Governo do Estado

quarta-feira, outubro 27, 2010

Familiares de empresário assassinado pedem justiça


Familiares do empresário Jorge Magno Brandão de Melo, 29 anos, assassinado no dia 24 de setembro deste ano, no município de Conceição do Jacuipe, estão pedindo justiça das autoridades do município e até mesmo do estado, para prender os acusados que assassinaram o empresário.

Os familiares, amigos e ex-funcionários da vitima aproveitaram o momento da Missa de 30 dias, que aconteceu no último domingo (24), celebrada na Igreja Católica de Conceição do Jacuipe, em memória do empresário, para pedir que seja feita justiça já que o caso já completou 30 dias e até o presente momento nenhum dos acusados foram chamados para prestar esclarecimentos. “Sendo que pessoas ligadas ao empresário estão sofrendo com ameaças de morte e intimidações”. Afirmou um familiar da vitima, que não quis ser identificada.

De acordo com em ex-funcionário da vitima, que não quis ser identificado, com medo de represarias, afirmou que “Fizemos uma ocorrência policial, mas ate o momento ninguém tomou nenhuma providencia e os acusados rondam por ai a barbarizando e tirando a vida de outros trabalhadores, queremos segurança! não suportamos mais ter que andar assustado em uma cidade que a pouco tempo era pacata”.
O empresário deixou três filhos, menores de idade, de 10, 04 e 02 anos. Além da esposa e familiares, amigos e colegas.

O crime

O empresário Jorge Magno Brandão de Melo foi assassinado com mais de 20 tiros de pistola, quando saia de uma pizzaria, localizada na Praça da cidade de Conceição do Jacuipe, nas proximidades do Terminal Rodoviário. Segundo a polícia, Jorge Magno foi surpreendido por quatro homens que estavam abordos de um veiculo de dados ignorados, quando saia da pizzaria.
O crime está investigado pela Polícia Civil de Conceição do Jacuipe.


Policiais do GETO da 64ª CIPM prendem dois homens com maconha


Policiais da Guarnição Especial Tático Ostensivo da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar, sob o comando do Sargento Silva Santos, com apoio dos soldados Brito, Araujo e Bitencort, prenderam na manhã de hoje (27), Josenilson Pinheiro Rocha, 28 anos, e o mototaxista Wagner Vicente de Jesus, 20 anos. Ambos moradores do Conjunto Feira IX. Com eles os policiais encontraram três trouxas de maconha.
Segundo o Sargento Silva Santos, a guarnição fazia rondas pelo Calumbi, na localidade conhecida como Monte Pascoal, quando flagraram os dois acusados, que estavam montados numa motocicleta, em uma área suspeita. Após abordagem, os policiais encontraram a droga nas mãos de Josenilson.
Os dois foram conduzidos para a Delegacia Especial de Tóxicos Entorpecente (DTE). Na delegacia, Wagner afirmou que trabalha como mototaxista e que Josenilson teria lhe solicitado uma corrida e que não sabia que o passageiro iria pegar droga.

Três assaltantes morrem em confronto com policiais civis

Policiais civis da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), sob o comando dos delegados Fábio Lordello, Marcelo Marques, Alexandre Narita, Madson Sampaio e Matheus Souza, trocaram tiros com três assaltantes de carro, não identificados, sendo que na troca de tiros os três bandidos foram alvejados. Os bandidos estavam a bordo de um veículo L 200. Segundo a Polícia Civil, os investigadores participavam da Operação Visão Noturna, que acontece toda semana na cidade.
Na noite de terça-feira (26), após receber uma informação de que um veículo Toyota Corola, de placa NTT 4474, havia sido tomado de assalto nas proximidades da Avenida Getúlio Vargas. Passaram a empreender diligencias, tendo em vista que a vítima havia sido sequestrada.
Os policiais empreenderam diligencias e localizaram os dois veículos na BR 324. Quando os investigadores se aproximaram, os assaltantes desceram dos veículos e deflagraram tiros contra os policiais. Na troca de tiros, os três assaltantes foram alvejados e socorridos, mas não resistiram e morreram.
A vítima foi libertada e reconheceu os três assaltantes.

CIPM prende homem em flagrante por posse ilegal de arma


A 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), comandada pelo Major PM Geraldo dos Santos, realizou mais uma ação no combate a criminalidade.
Terça-feira (26), por volta das 17 horas, uma guarnição da Lobo 47, comandada pelo Sd PM Brito, realizou mais uma prisão em flagrante. O fato se deu quando a guarnição realizava rondas ostensivas em sua área de atuação e foi informada pela CENOP que um havia uma confusão no bairro SIM.
Ao chegar ao local, a guarnição foi solicitada pela moradora Lúcia Mascarenhas. Segundo ela, o seu companheiro Francisco de Jesus, 54 anos, residente na Rua Papo Branco, bairro SIM, “quando bebe, ele fica agressivo com a família, com os vizinhos e que costuma correr atrás das pessoas com uma espingarda em mãos”.
Ana Lúcia entregou as armas: duas espingardas artesanais de socar e 01 garrucha artesanal de soprar. Francisco foi encaminhado para a 2ª CP, juntamente com a vítima, onde o mesmo foi autuado em flagrante e delito por posse ilegal de arma.

