana, no cruzamento das avenidas Eduardo Fróes da Mota e Getúlio Vargas, nas proximidades do viaduto. O fato aconteceu no início da manhã de ontem (24), por volta das 7 horas.
Segundo a polícia, Alexandro conduzia a motocicleta, quando dois homens, que também estavam montados em outra motocicleta, se aproximaram e o carona deflagrou vários tiros, acertando em diversas partes dos corpos de Alexandro e Néviton. Os dois foram socorridos por uma equipe do Samu e encaminhados para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).



De acordo com policiais militares que compareceram ao local do crime, Alexandro e Néviton teriam praticado um assalto contra um restaurante no bairro Santo Antônio dos Prazeres e sido seguidos pelos motoqueiros que dispararam os tiros. A motocicleta que estava com as duas vítimas foi encaminhada para a 1ª Delegacia, para verificar se há restrição de roubo contra a mesma.
Familiares das vítimas compareceram à emergência do HGCA para acompanhar os mesmos, mas ninguém quis falar com a imprensa. Até o fechamento desta edição, os dois permaneciam hospitalizados. As duas tentativas de morte serão investigadas pelo Serviço de Investigação da 1ª Delegacia, que tem o comando do delegado Matheus Souza.

Bando de traficantes é desarticulado


Uma operação deflagrada por equipes da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin/Itapetinga), para desarticular uma das maiores quadrilhas de traficantes que agem naquela região, resultou na prisão de três integrantes do bando e na apreensão de drogas. O líder do bando, Passífico Bezerra Silva Neto, 28 anos, reagiu à prisão e acabou morrendo, ontem (24/11), numa troca de tiros.Segundo o coordenador regional, delegado Marcus Vinicius de Moraes Oliveira, Passífico assumiu o controle do tráfico de drogas na região de Itapetinga há um ano, depois da prisão de Jackson Vicente Pereira, o “Jackson Matador”. Desde então, o criminoso vinha recrutando traficantes nos municípios vizinhos com o objetivo de expandir a venda de drogas. Os investigadores efetuaram as três prisões em dias e locais diferentes. Naerte Santos Ferreira, 21 anos, e Valdinei Silva Oliveira,18, por exemplo, foram capturados na terça-feira (23) no município vizinho de Potiraguá, com 115 pedras de crack, 70 papelotes de cocaína e R$ 210 em espécie.Já Maria Neusa Almeida Motta, 33 anos, foi flagrada pelos policiais na manhã desta quarta-feira no Distrito de Bandeira do Colônia, tentando se livrar de uma bolsa contendo 99 pedras de crack e aproximadamente R$ 540 em dinheiro. O trio Naerte, Valdinei e Maria Neusa foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e ficará custodiado no Complexo Policial de Itapetinga à disposição da justiça criminal.Foragido e perigosoForagido da Delegacia de Itapetinga há quatro meses, Passífico foi localizado num casebre, no Loteamento Sinval Palmeira, em Itororó, distante 30 quilômetros de Itapetinga. No imóvel foram apreendidos um revólver, calibre 38, com quatro cartuchos intactos e dois deflagrados, celulares, 34 pinos de crack e cachimbos para consumir a droga.Passifico Bezerra Silva Neto fugiu do Complexo Policial de Itapetinga na madrugada do dia 8 de agosto deste ano, juntamente com outros 23 presos, que serraram as grades das celas e da área de banho-de-sol.São atribuídos a Passífico vários homicídios, entre eles o assassinato, em julho de 2009, de Miraldo Cruz de Moraes, o “Zé Doidinho”, 23 anos, em praça pública, no Distrito de Bandeira do Colônia. “Zé Doidinho” recebeu cinco tiros na cabeça.Execução de traficantes e inocentesPreso um ano antes por associação ao tráfico de drogas, Passifico é apontado nas investigações policiais como um dos matadores a serviço de Jackson Vicente Pereira, o “Jackson Matador”, preso em junho deste ano com vários membros da quadrilha que aterrorizava Itororó. Atualmente Jackson Vicente Pereira encontra-se custodiado no Presídio de Serrinha.Segundo o delegado Marcus Vinícius, Passífico era considerado de alta periculosidade e executava suas vítimas com tiros na cabeça. “Eu só atiro no coco”, costumava gabar-se. Após a prisão de “Jackson Matador”, o tráfico de drogas em Itororó ficou sem comando até a fuga de Passífico, que assume a “boca” e passa a dar as ordens. “Sob o comando de Passífico não só as pessoas ligadas ao uso e tráfico de drogas, mas também inocentes, foram executadas por ele”, informa Marcus Vinicius. A operação que desmantelou parte da quadrilha de Passífico contou com o apoio das equipes dos delegados Irineu Andrade, titular da Delegacia de Itapetinga e Roberto Júnior, titular de Potiraguá.

Acompanhe os ataques dos traficantes no Rio de Janeiro

Parte do contingente do Batalhão de Operações Policiais (Bope) em ação na Vila Cruzeiro, na Penha, no subúrbio do Rio, teve que recuar na tarde desta quarta-feira (24). Uma barricada do tráfico na subida da favela furou três pneus de um caveirão. Segundo a polícia, o veículo foi recebido com coquetéis molotov.
Uma barra de metal, com pontas afiadas estava na subida da comunidade. O atrito do material com parte do veículo blindado soltou faíscas e foi necessário que policiais usassem um extintor de incêndio. Parte do comércio na região está fechado.
O Bope foi recebido a tiros no local. Cerca de 80 homens participam da operação. Mais cedo, imagens veiculadas, mostram homens fortemente armados em um dos acesso à Vila Cruzeiro, na Penha, subúrbio do Rio, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) deu início a uma operação no local. Um agente ficou ferido na ação no Morro da Fé, na mesma área.
Nos arredores da Vila Cruzeiro é possível ouvir criminosos conversando através de frequencia de rádio, acompanhando a movimentação da polícia no local, e debochando das UPPs
ImagensAs imagens mostram criminosos chegando à favela aos bandos, em motos e armados com fuzis. Ao notarem a presença do helicóptero, os bandidos exibem o armamento pesado e apontam os fuzis para o alto. Tiros chegaram a ser disparados. O flagrante é feito após os recentes ataques que vêm ocorrendo na capital e Região Metropolitana do Rio.
Foram registrados 15 ataques desde a noite desta terça-feira (23) até a manhã desta quarta-feira. Cinco ônibus, 12 carros e uma van foram incendiados nesta quarta. De acordo com as primeiras informações da polícia, um idoso de 81 anos foi baleado na Vila Cruzeiro. Ele foi socorrido, levado para o hospital e liberado após ser atendido.
Dez pessoas morreram durante operações da Polícia Militar no Rio, de acordo com um balanço parcial divulgado no início desta tarde pela PM. Segundo a polícia, na comunidade de Guaxá, área do batalhão de Belford Roxo, três pessoas foram mortas. Lá, foram apreendidos um fuzil, uma espingarda e uma pistola. Em Jardim Floresta, na mesma área, quatro pessoas morreram e quatro armas foram apreendidas.
Já na comunidade do Faz Quem Quer, área do batalhão de Rocha Miranda, outras três pessoas morreram. Duas pistolas e um revólver foram apreendidos.