Homem assassinado em carro é identificado


O homem que foi assassinado com vários tiros de pistola calibre 380, no início da noite de terça-feira (26), por volta de 18h40, quando se encontrava na carona de um veículo modelo Corsa de cor branca. Foi identificado, horas depois, pelos seus familiares. Trata-se de Josenilson de Jesus Santos, 27 anos, que residia na Rua Pedestre, 18, Conjunto Viveiros.

terça-feira, outubro 26, 2010

Homem é assassinado no interior de um carro


Um homem ainda não identificado foi assassinado com vários tiros de pistola calibre 380, no início da noite de ontem, por volta de 18h40, quando se encontrava na carona de um veículo modelo Corsa de cor branca. Segundo a polícia, o veículo foi abordado por um homem com capacete amarelo em uma sinaleira nas proximidades do Largo do Marajó.

O assassino disparou vários tiros acertando todos na cabeça da vítima, que não resistiu e morreu no local. O autor dos tiros fugiu na carona de uma moto conduzida por outro homem, também não identificado.


Um policial militar que se encontrava no local, após o crime, afirmou para reportagem que, provavelmente os assassinos, seguiam a vitima e no momento oportuno, os executaram. O motorista de nome não revelado, que conduzia o corsa, afirmou para os militares, que teria dado uma carona a vitima, onde seguia para o Conjunto Viveiro. “Quando parei o veiculo na sinaleira, próximo do Marajó, um homem com capacete se aproximou e efetuou os disparos”.



Amor Bandido II: queixa falsa leva parceiro à prisão

Joadson e Joevaldo


Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que tem o comando o delegado Marcelo Marques, conduziram para o Complexo Policial o jovem Joadson Nonato de Lima, 20 anos, que reside no bairro Pedra Ferrada. Ele foi flagrado rodando com uma motocicleta que tem restrição de furto.
Segundo os policiais, após investigação, localizou o proprietário da moto, Joevaldo Nunes de Lima, 25 anos, residente no bairro Campo Limpo, que prestou uma queixa no dia 24, alegando ter sido surpreendido por dois homens armados que teriam levado o veículo.
A VERDADE
Durante a acareação no S I da DRFR, Joedson afirmou que tem um relacionamento amoroso com Joevaldo e que teria levado a moto emprestada. “Conheci ele na semana passada, mas não esperava que ele poderia prestar uma queixa falsa contra mim”.
Em entrevista à reportagem, Joadson disse que mentiu na queixa, pois não queria ser constrangido por causa do relacionamento íntimo. Ele havia alegado ter sido assaltado por dois homens, mas na verdade estava chateado com Joadson. Ainda de acordo com os investigadores, o fato se configura em falsa comunicação. O delegado Marcelo ouviu os rapazes em termos circunstanciados e depois os liberou.

Criança de dois anos morre afogada em tanque

O corpo de Luis Felipe Cerqueira, de dois anos, natural de Feira de Santana, foi encontrado boiando em um tanque na zona rural de Santa Bárbara, na manhã de ontem (26). Segundo a polícia, Luiz Felipe afogou-se quando tomava banho no tanque, acompanhado de um familiar.
Ainda de acordo com a polícia, os familiares de Luis Felipe são de Feira de Santana e estão morando há alguns meses no município de Santa Bárbara.
O levantamento cadavérico foi efetuado pela delegada titular de Santa Bárbara, Joanice Santana. O corpo da criança foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

Um morto e vários feridos em acidente na BR 116 Sul


Um grave acidente aconteceu na BR 116 Sul, na noite de segunda-feira (26), por volta das 18 horas, na localidade de Paiaiá, próximo à ponte da divisa entre os municípios Rafael Jambeiro e Santo Estevão. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas carretas se chocaram e uma delas caiu da ponte, dentro do Rio Paratigi. Durante a colisão, um veículo de passeio e outro caminhão se envolveram no acidente.
O veículo que caiu no rio estava carregado com tonéis de óleo, que vazaram, poluindo a água. Órgãos responsáveis pelo meio ambiente foram acionados. Policiais e bombeiros estiveram na manhã de ontem (26) no local para realizar uma operação de resgate.
O inspetor Silvio Dias afirmou que uma morte já foi confirmada, que há suspeitas de que existam corpos presos nas ferragens e pelo menos uma pessoa submersa no rio. A vítima fatal foi identificada como Daniel da Maia. Ocupantes dos outros veículos tiveram ferimentos leves.

Outro acidente
Por volta das 06 horas da manhã de ontem (26), 15 km antes do local do acidente anterior, um caminhão amarelo de placa JLK 9880, licença de Araci, carregado com caixas de papelão, capotou e caiu em uma ribanceira, na localidade de Contendas, no Km 475 da BR 116, Santo Estevão.
Segundo um patrulheiro da PRF, o condutor do veículo estava com sono e perdeu o controle. A vítima transportava a carga para uma fábrica de sapatos e teve morte instantânea, juntamente com o carona. Até o fechamento desta edição, as vítimas não foram identificadas.
Fotos: Acorda Cidade


Pelotão Especial da 64ª prende traficante na Conselheiro


Na madrugada do dia 24, o Pelotão Especial da 64ª, Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do Soldado Peixinho, com apoio dos soldados Nunes, Pacheco e Adriano, prenderam Edson da Silva Carvalho, conhecido como “Tita”. Ele foi flagrado com várias trouxas de cocaína e uma quantia em dinheiro, na Rua Conselheiro Franco, Centro da Cidade, nas proximidades de uma casa de seresta.
Segundo o soldado Peixinho, a guarnição fazia ronda normal na madrugada de domingo pelo centro da cidade. “Ao transitarmos pela Seresta da Vitória, abordamos algumas pessoas que se encontravam na frente do prédio, quando flagramos Edson Carvalho com as trouxas de cocaína e o dinheiro da venda da droga”.
Os policiais conduziram Edson para o Complexo Policial Investigador Bandeira, onde ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Na delegacia, Edson afirmou que compra a droga nas mãos de um cara que reside no Conjunto Feira IX.
Edson reside no bairro Jardim Cruzeiro.

Delegado acusado de matar colega volta para Feira de Santana

O delegado José Nelis acusado de matar proprio colega


O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), delegado Bernardino Brito Filho esteve reunido recentemente em Feira de Santana com delegados titulares e plantonistas, no Complexo Policial Investigador Bandeira e concedeu uma entrevista exclusiva ao repórter Denivaldo Costa, do Central de Polícia. A grande surpresa foi sobre o delegado José Nélis Araújo Júnior, preso no último dia 18 de agosto em Salvador, acusado de ser o mandante do assassinato do delegado de Ipiaú André Serra, em outubro de 2009. Na ocasião, o delegado estava trabalhando como plantonista na 2ª Delegacia de Feira de Santana. Segundo o diretor do DEPIN, ele retornará para este município.Bernardino Filho afirmou que o delegado está de licença médica e quando estiver apto para trabalhar deverá exercer sua função na 2ª Delegacia de Polícia. Ele acrescentou que a apuração do caso envolvendo o delegado está em andamento e não pode fazer julgamento precipitado. Questionado se apoia o retorno do delegado, o Coordenador da Polícia Civil em Feira, Fábio Lordelo informou que cumprirá a lei. “Não é que eu aprove, é a lei. Se ela determina o retorno do delegado, ele vai ter que retornar”. Lordelo acrescentou que não teve nenhuma conversa com Nélis, mas recebeu do DEPIN a informação oficial.

Traficante é morto em confronto com polícia


Cinco integrantes de uma quadrilha de traficantes foram presos em flagrante no município de Irecê, no fim de semana, durante operação policial realizada por investigadores da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia, que resultou na morte de Pedro Paulo Silvestre de Lima, líder do grupo, ao trocar tiros com os policiais. Também conhecido como “Paulinho Gaiato”, o líder do bando mantinha um ponto de venda de drogas na região e possuía uma vasta ficha criminal, incluindo tráfico, assassinatos e roubos. Armado com um revólver calibre 38, ele reagiu à abordagem policial, deflagrando tiros em direção de o delegado titular de Irecê, Jorge Figueiredo Júnior. Houve revide e Pedro Paulo acabou alvejado, vindo a falecer. Os traficantes detidos foram identificados como Edson Ferreira da Silva, Anderson Ferreira da Patrocínio, Aldenísia da Conceição Souza, Cristiane Virgínia da Silva e Joaquim Antônio Soares Montenegro.
APREENSÕESAlém do revólver utilizado por “Paulinho Gaiato” no confronto, os policiais encontraram em poder do grupo mais um revólver do mesmo calibre, uma espingarda calibre “12” e grande quantidade de munição. Foram apreendidos, também, meio quilo de cocaína, meio quilo de crack, 30 gramas de maconha, grande quantidade de aparelhos eletrônicos, incluindo televisores e DVD’s e aparelhos celulares.Autuados em flagrante pela delegada Antônia Jane de Araújo Santos, por tráfico e associação ao tráfico, Edson, Anderson, Aldenísia, Cristiane e Joaquim declararam, ao serem interrogados, que a quadrilha faturava, diariamente, R$ 1 mil com a venda de crack e R$ 1 mil comercializando cocaína. O rendimento praticamente dobrava em períodos de festa e finais de semana.
MONITORAMENTODe acordo com o delegado Jorge Figueiredo Júnior, havia na boca de fumo explorada por “Paulinho Gaiato” uma estrutura montada para monitoramento eletrônico. Câmaras instaladas na rua pelo traficante permitiam o acompanhamento de toda a movimentação no local, inclusive as incursões da polícia.