Suspeito presoPoliciais civis da Divisão de Homicídios (DH) prenderam em flagrante, na manhã desta quarta-feira, um suspeito de ter incendiado um ônibus na Avenida Vicente de Carvalho, no subúrbio do Rio.
Segundo os agentes, o suspeito, que seria morador do conjunto de favelas do Alemão, disse que estava acompanhado de dois menores. A DH participava de uma investigação, quando avistou os suspeitos correndo por um dos acessos ao Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, próximo do local onde o ônibus foi incendiado. Os menores conseguiram fugir.








Disque-denúncia recebeu 95 ligaçõesDesde o início da nova onda de ataques ocorridos na cidade – com carros e ônibus incendiados e cabines de PM baleadas – o Disque-Denúncia, até a manhã desta quarta-feira, recebeu 95 ligações com informações sobre supostos responsáveis pelos crimes. De acordo com o serviço, as denúncias começaram a ser feitas no último sábado (20).
As informações estão sendo filtradas e repassadas à polícia. O serviço não está oferecendo qualquer recompensa pelas informações.
Tiroteios em favelas do subúrbio







Uma série de tiroteios em favelas do subúrbio do Rio deixa os moradores e comerciantes em pânico, na manhã desta quarta-feira. De acordo com informações da polícia, a PM faz operações no Morro da Fé, no conjunto de favelas da Penha, e no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. Os tiroteios são intensos, mas não há informações sobre feridos ou sobre apreensões.
Comerciantes da Avenida Vicente de Carvalho, nas imediações do Morro da Fé, na Penha, fecharam as portas e motoristas evitam passar pela região. Um ônibus foi incendiado próximo à estação do metrô.


























Operações



















Policiais civis retornaram à favela de Manguinhos, no subúrbio, na manhã desta quarta-feira, onde realizam uma operação atrás de suspeitos de terem participado dos ataques. Houve troca de tiros na chegada da polícia, mas não há informações sobre feridos.
De acordo com a assessoria da PM, o comandante-geral Mário Sérgio Duarte e toda a corporação estão de prontidão para o combate às ações criminosas. Com isso, todos os policiais que estão de folga estão sendo convocados para trabalhar. Além disso, está em andamento a operação Fecha Quartel, na qual os policiais que fazem serviços burocráticos são designados para auxiliar no patrulhamento nas ruas.



Dois veículos incendiados em Santa CruzBombeiros do quartel de Santa Cruz foram acionados na manhã desta quarta-feira para conter um incêndio num ônibus na Rua Felipe Cardoso, próximo do conjunto Cesarão, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.
Logo em seguida, foram chamados também para conter o fogo que atinge uma van na Estrada Urucânia, no mesmo bairro. Bombeiros dizem que ainda não sabem se os incêndios foram provocados por criminosos. Também não há informações sobre feridos.

PM está de prontidão
Após 15 ataques entre a noite de terça-feira (23) e a madrugada desta quarta-feira, a Polícia Militar informou que todo seu contingente está de prontidão. Segundo o relações públicas da PM, coronel Lima Castro, todos os policiais militares foram convocados e o expediente não tem horário de término.
“Toda a Polícia Militar está de prontidão. O esquema anterior era de redução de folgas, mas nesse momento todos os policiais que estavam em casa foram convocados e o expediente não tem hora para acabar”, informou o coronel.


Estratégias não falharam, diz PMA Polícia Militar do Rio afirmou nesta manhã que a estratégia traçada inicialmente pelos órgãos de segurança pública não falhou.
“(A estratégia) Não falhou. Fizemos uma reunião no Quartel General, quando foram dadas novas ordens, mas a participação da comunidade é fundamental. Estamos trabalhando em cima de denúncias e checando informações. As tropas continuam nas ruas e daremos seqüência ao trabalho hoje. Vai ser feito uma reunião para que se verifique se os horários tem que ser trocados, policiais remanejados e definir esses locais. Já temos alguma coisa preparada desde ontem”, disse o Relações Públicas da PM, coronel Lima Castro.











Cronologia dos ataques


Nesta quarta-feira, nova onda de ataques assusta os moradores. Um ônibus foi queimado em Vicente de Carvalho e um carro foi incendiado nem Cavalcanti, ambas subúrbio e um ônibus e uma van também ficaram em chamas em dois pontos distintos de Santa Cruz, na Zona Oeste, onde a polícia ainda investiga se o incêndio tem relação com os ataques. Mais dois carros foram incendiados por criminosos na Estrada de Botafogo, em Costa Barros, no subúrbio do Rio, no trecho entre as comunidades do Morro da Pedreira e Fazenda Botafogo.
Os novos ataques aconteceram em diferentes pontos do estado. Segundo a PM, os crimes aconteceram na Dutra; no Rio Comprido, na Zona Norte; no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste; em Belford Roxo e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; e em São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana.
Desde domingo, três cabines da Polícia Militar foram baleadas e aconteceram, no total, 22 ataques, com 23 veículos incendiados, sendo 15 nas últimas 24 horas. Outros dois veículos encontrados em chamas ainda têm o incêndio invetsigado para verificar se há relação com os ataques.Os locais alvos de violência foram a Linha Vermelha, a Via Dutra, Irajá e Del Castilho, no subúrbio; Tijuca e Estácio, na Zona Norte; Laranjeiras e Lagoa, na Zona Sul; Santa Cruz na Zona Oeste; Vicente de Carvalho e Cavalcanti, ambos no subúrbio.
Informações e fotos do G1 Rio

Lavrador violentou enteada em Mutuípe



Já está preso na Delegacia de Mutuípe, no sudoeste baiano, o lavrador João Pinheiro dos Santos, 56 anos, o “Buguelo”, acusado de abusar sexualmente da enteada de 12 anos, há cerca de três meses. No último dia 11 a garota dirigiu-se à delegacia, juntamente com a mãe, para denunciar os abusos que vinha sofrendo.As idas constantes de Antônio ao quarto da menina despertou a desconfiança da esposa dele, que resolveu conversar com a filha. “Ele ameaçava matar minha mãe e eu caso alguém soubesse o que vinha ocorrendo”, disse a garota na delegacia, antes de ser submetida a exames médicos que comprovaram o estupro. João Pinheiro dos Santos, que tinha um mandado de prisão em aberto, ficará à disposição da Justiça na Delegacia de Mutuípe. Ele foi indiciado pelo crime de estupro de vulnerável.


Informações SSP BA

Traficante escondia um quilo de cocaína


Em mais uma operação de combate à criminalidade em Juazeiro, policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) apreenderam um quilo de cocaína numa residência pertencente a familiares do traficante Janiel Miranda Dias, situada na Rua Tancredo Neves, bairro Jardim Brasil. O irmão e a cunhada do traficante, proprietários do imóvel, foram inocentados pelo traficante, que desde a última segunda-feira (22) está recolhido no Conjunto Penal do município. Segundo informou o delegado Nélio Ferreira Neves, titular da DRFR/Juazeiro, parte da cocaína fora escondida pelo traficante numa mochila preta. O restante estava guardado sob um sofá e um guarda roupa na casa do irmão dele e da cunhada, que segundo apurou a polícia, não sabiam da presença do material ilícito no imóvel. Uma balança digital de precisão também foi apreendida.