Preso ladrão de carga da região de Feira


Integrante de uma quadrilha de roubo de cargas que atua em Feira de Santana, Rui Barbosa e Santo Antônio de Jesus foi preso nesta segunda-feira (25): Edmilson Santos, o “Motoboy”. A prisão ocorreu em Santo Antonio de Jesus, numa operação realizada por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decargas).
De acordo com o delegado titular João Uzzum, Edmilson Santos foi abordado pelos policiais quando conduzia o veículo VW Polo prata, adquirido momentos antes em uma revendedora de veículos localizada no centro de Santo Antonio de Jesus. O ladrão, inclusive, utilizou documentos falsos para realizar a compra. Com prisão preventiva decretada pela Justiça, Edmilsone encontra-se custodiado na Decargas.

Guarda municipal abusa da própria filha

O guarda municipal Valdimiro Silva Miranda, conhecido como Zeli, 50 anos, acusado de abusar sexualmente a filha de 15 anos, foi preso nesta segunda-feira (25), em São Sebastião do Passé. Zili morava com a filha no distrito de Monte, localizado a 10 quilômetros da sede do município de São Francisco do Conde, e ameaçava a menina de morte caso o denunciasse. Apesar das ameaças, feitas sempre com uma faca, a adolescente decidiu procurar a polícia e, no último dia 18, denunciou o pai aos investigadores da 21ª CP pela violência sexual que vinha sofrendo. O agressor, que já conta com passagem pela polícia por ter estuprado outra filha em 2006, segue custodiado na delegacia de São Francisco do Conde aguardando decisão judicial.

Muro com cacos de vidro impede fuga

Uma guarnição da Polícia Militar de Itapetinga, a 562 quilômetros de Salvador, frustrou, nesta segunda-feira (25), o comércio de drogas do traficante José Caio Santos de Souza, 18 anos, que portava sessenta e nove buchas de maconha. Dois comparsas que estavam com ele, no entanto, conseguiram fugir quando a polícia chegou. O material apreendido estava acondicionado em papel alumínio e papel branco. Os três foram flagrados consumindo droga na Rua da Pedreira, que fica num local conhecido como “Piaba”, na periferia de Itapetinga. Depois do flagrante o trio empreendeu fuga, saltando muros e quintais de residências. Alguns cacos de vidro sobre um muro, no entanto, impediram que José Caio tivesse a mesma sorte de seus companheiros. O traficante ao passar sobre ele sofreu diversos cortes nas nádegas e no pé esquerdo. É a segunda vez, neste ano, que José Caio é preso em Itapetinga. Na primeira vez, os policiais militares encontram vinte e cinco pinos de crack com o traficante. Preso, ele conseguiu fugir na madrugada do dia 2 de agosto, depois de uma rebelião de presos, que serraram as grades da cela no Complexo Policial de Itapetinga. José Caio está encarcerado na 21ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia/Itapetinga). IbicuíA Polícia Civil já conseguiu recuperar a motocicleta Honda/Titan 125CC, de cor preta, furtada em Ibicuí, na madrugada de 23 de outubro deste ano. Investigadores acharam o veículo no bairro Mandacarú, naquela cidade, que fica a cerca de 640 quilômetros de Salvador.

Maconha e cocaína são apreendidas em Ilhéus


Oitenta e cinco quilos de maconha e meio quilo de pasta base de cocaína foram apreendidos, no último fim semana, por investigadores da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia/Ilhéus, dando continuidade a “Operação Totem” deflagrada para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. O comerciante José Eduardo Pastori de Almeida escondia a maconha e a cocaína numa casa alugada situada na localidade de Banco do Pedro, bairro onde mora também.De acordo com o delegado André Viana, coordenador da 7ª Coorpin, a polícia apreendeu em poder de Eduardo Pastori duas balanças, sendo uma de precisão e outra para grandes volumes, uma chave de veículo Chevrolet, dois aparelhos celulares, dois Palm Tops, cerca de R$ 1,2 mil em dinheiro e um veículo Gol, cor preta. Eduardo foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.A polícia apurou que o traficante é remanescente da quadrilha desarticulada há uma semana, quando os investigadores apreenderam meio quilo de pasta base de cocaína, R$ 35,7 mil em espécie, três automóveis, uma motocicleta, um computador portátil e duas CPUs. Esses materiais estavam em poder de Marcos Barbosa Junior, conhecido como “Mineiro”, “Júnior’ ou “Gilson”, Antônio de Oliveira Cezar, o “Repolho, Delivaldo Santos de Novaes, o “Branco”, e Mairon Nascimento dos Santos presos no xadrez da 7ª Coorpin.

Polícia apreende 4,5kg de cocaína

Num imóvel situado no bairro Santo Antônio, em Itabuna, investigadores da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia aprenderam ontem (25), 4,5 quilos de cocaína, um quilo de pasta base e 100 gramas de maconha, pertencentes ao traficante Bartolomeu Rocha Mangabeira (Bartô), que está recolhido no Presídio Regional. A ação policial foi um desdobramento da Operação Thêmis, deflagrada no último dia 21, e que resultou na desarticulação de cinco quadrilhas envolvidas com o tráfico e outros delitos.De acordo com o delegado Moisés Nunes Damasceno, coordenador da 6ª Coorpin, também foram encontrados ontem no esconderijo do bando de “Bartô” três revólveres calibre 38, duas pistolas 9 mm e duas máscaras do tipo “ninja”. Todo o material apreendido no imóvel, instalado na Rua Macário Reis, será encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica.Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Eunápolis eram os municípios de atuação das quadrilhas desmanteladas pela “Operação Thêmis”, que envolveu um efetivo de 120 policiais civis, entre delegados e investigadores da 6ª Coorpin/Itabuna, 7ª Coorpin/ Ilhéus e 23ª Coorpin/Eunápolis. A força tarefa cumpriu na última quinta-feira (21), 34 mandados de prisão temporária expedidos pela juíza Antônia Faleiros, da 1ª Vara Crime de Itabuna. Dezesseis destes mandados foram contra infratores já recolhidos ao sistema prisional, a exemplo de Bartolomeu Mangabeira e outros líderes do tráfico identificados como Fábio Aurelino dos Santos (Binho Santa Inés), e Natércia Costa Brandão, que já cumpriam pena no Presídio de Itabuna. Houve ainda a prisão, em Salvador, de Fábio dos Santos Passidônio, foragido do mesmo presídio, onde cumpria pena em regime semi- aberto. Tiago Alves Nunes, o “Tiago Galego”, outro líder do tráfico no sul do estado, está com um mandado de prisão em aberto e continua sendo procurado.Deflagrada após três meses de investigação, a “Operação Themis” resultou ainda em sete prisões em flagrante e na lavratura de um termo circunstanciado. Os policiais também apreenderam na região cinco quilos de maconha, certa quantidade de crack, armas, veículos, celulares, computadores, balança de precisão e R$ 3,2 mil em espécie.Entre os conduzidos para a carceragem da 6ª Coorpin na semana passada estão o advogado Bruno Halla e a escrivã do Cartório da Vara do Júri e Execuções Penais de Itabuna, Sádia Consuelo Cândido Pitanga. Os investigadores apuraram que a escrivã - comparsa do advogado que tem vários traficantes como clientes – conseguia transferir e liberar ilegalmente presos da Justiça, e também interferir nos trâmites processuais, de forma a atrasar o andamento dos processos, para beneficiar a clientela de Bruno Halla.

Morre o Senador Romeu Tuma


O senador Romeu Tuma (PTB-SP), 79 anos, morreu por volta das 13h desta terça (26), em São Paulo. A informação foi confirmada por um dos filhos dele, o médico Rogério Tuma.
Neste mês, o senador passou por uma cirurgia para implantação de um coração artificial, devido a uma O senador estava internado desde setembro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. grave insuficiência cardíaca.
De acordo com informações da Agência Senado, atribuídas ao gabinete de Tuma, o velório ocorrerá na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele era casado com a professora Zilda Dirane Tuma. Deixou quatro filhos e nove netos.
Romeu Tuma exerceu dois mandatos como senador por São Paulo. Durante a campanha eleitoral deste ano, foi internado e não conseguiu se reeleger.
Em 1994, disputou pela primeira vez uma eleição e se elegeu senador com mais de 5,5 milhões de votos. Em 2000, foi candidato à Prefeitura de São Paulo, mas terminou em quarto lugar. Nas eleições de outubro de 2002, recebeu 7,27 milhões de votos e obteve novo mandato de senador, com vigência até 2011.
Tuma foi o primeiro corregedor parlamentar do Senado Federal. Pertencia ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.
Dois de seus filhos seguiram a carreira política. Romeu Tuma Júnior foi deputado estadual em São Paulo e secretário nacional de Justiça. Robson Tuma foi deputado federal até 2006.
Carreira policial
Nascido na capital paulista em 4 de outubro de 1931, Tuma era policial, formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Ele ingressou na carreira policial aos 20 anos. Durante o regime militar, tornou-se investigador e delegado de polícia em 1967, quando ingressou no Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Dops). Exerceu o cargo de diretor de polícia especializada entre 1977 e 1983.
Em 1983, assumiu a Superintendência da Polícia Federal de São Paulo e logo depois o cargo de diretor-geral da PF, função em que permaneceu até 1992. Ainda nesse posto, acumulou os cargos de Secretário da Receita Federal e Secretário da Polícia Federal. Em 1991, também passou a ocupar uma vice-presidência da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
Permaneceu como diretor-geral da PF até 1992, quando acumulou o cargo de Secretário da Receita Federal, no governo do presidente Fernando Collor. De 1992 a 1994, foi assessor especial do governador de São Paulo, com status de Secretário de Estado.
Entre os seus trabalhos policiais de maior repercussão, está a descoberta da ossada de um dos mais procurados criminosos de guerra nazistas, Joseph Mengele, e a captura do mafioso italiano Thommaso Buscheta. (As informações são do G1)