Administrador mata empregado da fazenda

Temperamento agressivo e desejo de vingança foram os motivos que levaram o administrador de fazenda Antônio Pereira de Jesus, 44, a matar um de seus empregados no último domingo (21), na localidade de Butumuju, zona rural do município de Nova Ibiá, a 320 quilômetros de Salvador. “Mocotó”, apelido pelo qual Antônio era conhecido na região, aproximou-se da vítima e desferiu três tiros sem que esta tivesse chances de defesa. Ele foi preso na segunda-feira (22).Antônio e a vítima, um homem de 40 anos, trabalhavam juntos numa fazenda de cacau e tiveram uma discussão, na quinta-feira (18), três dias antes do crime. Chefiado por “Mocotó”, que exigia um intenso ritmo de trabalho, a vítima se mostrava insatisfeita e desobedecia as ordens recebidas. Sentindo-se afrontado pelo trabalhador, Antônio resolveu se vingar, explicou o delegado Madson Barros titular da Delegacia de Gandu.“A vítima foi alvejada pelo encarregado quando trabalhava na barcaça, local onde o cacau é exposto ao sol para a secagem”, informou Madson Barros. Depois do crime, Antônio retornou para sua residência, que fica nos arredores da fazenda, e continuo com a sua rotina diária. Autuado em flagrante por homicídio qualificado e porte ilegal de arma pelo delegado Madson Barros, Antônio Pereira de Jesus está recolhido ao xadrez da Delegacia de Gandu, enquanto aguarda decisão judicial.

Morre o Juiz Edvaldo Jatobá




O juiz Edvaldo Oliveira Jatobá, 69 anos, faleceu nesta madrugada, por volta de 00, 30 h. O magistrado foi submetido a uma cirurgia cardíaca, na qual foi inserida uma prótese na válvula mitral. O procedimento ocorreu na tarde de terça-feira, mas o juiz teve complicações horas depois.
Edvaldo Jotabá trabalhou em Feira de Santana na Vara do Júri e Execuções Penais, do Fórum Desembargador Filinto Bastos. Atualmente desempenhava as atividades de juiz substituto em Salvador. O corpo dele será velado em Serrinha e sepultado no município de Saúde, localizado na microrregião de Jacobina,.


Informação Acorda Cidade

terça-feira, novembro 23, 2010

Mais um menor preso com droga

Policiais rodoviários estaduais apreenderam na tarde de ontem (23), por volta das 15 horas, um menor infrator, de 17 anos, residente no bairro Queimadinha. Ele foi flagrado com um 1 Kg de maconha no interior de um transporte alternativo na BA 052, a conhecida Estrada do Feijão, quando tentava transportar a droga para o município de Anguera.
Segundo os rodoviários, o adolescente iria levar a maconha para um traficante que reside na cidade de Anguera, mas o nome do traficante não foi revelado para não atrapalhar as investigações. O menor foi encaminhado para Delegacia da Polícia Civil de Anguera e em seguida conduzido para Feira de Santana e apresentado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAÍ).




Para os militares rodoviários, o menor infrator afirmou que pegou a droga no bairro Queimadinha, nas mãos de um suposto traficante e iria entregá-la a uma pessoa em Anguera. Ele também alegou que tinha 17 anos, mas não apresentou documentação.

Irmão homicidas são detidos com 2 armas


Envolvidos no tráfico de drogas e responsáveis por homicídios ocorridos na região do bairro de Mata Escura, os irmãos Adriano Oliveira Lauria, o “Dizo”, e Yomar Oliveira Lauria foram capturados nas primeiras horas de hoje (23), por investigadores da 11ª Delegacia (Tancredo Neves). Com a dupla os policiais apreenderam uma pistola calibre 380 com dois carregadores e 23 cartuchos, um revólver calibre 38 com 10 cartuchos e certa quantidade de maconha.A polícia vinha investigando os irmãos pelo envolvimento no tráfico de drogas, e no início desta manhã de hoje localizou o esconderijo da dupla na Rua Abelardo Magalhães, em Mata Escura. As duas armas apreendidas estavam com a numeração raspada e serão encaminhadas para perícia, juntamente com a droga apreendida. A dupla foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma pela delegada Déa Carla, plantonista da 11ª DP.

Bomba Relógio: Carceragem com 170 presos


Devido à superlotação de presos que da Carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira (176 presos, sendo que a carceragem comporta apenas 35), a qualquer momento os presos podem se rebelar.
A reportagem do Polícia É Viola conversou com um dos presos, que não quis ser identificado com medo de represália. “Na minha cela, que deveria comporta 6 presos, tem 14 e às vezes 16 ou mais. Se aí fora está fazendo esse calor, imagine aqui dentro. Os parceiros (presos) às vezes dormem no corredor, porque não cabe todo mundo nas celas”.
O delegado Madson Sampaio, que assumiu interinamente, na segunda-feira (22), a coordenadoria da Policia Civil de Feira de Santana, no período de férias do delegado Fábio Lordello, já encontra vários problemas.
Segundo os policiais que trabalham no complexo, é uma situação de risco, pois existem presos deitados nos corredores entre as celas. “Deus no guarde, mas não quero estar aqui na hora de uma rebelião”, disse um agente de plantão. “Entre a minha vida e a deles, eu vou escolher a minha. Aqui não tem segurança para nós policiais”, afirmou um agente, que preferiu não ser identificado.O delegado Fábio Lordello, antes da saída de férias, comunicou os fatos ao judiciário e informou que a questão da superlotação pode se transformar em rebelião. Nas gestões anteriores, os coordenadores requisitavam da Polícia Militar uma viatura na área externa da delegacia para evitar um resgate de presos ou rebelião no Complexo Policial.





Rebelião
No início do ano, aconteceu uma rebelião no complexo policial, onde policiais do Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil se deslocaram para Feira de Santana e conseguiram acabar com a rebelião. Na oportunidade, 50 presos foram transferidos para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha e outros 20 para o Conjunto Penal de Feira de Santana, deixando a carceragem com 70 presos.

Falso policial exigia dinheiro das vítimas

Genivaldo Guedes Souza, 44, acusado de extorsão mediante seqüestro, no qual se apresentava às vítimas como policial civil, foi preso, na noite desegunda-feira (22), na Avenida Bonocô, imediações da Baixa do Tubo, por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).O falso policial estava a bordo de uma Ranger, placa JNS-8581, e portava uma maleta com dezenas de cartões bancários e de créditos, além de carteiras de cédulas e documentos pessoais em nome de terceiros. Ele estava acompanhado de duas outras pessoas, que conseguiram escapar ao cerco policial.Segundo o delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, titular da DRFR, Genivaldo abordava as vítimas dizendo-se policial civil, lotado naquela unidade especializada, e informava que iria conduzi-las à delegacia para prestar esclarecimentos sobre um suposto crime. As vítimas, no entanto, eram levadas para outro local, onde o golpista exigia dinheiro para liberá-las.“Nos últimos dias, algumas pessoas se dirigiram à DRFR para informar que um parente ou pessoa conhecida havia sido abordado por um policial e conduzido para cá. Quando íamos verificar, constatávamos que não se tratava de nenhuma das nossas equipes”, esclarece Antônio Claudio. FlagranteNa mesma noite da prisão, uma vítima compareceu à delegacia e denunciou ter sido vítima de extorsão envolvendo um suposto policial. Contou aos investigadores ter notado a Ranger utilizada por Genivaldo e os comparsas rondando o condomínio onde mora.O titular da DRFR apurou que o falso policial afirmava para as vítimas que a Ranger seria uma viatura descaracterizada daquela delegacia, identificada pelo prefixo Búfalo 34. Ainda não se sabe quantas pessoas foram lesadas pelo golpista.Autuado em flagrante por extorsão pelo delegado Antônio Claudio Pereira Oliveira, Genivaldo está recolhido na carceragem da DRFR, no Complexo Policial da Baixa do Fiscal. O golpista responde a cinco outros inquéritos policiais.
Informações SSP BA

Departamento de Comunicação Social

A Polícia Militar instaurou Inquérito Policial Militar - IPM para apurar as circunstâncias que resultaram na morte de Joel da Conceição Santos, 10 anos, vítima de bala perdida, no Nordeste de Amaralina, na madrugada de segunda-feira (22), durante troca de tiros entre a PM e traficantes.
Os policiais militares que integravam as três guarnições que atuaram na operação, foram afastados do serviço operacional e cumprirão expediente administrativo até o término do Inquérito. As armas utilizadas e a apreendida durante a ação foram apresentadas para perícia técnica. O IPM será apurado pelo Maj PM Josemar Pereira Pinto, com prazo inicial para conclusão de 40 dias.