Conselho auxiliará na construção de políticas



O Assessor Geral de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida, reafirmou, nesta segunda-feira (25), que o Conselho Estadual de Comunicação é uma regulamentação do que está previsto na Constituição do Estado, de 1989, tendo, exclusivamente, o caráter de auxiliar o governo na construção de políticas públicas na área de comunicação social. "O Conselho criado em 1989 em nada tem a ver com o que a mídia está pautando nacionalmente. Sua missão é melhorar e aperfeiçoar a área de Comunicação Social no estado. Tem caráter consultivo, sem ensejar qualquer controle sobre os conteúdos produzidos pela mídia", destaca.

Durante os anos de 2008 e 2009, a Bahia realizou duas Conferências de Comunicação Social com ampla participação da sociedade civil, empresários, estudantes e trabalhadores do setor. Após as discussões, os participantes elaboraram uma síntese e foi construído o texto de um anteprojeto que está sob análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Casa Civil para ser finalizado e, posteriormente, enviado à Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.

Robinson Almeida ressalta ainda "o caráter democrático da atual gestão que defende a liberdade de expressão e de imprensa".

Bebê roubado das mãos de avó dentro de maternidade

Um bebê recém-nascido foi roubado de dentro de uma maternidade em Ilhéus, no sul da Bahia. A criança, que nasceu há 11 dias, voltou ao hospital no domingo (24) com a mãe, que passou por consulta médica, e a avó, que tem deficiência visual. Enquanto a adolescente Luziene Gonçalves, de 16 anos, estava sendo atendida, o bebê ficou com a avó. Neste momento, duas mulheres teriam chegado pedindo para levar o bebê para tomar vacina, e a avó entregou a criança.
Como o recém-nascido demorou para voltar, Luziene foi atrás de enfermeiras do hospital que, segundo a TV Santa Cruz, disseram não ter levado a criança. A família registrou o roubo do bebê na delegacia da cidade. O provedor da maternidade, o médico Eunísio Lavigne, informou que o hospital está apurando o caso.
Fonte: Correio 24 horas

segunda-feira, outubro 25, 2010

Dupla de motoqueiros assaltantes é presa com arma


Policiais militares do Pelotão Tático Móvel, sob o comando do sargento Da Silva, com apoio dos soldados Lima Santos, Galisa e Paulo Roberto, prenderam uma dupla de motoqueiros assaltantes. A prisão ocorreu no último sábado, na rua Desembargador Filinto Bastos (Rua de Aurora). A dupla foi identificada como Edmundo Pereira dos Santos Júnior e Sidinaldo Silva Oliveira Júnior, residentes no bairro Mangabeira.Segundo os militares, a guarnição fazia ronda normal pela Rua de Aurora, quando avistou os dois suspeitos na motocicleta Honda Titan, de placa JQA-3104. Com a dupla os policiais encontraram um revólver calibre 38.
O sargento Da Silva, que comandava a guarnição, acredita que a dupla estava no local tramando assaltos contra motoristas ou pedestres, modalidade muito comum naquela região da cidade. Os dois foram conduzidos à delegacia e a polícia espera que as vítimas compareçam à unidade para fazer o reconhecimento.

41,6 m³ madeira e 94 m³ de carvão vegetal apreendidos pela PRF




Durante o final de semana, a Polícia Rodoviária Federal intensificou ações no combate ao crime ambiental e apreendeu nas rodovias federais baianas 41,6 m³ madeira nativa e 94 m³ de carvão vegetal.
Na sexta-feira, em Jequié, os policiais apreenderam, no Km 713,2 da BR 330, dois caminhões carregados de madeira oriundas da mata nativa, totalizando 20m³ sem qualquer documento fiscal ou autorização de órgão ambiental.
No sábado, em Vitória da Conquista, no Km 830 da BR 116, os agentes abordaram o veículo VW/13.130, placa JOI 3936/BA , que transportava 21,6 m3 de madeira Eucalipto, sem documento fiscal.
Na tarde de domingo, em mais uma fiscalização de combate ao crime ambiental, no Km 594 da BR 101, em Camacan, os policiais apreenderam 94m3 de carvão vegetal nativo, os quais estavam sendo transportados no semi-reboque de placa MQS1206/ES, tracionado pelo veículo Scania/L 111 S, de placa MQV4903/ES. A carga, que saiu do Estado de Pernambuco e seguia para siderúrgicas no Espírito Santo, era superior aos 80 m³ declarados na nota fiscal e no DOF apresentados, caracterizando desta forma o transporte ilegal de carvão vegetal nativo.
Ao todo, duas pessoas foram presas pela prática de crime ambiental. As madeiras e os carvões apreendidos foram encaminhados aos órgãos ambientais das respectivas localidades.