Mulher presa com 300 pedras de crack, 60 gramas de cocaína e um pé de maconha



Trezentas pedras de crack, 54 “papelotes” de cocaína, mais 60 gramas da mesma droga e um pé de maconha foram apreendidos neste fim de semana em poder da traficante Clécia Borges da Silva, a “Kel”, 20. Investigadores da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes/Feira encontraram o material no imóvel ocupado por ela na Rua Itororó, Bairro Rua Nova, em Feira de Santana.Segundo o delegado Alexandre Narita, titular da DTE-Feira, “Kel” também escondia material para confecção e refino de droga: três frascos de éter, um tubo de xilocaína e um quilo de ácido bórico. Ainda foram aprendidos no local uma balança de precisão, tesouras, cerca de R$ 200,00 em espécie, proveniente da venda da droga, e oito cartuchos para revólver calibre 38. Todo material apreendido no imóvel será encaminhado para a perícia.

Ocorrências da Polícia Militar



Uma guarnição do programa Ronda no Bairro, localizou por volta das 22,30 horas, à moto Honda Titan, cor vermelha placa policial JQK 7295, abandonada em via pública na Rua Itapemirim no bairro Irmã Dulce.
O veículo foi encaminhado para a delegacia que constatou estar com restrição de roubo.
Desacatos
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 21h de segunda-feira (22) na rua Itapemirim no bairro Irmã Dulce, o conduzido foi Josemir Castro Bispo, que ao ser abordado por uma guarnição policial do Programa Ronda no Bairro, Jesemir desacatou os policiais com palavras de baixo calão.
Já por volta das 00,05 horas de ontem (23), Luís Carlos Mendes dos Santos, também foi conduzido à delegacia por desacato. O fato ocorreu na Rua Araújo Pinho, na conhecida “Feira do Rolo”.
Ambos foram apresentados a 1ª Delegacia de Polícia.

segunda-feira, novembro 22, 2010

Tres suspeitos de sequestrar e decapitar as duas garotas são identificados pela Polícia



A polícia identificou nesta segunda-feira (22) três suspeitos de terem sequestrado e decapitado as adolescentes Janaína Cristina Conceição, 16 anos, e Gabriela Alves Nunes, de 13, encontradas mortas na madrugada do último sábado. O delegado Omar Andrade, titular da 4ª Delegacia e responsável pela investigação, não divulgou o nome dos suspeitos, mas disse que eles têm passagem pela polícia.
Nesta segunda, parentes das garotas passaram o dia prestando depoimento na 4ª Delegacia. Maria Fernandes, avó de Gabriela, contou à TV Bahia como foi seu último contato com a neta: "Eles diziam assim: Estou aqui com elas duas aqui. Ela dizia assim, "Ô, minha avó, to aqui toda cortada, eles me cortaram toda. Se a senhora não me der R$ 50 mil, eles vão me matar". Os computadores usados pelas adolescentes serão periciados, em busca de pistas sobre o caso, já que se acredita que elas possam ter marcado algum encontro com pessoas que conheceram pela internet.





O carro usado no crime, um Fiat Punto de placa JRZ-2320, foi roubado no IAPI na mesma noite em que os corpos das jovens foram abandonados no bairro de San Martin. As garotas teriam sido vistas com vida pela última vez no IAPI, segundo testemunhas, e lá teriam se encontrado com uma outra jovem, moradora do Engenho Velho de Brotas como as vítimas. Esta jovem, que teria aliciado as jovens pela internet para entregá-las aos traficantes, está sendo procurada.
O secretário de segurança pública César Nunes disse acreditar que a brutalidade do crime indique o envolvimento de traficantes no caso. "Traficantes que estão impondo ainda mais o terror pela violência", declarou. A polícia realizou nesta segunda-feira uma perícia no local onde as meninas foram executadas, em Nova Divinéia, onde encontraram chinelos e pedaços de pau sujos de sangue, além de fios de cabelos que passarão por exames.
Informações e fotos: Correio 24 horas

Familiares de meninas decapitadas são ouvida nesta tarde

O delegado Omar Andrade, titular da 4ª CP, em São Caetano, onde são investigados os assassinatos de Janaína Cristina Brito Conceição, 16 anos, e Gabriela Alves Nunes, 13 anos, mortas decapitadas, disse, nesta segunda-feira, 22, que já tem os nomes dos possíveis autores do crime.Policiais saíram duas vezes em diligência em buscas dos suspeitos. A primeira foi no final desta manhã e não teve sucesso. Por volta das 15 horas, os policiais voltaram a sair. Eles buscam os criminosos no bairro de IAPI, onde as garotas foram vistas pela última vez na quinta, 18, no final da tarde, antes de serem sequestradas.Depoimentos - Enquanto agentes fazem buscas nas ruas, o delegado Omar Andrade ouve os familiares das vítimas. Nesta manhã, ele acompanhou o depoimento de Maria das Graças Fernandes, Cosme Raimundo Paranhos, e Flávia Alves, avó, avô e mãe de Gabriela, respectivamente. Nesta tarde, o pai de Janaína, o sargente do Corpo de Bombeiros Ezardival Rubens Bassalo é ouvido. Investigações - O delegado disse que o dono do chip de onde partiu a ligação dos sequestrados para a família das vítimas, Cleiton Alcântara de Jesus, 25 anos, não é considerado suspeito de participação no crime. Omar Andrade explicou que ele apresentou a ocorrência que ele registrou há um ano quando perdeu o chip. Após prestar esclarecimentos neste sábado, 20, Cleiton foi liberado. A polícia também já localizou o carro utilizado pelos criminosos. De acordo com o delegado, o veículo foi roubado no dia 16 no Iapi e estava com placa clonada. O automóvel apresenta manchas de sangue. O caso - Janaína e Gabriela foram sequestradas e mortas após supostamente fugirem de casa na tarde de quinta, 18. De acordo com familiares, Janaína deixou um bilhete avisando que estaria bem e manteve contato com parentes no mesmo dia da suposta fuga.Mas na sexta pela noite, bandidos ligaram para a família da menina informando do sequestro e pedindo R$ 50 mil de resgate, além de duas armas. Janaína chegou a falar com o pai e confirmar a situação. A polícia rastreou o celular utilizado para ameaçar a família e chegou ao local onde os corpos foram encontrados.
Inormações do Atarde Online

Moradores protestam contra morte de garoto



Moradores do Nordeste de Amaralina realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira, 22, por conta da morte de Joel da Conceição Castro, de 10 anos, em uma troca de tiros entre policiais e traficantes nesta madrugada no bairro.
O protesto começou nas imediações da rua Visconde de Itaborahy, deixando o trânsito complicado na Avenida Manoel Dias da Silva, sentido Rio Vermelho, e seguiu para a rua em frente à 28ª Delegacia de Polícia, que fica no bairro.Aos gritos de "polícia é para ladrão, não para criança. Queremos justiça. Quem matou foi a polícia", populares mostraram a indignação com o crime. Pneus, pedaços de madeira e colchões foram queimados na avenida e, segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o trânsito foi desviado para a Rua Visconde de Itaboraí.