Jovem baleada no tórax enquanto dormia

A jovem Greice Pereira de Jesus, 22 anos, sofreu uma tentativa de homicídio na noite de sábado, em sua residência, localizada no Caminho 25 do Conjunto Feira VI. Segundo a polícia, Greice estava dormindo em seu quarto, quando um desconhecido subiu no telhado da casa, afastou uma das telhas e deflagrou um tiro em seu tórax.
Ela foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Até o fechamento desta edição, a vítima permanecia internada. O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio.

Três veículos apreendidos no sábado em operação contra poluição sonora


A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está realizando mais uma ação de combate à poluição sonora, provocada por veículos neste sábado (23). Desde às 16 horas, quando os trabalhos começaram, três veículos e os equipamentos de som foram apreendidos por estarem com o volume acima do permitido.

Um dos carros foi encaminhado para a 2ª Delegacia e os outros dois para o Complexo Policial Investigador Bandeira. Segundo o chefe da Divisão de Operações da SMTT, José Roque Santos, os veículos foram encontrados na avenida Getúlio Vargas, rua Marechal Deodoro e na rua Senador Quintino, próximos a bares.“O som dos carros estava com 99.5 decibéis, quando o permitido é de até 60 decibéis. Por isso conduzimos os veículos para a delegacia, retiramos os acessórios e apresentamos a autoridade policial, que vai adotar as providências”, disse o chefe da Divisão. Os motoristas vão responder na Justiça pelo ato que cometeram e pagarão multa.Além da SMTT, participaram da ação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil. A operação permanece até meia noite. Qualquer denúncia de poluição sonora pode ser feita através do Servtran, no telefone (75) 3603-7403.Fonte: Secom


Três homicídios e um latrocínio registrados neste domingo


A Polícia Civil de Feira de Santana registrou quatro mortes violentas, acontecidas no último domingo. Foram registrados três homicídios e um latrocínio, os crimes aconteceram nos bairros; Nova Esperança; Queimadinha; Aviário, e o latrocínio aconteceu no Conjunto Fraternidade.
Um homem ainda não identificado foi assassinado a golpes de faca na madrugada de domingo, no bairro Nova Esperança. Segundo a polícia, moradores da localidade, afirmaram que não conhece a vitima e também não informaram quem foi o autor do homicídio.
A vitima ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu aos ferimentos. O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio.

Queimadinha

Na tarde de domingo, morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Eliêde Santana Silva, de 35 anos, vitima de tiros. Ela foi baleada com três tiros na cabeça, na tarde da última sexta-feira, quando se encontrava, nas proximidades da Fonte de Lili, no bairro Queimadinha.
Segundo a polícia, Eliêde, se encontrava conversando com amigas nas proximidades da Fonte de Lili, quando um homem desconhecido se aproximou e efetuou dois tiros acertando a cabeça da vitima, que foi socorrida para o HGCA, mais na tarde de domingo, não resistiu e morreu.
Ela residia no bairro Queimadinha. O crime está sendo investigado pelo Serviço de Investigação da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM).

Aviário

O jovem Josevaldo Marílio da Cruz, 21 anos, foi assassinado, na noite de domingo, com vários tiros de pistola, calibre 380, quando trafegava pela Rua Boa Esperança, no bairro Aviário. Segundo a polícia, Josevaldo andava pela rua, quando dois homens desconhecidos, os abordaram e efetuaram vários disparos, acertando em diversas partes do corpo, não resistindo e veio a falecer.
Josevaldo residia, na Rua Angelina Borges, no Aviário. O crime está sendo investigado pelo Serviço de Investigação da 1ª Delegacia, que tem o comando do delegado Matheus Souza.

O Latrocínio

O adolescente Bruno Negrão dos Santos, 17 anos, foi assassinado, por dois assaltantes, que estavam montados em uma motocicleta. O crime aconteceu, na noite de domingo, em um bar, localizado no Conjunto Fraternidade. Segundo a polícia, Bruno se encontrava no interior do bar, quando dois bandidos chegaram de motocicleta e anunciaram um assalto, tentando levar a moto da vítima. Mas, durante a fuga os assaltantes efetuaram vários tiros atingindo, além de Bruno, Wellington dos santos, de 19 anos, que reside no conjunto Fraternidade. Wellington foi socorrido para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA).
Bruno residia na travessa, comendador Gomes, no conjunto Feira VII. O crimes está sendo investigado pelo Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).