As investigações estão sendo feitas pela delegada titular da 28ª CP (Nordeste de Amaralina), Jussara Souza. Nesta manhã, foram ouvidas várias testemunhas do crime, inclusive o pai da vítima, o mestre de capoeira Joel Castro, 43, conhecido no bairro como mestre Ninha.
A dona de casa Mirian Moreno Conceição, 38, mãe da criança é evangélica e buscava forças nas orações para encarar a cruel realidade. “A polícia chegou xingando as pessoas, procurando traficantes. Meu filho arrumava a cama para dormir, quando recebeu os tiros no rosto. O pai dele pediu para ele descer até a PM passar, mas já era tarde”, conta a mãe, emocionada, mostrando os colchões ensanguentados dentro do pequeno quarto de 4m². De acordo com a delegada Jussara Souza, já foi realizada a perícia no local do crime e a polícia investiga as duas versões do fato. A primeira é dos PMs, de que houve troca de tiros com bandidos, e a segunda é dos pais da vítima e vizinhos que presenciaram o assassinato, de que o menino foi morto pelos policiais da viatura 9.1311. “A PM apresentou uma pistola calibre 380 na Derca e a perícia será feita aqui na 28ª. Vamos recolher as armas de todos os envolvidos nas diligências na viatura informada pelas testemunhas”, pontua a delegada.Segundo moradores do local, que pediram para preservar a identidade, uma guarnição da 40ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) teria chegado à rua atirando para todos os lados. “Os quatro policiais dispararam diversos tiros. O pai estava com a criança baleada no colo, pedindo socorro, e os policiais mandaram ele voltar, senão morreria também”, relata um dos vizinhos.
“Joel era um ótimo menino, bom aluno de capoeira e estava sendo preparado para se apresentar na Europa, mas eles destruíram mais um sonho”, lamenta Sílvio Santana, 38, o mestre de capoeira Falcão.
Morte - Joel da Conceição Castro, 10 anos, foi alvejado no rosto durante uma troca de tiros entre policiais e traficantes no Nordeste de Amaralina por volta da meia-noite desta segunda-feira, 22. O garoto chegou a ser levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu duas horas depois.
Segundo um agente do posto policial instalado no HGE, o corpo do garoto encontra-se no Instituto Médico Ilegal (IML) para perícia. A investigação busca descobrir se o tiro que atingiu a criança partiu dos policiais ou dos traficantes.

Fonte e foto Atarde Online

Arrombador e menor apreendido com arma presos pela PM no final de semana

ARROMBAMENTO
Na noite de domingo (21), policiais militares da Lobo 26, lotados na 64ª Companhia Independente de Polícia Militar, sob o comando do Soldado Marcio Luis com apoio dos soldados Soares e Santana prenderam Danilo Feliciano dos Santos, 23 anos por motivo de arrombamento. Segundo a polícia, o fato se deu quando Danilo pulou uma residência localizada na Avenida. Maria Quitéria, nas proximidades do EMEC, com intuito de roubar.
Populares perceberam a ação do acusado e o espancaram, a polícia foi acionada e a Lobo 26 que se fez presente no local para resolver o acontecido. Danilo foi inicialmente socorrido até o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e logo depois apresentado na 2ª Delegacia.
De acordo ainda com os militares, Danilo possui mais de 30 entradas em delegacias.



Policiais militares do Tático Móvel apreenderam um menor infrator de 16 anos, com um revolver calibre 22, na noite de domingo (21), no bairro Irmã Dulce. Segundo a polícia, a guarnição fazia patrulhamento pelo bairro, precisamente na Rua Rio Itapemirim, realizando abordagens diversas a transeuntes, veículos de 4 ou mais rodas e motocicletas , quando conseguiram flagrar p menor com a arma.
O adolescente foi encaminhado à delegacia competente para serem adotadas as medidas cabíveis. Sendo que, a mãe do menor foi avisada do ocorrido e se fez presente durante todo o processo de encaminhamento do jovem e acompanhou de perto todo o procedimento legal adotado pela equipe policial.

Mulher presa com 20 Kg da Pasta Base de Cocaína

Policiais rodoviários federais da Delegacia do Município de Vitória da Conquista realizaram na manhã de ontem (22) a maior apreensão de pasta base de cocaína registrada na Bahia pela instituição da PRF. A droga foi encontrada na bagagem de Viviane Roberta Alves da Silva, 27 anos, que viajava no ônibus da empresa São Geraldo, que fazia linha São Paulo / Maceió.



Segundo os federais, ao fiscalizar o ônibus, nas proximidades do Km 871 da BR 116, Sul, por volta de 11,15 horas, encontraram a droga na bagagem de Viviane que estava no interior do bagageiro do ônibus. Viviane foi conduzida para Delegacia Judiciária local e autuada em flagrante por tráfico de drogas.
Na delegacia, Viviane afirmou para os federais que receberia pelo transporte da droga a quantia de R$ 3.000,00 e que a mesma estava levando para Maceió. Estima-se que a droga apreendida, depois de desmembrada, poderia produzir 12.000 pedras de crack ou 160 kg de cocaína, podendo chegar a um montante de R$1.200.000,00.

Mais uma mulher é assassinada na cidade

Marilda Rodrigues dos Santos, 31 anos foi assassinada com vários tiros de pistola, calibre 380, na tarde de domingo (21) no bairro Campo Limpo. Segundo informações da polícia, Marilda caminhava por uma rua do Campo Limpo, quando dois homens desconhecidos ainda pela polícia, montados em uma bicicleta se aproximaram da vitima e um deles deflagrou vários tiros acertando em diversas partes do corpo da vitima.
Marilda ainda foi socorrida por uma equipe do Samu, mais não resistiu e morreu, o corpo dela foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde fez a necropsia e posteriormente liberado para os familiares fazer o sepultamento.
O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM), que tem o comando da delegada Martine Veloso.

Ocorrências da PRF neste final de semana (19 a 21 de Novembro)

Policiais rodoviários federais da Bahia, em conjunto com agentes da ADAB, realizaram no sábado (20) uma operação de combate a criação e ao tráfico de animais silvestres.
Coordenada pelo Ministério Publico Estadual e PRF, a operação faz parte da 23ª Etapa da FPI – Fiscalização Preventiva Integrada, onde vários órgãos estaduais e federais se unem no combate a ações degradantes ao meio ambiente na região da Bacia do Rio São Francisco.
As 10h00min, no povoado da Mariquita, zona rural do município de Caem, foram apreendidos 22 pássaros silvestres, e as 13h00m, no município de Caldeirão Grande, os agentes apreenderam mais 38 aves. Entre as diversas espécies apreendidas foram encontradas sabiá, cardeal, sofre, azulão, bigode, papa-capim, gurinho, pássaro-preto, periquito jandaia, juriti e coleira. Após a análise de um veterinário, todas as aves foram encaminhadas para o Parque Estadual das Sete Passagens, no município de Miguel Calmon.
Os responsáveis pelas aves não foram localizados, sendo as ocorrências encaminhadas para o Ministério Publico Estadual. Os policias apreenderam ainda uma motosserra que estava sendo transportada sem a devida documentação no veiculo Fiat/Uno, de placa JPH4632/BA, conduzido por Edivaldo Souza de Oliveira, 61 anos, o qual foi notificado pelos agentes do IBAMA.

CARNE E QUEIJO APREENDIDOS
Policiais rodoviários federais da Bahia, em conjunto com agentes da ADAB, realizaram na madrugada deste sábado uma operação de combate a comercialização de carne clandestina no município de Jacobina.
A operação também fez parte da 23ª Etapa da FPI – Fiscalização Preventiva Integrada, realizada na região da Bacia do Rio São Francisco.
Durante toda a madrugada foram realizadas barreiras nas rodovias que dão acesso a cidade de Jacobina, sendo apreendidos no total 3.520kg de carne, 80kg de peixe, 16,5kg de iogurte, 138kg de manteiga, 205kg de requeijão e 20kg de queijo, sendo que todos os produtos estavam sendo transportados de maneira inadequada, sem a devida refrigeração, acondicionados nas carrocerias dos veículos abordados. Além das péssimas condições de transporte, a carne e os laticínios apreendidos são de origem clandestina, o que poderia acarretar em diversas doenças para aqueles que viessem a consumir tais produtos.
Toda a mercadoria apreendida foi encaminhada para o aterro sanitário de Jacobina.





TRES QUILOS DE CRACK

Três quilos de crack e três pessoas foram presas, entre eles um menor, por tráfico de drogas neste final de semana nas rodovias federais da Bahia.
O Grupo de Pronto Emprego da Delegacia PRF de Feira de Santana e agentes do Posto de Humildes prenderam na noite de sexta-feira (19) José da Silva Queiroz, 46 anos, que transportava três quilos de crack no ônibus da empresa São Geraldo, linha São Paulo/SP X Santana do Ipanema/AL. O veículo foi parado no km 173 da BR 101 e durante a revista os policiais encontraram a droga no bagageiro do veículo, dentro de uma mala. José, que já tem diversas passagens na polícia por assalto e tráfico de drogas, estando inclusive em liberdade condicional, confessou estar levando o entorpecente para o município de Paulo Afonso, foi preso em flagrante e encaminhado ao Complexo Policial de Feira de Santana.
TENTATIVA DE SUBORNO
No final da noite de sexta-feira (19), agentes da Delegacia PRF de Vitória da Conquista prenderam um homem por tentativa de corrupção ativa.
Elenilton M. Soares Santos, 45 anos, conduzia o Micro ônibus M Benz/0371, placa CQH 2672/SP, no Km 932 da BR 116 quando foi abordado. Durante a revista, para não ser autuado por transporte irregular de passageiros e não ter o veículo notificado e retido, ofereceu aos policiais a quantia de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).
Diante da tentativa de suborno, os policiais deram voz de prisão a Elenilton que foi encaminhado à polícia judiciária de Cândido Sales.

Garoto que fez campanha da Bahiatursa morre vitima de bala perdida



"Quando eu crescer eu quero ser mestre de capoeira", disse em campanha da Bahiatusa Os moradores do bairro Nordeste de Amaralina realizam protesto na manhã desta segunda-feira (22) na Rua Visconde de Itaboraí, transversal da Avenida Manoel Dias, devido à morte de uma criança de 10 anos atingida por bala perdida na janela de casa. De acordo com a 28ª Delegacia que investiga o caso, Joel da Conceição Castro foi baleado no rosto por volta das 23h de domingo (21), na Rua
Reprodução/Publicidade
Aurelino Silva. Uma equipe da polícia militar estava fazendo uma operação na área quando começou um tiroteio. O menino estava na janela de casa quando foi baleado.

Ele foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. Em nota, a Polícia Militar afirma investigar as circunstâncias que envolveram a morte do menor. A PM atuava com três guarnições da 40ª CIPM, mas não conseguiu deter nenhum criminoso - apreendeu apenas uma pistola abandonada pelos traficantes. (As informações são do Bahia Notícias)

Ônibus da princesinha invade sinal e por pouco não causa uma tragédia

Um ônibus da empresa princesinha de dados não divulgados que transportava passageiros pelo Centro da Cidade, avançou a sinalização dos cruzamentos da Avenida Sampaio com a Rua J J Seabra e bateu na frente de um ônibus de turismo de placa JLV 9840, licença de Feira de Santana. Fato aconteceu no inicio da manha de sábado (20), por pouco não aconteceu uma tragédia, mas, cinco passageiros que se encontrava no ônibus da empresa princesinha ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA).
Testemunhas afirmaram que o motorista do ônibus da princesinha teria invadido o sinal vermelho e bateu na frente do ônibus de turismo. “Não aconteceu uma tragédia, graças a Deus, por que o motorista do ônibus de turismo fez o Maximo para não acontecer uma tragédia”. Afirmou um passageiro que estava no ônibus da princesinha.











Com o impacto o ônibus da princesinha invadiu a calçada e bateu na fachada de uma loja de informática. “Quero saber, agora quem vai pagar meu prejuízo, pois tomei conhecimento, que o irresponsável do motorista da princesinha invadiu o sinal e graças a Deus não teve vitima fatal, por que o ônibus colidiu com poste do semáforo, fazendo com que o mesmo não invadisse meu comercio e com certeza tivesse acontecido isso, seria uma tragédia. Afirmou Arlindo da Silva, proprietário da Loja Atacadão da Informática.

Homem assassinado com 10 tiros de pistola



Roniélison Cerqueira Teixeira, de 24 anos foi assassinado com mais de 10 tiros de pistola, calibre 380, no final da tarde de sexta-feira (19), na cidade de São Gonçalo dos Campos. Segundo informações de um comerciante, que não quis ser identificado, o mesmo se encontrava em uma loja de auto peças. "Quando dois homens chegaram montados em uma motocicleta e o carona desceu com arma na mão e efetuou vários disparos acertando a cabeça da vitima, que morreu no local.

No momento do crime, Roniélson se encontrava em um bar situado na rua Pavuna, bairro Cruzeiro, próximo ao Posto Pontilhão.
Roniélison residia no bairro Murilo Leite, naquela cidade. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana.
Foto: Sandro Araújo

Mulher de 60 anos presa acusada de fazer abortos



Uma mulher de 60 anos foi presa na cidade de Araci, acusada de fazer abortos em sua própria casa, no bairro do Coqueiro, naquela cidade.Segundo informações do Blog do Clériston Silva, na residência a polícia encontrou vários medicamentos como anti-hemorrágicos, seringas, instrumentos para aplicação de soro, curetas, pinças, medidor de tensão e sondas. Alguns dos instrumentos utilizados na prática ilegal estavam sujos de sangue, e no local há total falta de higiene. Valdete Souza dos santos vinha sendo investigada há três meses após várias denúncias anônimas feitas à polícia.A prisão preventiva e o mandado de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz titular da comarca de Araci. A prisão aconteceu no final da tarde da última sexta-feira (19).
Fonte e Foto Blog do Cleriston Silva

Bahia deverá concluir mais de 7 mil inquéritos de homicídio até julho de 2011: Diz M P

Integrante de uma estratégia nacional que objetiva agilizar a investigação e o julgamento de crimes de homicídio, o Ministério Público do Estado da Bahia está finalizando o levantamento do número de inquéritos policiais relativos a casos de homicídio que, instaurados até 31 de dezembro de 2007, ainda se encontram em tramitação no estado. Até o momento, já foram contabilizados 7.025 inquéritos, informou o gestor estadual das metas do Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), promotor de Justiça Antônio Luciano Assis, que, em conjunto com o promotor de Justiça Davi Gallo, está computando os dados enviados pelas comarcas do interior e unidades de polícia da capital.

Segundo ele, o resultado preliminar já é extremamente positivo, pois há informações de inquéritos instaurados há mais de dez anos, que, assim como ao mais de 7 mil identificados, deverão ser concluídos até julho de 2011.

Do total de inquéritos preliminarmente contabilizados na Bahia, 4.823 são referentes à capital, explicou o promotor Luciano Assis, destacando que chama a atenção o número de inquéritos existentes na Delegacia de Homicídios, que computou 1.394 casos. Segundo ele, o Grupo de Suporte a Inquéritos Policiais (Gesip), que, assim como as demais unidades policiais, foi oficiado para repassar as informações ao MP, contabilizou 1.606 inquéritos sem conclusão. Até agora, promotores de Justiça que atuam nas comarcas do interior do estado repassaram aos gestores estaduais da Enasp um total de 2.202 casos de inquéritos policiais relativos a casos de homicídio que, instaurados até 31 de dezembro de 2007, ainda se encontram em tramitação, sendo que só no município de Juazeiro existem 697 inquéritos não encerrados. De acordo com Luciano Assis, a expectativa é de que até o fim do mês seja finalizado o levantamento do número de inquéritos na Bahia. Para isso, é extremamente importante que os promotores de Justiça continuem a encaminhar as informações aos gestores estaduais.

Em todo o país, gestores estaduais estão fazendo o levantamento para garantir a conclusão dos inquéritos até julho de 2011. Segundo informações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão responsável por propor estratégias para agilizar a persecução penal dos homicídios no âmbito do Enasp, até o momento, já foram contabilizados mais 62 mil inquéritos relativos a homicídios instaurados antes de 31 de dezembro ainda sem conclusão. O levantamento, parcialmente realizado por MPs em 19 estados, tem o objetivo de traçar um diagnóstico nacional sobre a investigação de homicídios, revelar gargalos e dificuldades e subsidiar a elaboração de políticas estaduais e nacionais de prevenção e persecução dos crimes de homicídio. A pretensão, informou a coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, conselheira do CNMP Taís Ferraz, “é jogar luz sobre as dificuldades enfrentadas na apuração desses crimes e buscar soluções conjuntas e a articulação de esforços entre os atores do Sistema de Justiça e Segurança Pública”. Nesse sentido, o próximo passo é mobilizar os agentes locais para que, reunidos em mutirão, possam concluir, relatar e encaminhar os casos de homicídio à Justiça.

A Enasp foi criada em fevereiro de 2010 a partir de uma parceria entre o CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça, que, juntos, buscam promover a articulação e o diálogo dos órgãos envolvidos com a segurança pública, reunir e coordenar as ações, além de traçar políticas nacionais de combate à violência. No lançamento da estratégia nacional, cada um dos parceiros apresentou uma ação prioritária, ficando o CNMP responsável por propor estratégias para agilizar a persecução penal dos homicídios. Para isso, o Conselho fixou quatro metas: eliminar a subnotificação nos crimes de homicídio, de modo que a toda morte violenta ou suspeita corresponda um inquérito; concluir, com a lavratura do relatório, todos os inquéritos e procedimentos que investigam homicídios dolosos e foram instaurados até dezembro de 2007; alcançar a pronúncia em todas as ações penais por crimes de homicídio ajuizadas até 31 de dezembro de 2008; e julgar as ações penais relativas a homicídio doloso distribuídas até 31 de dezembro de 2007. A ação proposta pelo CNJ foi erradicar as prisões em delegacias, sendo a do Ministério da Justiça criar um cadastro nacional de mandados de prisão.

Confira lista preliminar, do CNMP, com o número de inquéritos instaurados antes de dezembro de 2007 e ainda em andamento:

Acre – 275
Alagoas – 3.628
Bahia – 7.025
Ceará – 1.789
Espírito Santo – 8.893
Goiás – 1.187
Maranhão – 810
Mato Grosso – 1.472
Mato Grosso do Sul – 1.401
Minas Gerais – 5.419
Paraná – 9.281
Rio de Janeiro – 8.524
Rio Grande do Norte – 1.185
Rio Grande do Sul – 3.765
Rondônia – 1.991
Roraima – 478
Santa Catarina – 82 (dado retificado pelo gestor estadual de metas às 18h30 do dia 17 de novembro)
São Paulo – 2.017
Tocantins – 1.137

Fonte: Acorda Cidade e MP

sexta-feira, novembro 19, 2010

Bahia acumula mais de 98 mil empregos formais gerados no ano


Divulgado nesta sexta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revela que, de janeiro a outubro deste ano, a Bahia gerou 98.024 postos de trabalho, liderando o Nordeste na geração de empregos formais. Em termos absolutos e relativos, esse resultado é o melhor de toda a série histórica do CAGED para o período.
Segundo os dados, em outubro de 2010 foram criados 7.059 empregos celetistas, equivalente à elevação de 0,46% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Em termos absolutos e relativos, esse desempenho é o segundo melhor de toda a série histórica do CAGED para o período, sendo superado apenas pelo ocorrido em 2009 (+7.443 postos).
Tal resultado decorreu principalmente da expansão nos setores de Serviços (+3.858 postos), do Comércio (+3.756 postos), da Indústria de Transformação (+1.184 postos), cujos saldos superaram a queda da Agropecuária (-1.500 postos), devido principalmente às atividades ligadas ao cultivo de uva (-1.257 postos), cultivo de outros produtos de lavoura permanente (-818 postos) e cultivo do café (-755 postos).

Jovem assassinado com vários tiros no Jardim Cruzeiro



O jovem Fabrício Roque Belas, 23 anos, foi assassinado com vários tiros de pistola calibre 380, na tarde de hoje, por volta das 14 horas, na Avenida Andaraí, no bairro Jardim Cruzeiro. Segundo a polícia, Fabrício pedalava uma bicicleta pela Andaraí, quando foi surpreendido por dois homens que estavam montados em uma motocicleta de dados ignorados.
O carona da moto desceu com a pistola nas mãos e deflagrou vários tiros, acertando em diversas partes do corpo da vítima, que não resistiu e morreu no local. Policiais do Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), estiveram no local para iniciar as investigações e fazer o levantamento cadavérico.
Fabrício residia na Rua Corpo e Alma, no bairro Gabriela III.

Homem assassinado na frente da filha

Claudemiro Oliveira Maciel, 29 anos foi assassinado com vários tiros de pistola, calibre 380, na noite de quinta-feira (18), na Rua Vampe, no bairro Gabriela III. Um grupo de homens armados invadiu a residência da vitima e cometeram o crime.
Segundo a polícia, a vitima pediu para esposa (nome não revelado) ir a uma mercearia e que a mesma deixasse a porta aberta, por que fazia muito calor. Quando a esposa da vitima saiu, o grupo de assassinos invadiu a residência de Claudemiro, e os assassinaram na frente da filha, que graças a Deus a mesma não teve nada. Afirmou um policial.
Os tiros atingiram várias partes do corpo de Claudemiro, principalmente na cabeça, onde ele não resistiu e morreu no local. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O crime está sendo investigado pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio.

Traficantes fogem deixando para trás, crack, maconha, cocaína e haxixe



As drogas foram encontradas em um campo de futebol na noite de quarta-feira (18), por policiais militares da Especializada Tático Móvel, na localidade da Vila Verde no conjunto Feira X.
Segundo informações policiais, a guarnição do Tático Móvel fazia ronda pelo Feira X, nas proximidades da localidade conhecida como Vila Verde, quando os traficantes avistaram a polícia fugiram deixando para trás as drogas dentro de sacos e sacolas.
Os policiais encontraram, 120 pedras de crack, uma pedra (150g) de crack, 1kg de maconha, 350 papelotes de maconha, dois papelotes de haxixe, 400g de cocaína além de uma balança de precisão.
As drogas foram encaminhadas para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE).

Envolvido em chacina capturado em Itaparica

Apontado como um dos participantes da chacina de Cosme de Farias, ocorrida em outubro de 2007, Cristiano da Silva Moreno, conhecido com “Diguinô”, 23, foi preso na manhã desta sexta-feira (19), por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), em uma casa situada na localidade de Jeribatuba, na Ilha de Itaparica.No momento da prisão, “Diguinô” estava acompanhado da mulher e do comparsa conhecido como “Tourão”, que conseguiu fugir, mas foi localizado posteriormente em outro ponto de Jeribatuba. Ele reagiu a abordagem e depois de trocar tiros com os policiais acabou alvejado. Levado ainda com vida para o Hospital de Itaparica, o criminoso não resistiu aos ferimentos e morreu.De acordo com o delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, titular da DRFR, “Diguinô” tem uma extensão ficha criminal. Além de ser suspeito de vários homicídios em Itaparica e Salvador, entre os quais o de um policial militar, ele é responsável, juntamente com “Tourão”, por uma série de assaltos a bancos no interior do estado. Em poder dele os policiais encontraram um revólver calibre 38, três espingardas, 104 papelotes de maconha e duas motos.

Tentativa de assalto: Doze pessoas pode ter morrido vitima de acidente



Pode chegar a 12 o número de mortos em dois graves acidentes ocorridos na madrugada desta sexta-feira, 19, na BR-116, km 33, no município de Abaré, próximo a Chorrochó, a 498 km de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram dois acidentes envolvendo três caminhões e uma van Sprinter. Pelo menos 15 pessoas se envolveram no acidente. Sete morreram na hora, uma pessoa morreu a caminho do hospital e ainda existem pessoas presas nas ferragens.
O primeiro acidente aconteceu quando o motorista de um caminhão carregado de gesso avistou pedras na pista que poderiam ser usadas em um assalto. Na tentativa de desviar do obstáculo, bateu de frente com outro caminhão, carregado de óleo, que também tentava desviar das pedras. A polícia de Paulo Afonso, que cuida do caso, afirma que havia uma família no primeiro caminhão e apenas o motorista no segundo, mas, devido à gravidade da colisão, apenas duas pessoas são avistadas nas ferragens.
Já o segundo acidente envolveu um terceiro caminhão e uma Sprinter, que vinha de Feira de Santana. O motorista do caminhão freou para não colidir com os dois veículos que já haviam se acidentado, mas a Sprinter, que vinha logo atrás, não conseguiu frear e foi parar embaixo do caminhão. Pelo menos cinco passageiros morreram, dentre eles Samara Fernanda Fernandes Leôncio, de 19 anos, que chegou a ser tirada com vida da van, mas morreu a caminho do hospital.
Até o momento, a PRF confirmou oito óbitos e outros dois feridos gravemente, possivelmente duas crianças, que estão sendo atendidos em um hospital de Petrolina (PE). De acordo com o inspetor Geraildo Viana, da delegacia de Paulo Afonso, dada a gravidade do acidente, a quantidade de mortos deve aumentar nas próximas horas. “O Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia está no local e os peritos vão investigar as condições do acidente para saber se os veículos vinham em alta velocidade. O que se sabe, até o momento, é que o primeiro acidente decorreu de uma tentativa de assalto”, afirmou.
Por conta da colisão, um congestionamento de 10 km tomou conta da rodovia, mas o inspetor afirmou que meia pista já foi liberada. Segundo ele, dentro de uma hora as duas vias devem ser liberadas com a retirada dos veículos envolvidos no acidente.


Foto: Edson Oliveira
Informações: Atarde Online

Assaltante preso em flagrante

Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, sob o comando do delegado Marcelo Marques prenderam na tarde de quinta-feira (18), Leandro Machado Lima, conhecido como “Léo de Onga”, 19 anos. Ele foi preso em flagrante após assaltar um veiculo do transporte alternativo, na BR 324, que fazia linha Salvador/Conceição do Coité.
Os investigadores da DRFR afirmaram para reportagem que a equipe Golf 05 faziam ronda normal pelo Centro da Cidade e quando transitava pelas proximidades da Igreja Senhora Santana (Igreja da Matriz) foram informados, pelo cobrador do veiculo que o acusado tinha acabado de assaltar o transporte alternativo. Imediatamente os policiais abordaram o acusado e encontrou com ele os pertences dos passageiros, dinheiro e um revolver calibre 38 usado no assalto.



O acusado foi conduzido para o Complexo Policial Investigador Bandeira e autuado em flagrante por assalto a mão armada. Na delegacia, as vitima afirmaram que o assaltante pegou o veiculo no ponto da Brasil gás em Salvador perguntando ao motorista se o veiculo iria para Serrinha. Quando o veiculo se aproximava das obras do pedágio, o mesmo sacou a arma e anunciou o assalto.
O motorista afirmou ainda que o assaltante saqueasse todos os 10 passageiros, além do cobrador e o motorista. Quando o transporte se aproximou de Feira de Santana, o mesmo pediu para descer. Ele foi preso, por que o cobrador, o seguiu e ao ver a viatura da polícia, o mesmo informou do acontecido.
Leandro reside no município de Antonio Cardoso.
Fotos: Aldo Matos

quinta-feira, novembro 18, 2010

Palhaços Patati e Patata sofrem acidente automobilistico

Uma colisão frontal na manhã desta quarta-feira (17) no km 25 da BA-120, já no perímetro urbano de Valente, deixou três pessoas feridas, entre elas Fábio de Melo Gomes, o palhaço Patati, que faz dupla com Dorivaldo Reis Junior, o Patatá. A dupla é uma das mais conhecidas no meio infantil na atualidade e faz apresentações em todo o Brasil.
Eles estavam em turnê pela região do sisal e seguiam de Serrinha onde estão hospedados para se apresentar em Santaluz, quando por volta das 08h30 o carro em que viajavam, o Gol de placa JQV-3995, licença de Salvador, colidiu frontalmente com outro Gol, de placa AIL-4923, licença de Valente, conduzido por Fernando Trabuco, que estava acompanhado da esposa Ivandir Rios.Wellington de Jesus Silva, motorista dos palhaços, prestou depoimento na Delegacia de Valente e disse que o acidente foi provocado por Trabuco que não esperou a passagem do carro deles que tinha a preferencial e ao tentar entrar para o loteamento Cidade Futuro acabou provocando o acidente





O casal e o palhaço Patati foram encaminhados ao Hospital Municipal José Mota e em seguida foram transferidos para Feira de Santana. Ninguém se feriu gravemente.A técnica em enfermagem, Nazaré Araújo, que acompanhou Patati até Feira de Santana, informou que o palhaço apresentava uma forte pancada na região do tórax, foi examinado e em seguida liberado. O casal que estava no outro veículo ficou em observação no hospital EMEC, em Feira de Santana e recebeu alta no final da tarde de ontem.
Texto e fotos Calila Noticias