Militares prendem ladrão de carro em flagrante


Policiais do Pelotão Especial da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do Soldado Gilmar Solia, prenderam Valdec Oliveira Bastos, 40 anos, em flagrante no interior de um veiculo corsa de cor branca, que estava estacionado na Avenida Senhor dos Passos. O flagrante aconteceu, na tarde de sábado, por volta de 14 horas.
Segundo os militares, a guarnição fazia ronda pelo Centro da Cidade e ao passar pela Senhor dos Passos, flagraram momento em que Valdec tentava furtar um veiculo corsa. Ao abordar os policiais encontraram o mesmo no interior do veiculo com duas chaves michas.
O acusado foi conduzido para Complexo Policial Investigador Bandeira, onde foi autuado em flagrante por furto de veiculo. Valdec reside na Rua Juazeiro, no bairro Jardim Cruzeiro.


sexta-feira, outubro 22, 2010

Caso amor bandido: Acusado de aplicar golpe em educadora diz que é inocente


Max Noel Santos de Oliveira, 26 anos, acusado por uma educadora de lhe aplicar golpe de mais de 30 mil reais, afirmou para reportagem do Folha do Estado que é inocente. “Tínhamos sim um relacionamento amoroso, ficamos juntos aproximadamente sete meses. Namorávamos normal. O que aconteceu foi que Bernadete Valetin (a educadora), ficou chateada porque eu tinha arrumado outra mulher. Aí ela resolveu fazer isso (prestar queixa na delegacia)”.
Max Noel afirmou ainda que ela foi pressionada pela filha para prestar queixa na delegacia. “Outra coisa: quando eu comecei a namorar, ela já estava separada, mesmo morando na mesma casa com ex-marido. Eu não destruí casamento de ninguém. E sobre o dinheiro, não foi esse valor todo (30 mil). Ela me deu dinheiro sim, mas por que ela quis, eu nunca a ameacei para que me desse dinheiro”.
Max Noel diz-se surpreso com o desenrolar dos fatos. Ele também afirmou que Bernadete lhe telefonou na última quinta-feira para lhe dizer que iria retirar a queixa na delegacia, porque ainda gosta dele.
O caso
Na manhã de quarta-feira (20), acompanhada de uma filha, uma educadora que não quis ser identificada, compareceu ao Complexo Policial Investigador Bandeira e registrou uma queixa na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) contra Max Noel Santos de Oliveira, 26 anos. Segundo a queixosa, Max Noel a teria seduzido por três meses, fazendo com que a mesma terminasse o casamento de 30 anos com o pai de seus dois filhos e levado mais de 30 mil reais.
Depois de ser ouvida na delegacia, a educadora procurou a reportagem do jornal Folha do Estado, afirmando que conheceu “esse cidadão” há um ano. “Ficamos amigos por uns três meses, depois acabei me apaixonando por ele, terminei meu casamento e fiquei convivendo com ele por sete meses. Durante esse tempo, ele conseguiu me enganar e me deu um prejuízo de mais de 30 mil reais”, acusa.

Quadrilha presa no George é suspeita de praticar homicidios

Armas
India

O Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que tem o comando do delegado Marcelo Marques, está suspeitando que a quadrilha presa ontem no George Américo, ter praticado homicidios na area do George Américo, nas localidades de Diadema, Bom Viver e na Favela da Lagoa. Já que a suspeita aponta que os integrantes da quadrilha são assaltantes, traficantes e homicidas.
Valdomiro

Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), sob o comando do delegado Marcelo Marques, desarticularam uma perigosa quadrilha de assaltantes que agiam em Feira de Santana e região

Robson

Com a quadrilha os investigadores apreenderam seis armas (quatro pistolas e dois revólveres), um colete a prova de balas, farta munição de pistola e um veículo Fiat/Palio de cor branca, placa JSE 8604, licença de Alagoinhas.
Josenilton



Os integrantes da quadrilha foram identificados como: Robson dos Santos Souza, 23 anos, residente no município de Alagoinhas; Valdomiro dos Santos Reis, 23 anos, também de Alagoinhas; Linsmar de Jesus Passos, 33 anos, do município de Dias D’Ávila; Ricardo Torres dos Santos, 21 anos, também de Dias D’Ávila e Sancreide Fagundes Dias, a Índia, 24 anos, de Feira de Santana.
Genilson



Empresário assassinado na porta de casa

O crime está sendo investigado pela 2ª Delegacia


O empresário Zacarias Souza Vilas Boa, 47 anos, foi assassinado com vários tiros de pistola, na noite de quinta-feira (21), quando se encontrava em frente da casa onde residia, na Avenida Fraga Maia, bairro Mangabeira. Segundo a polícia, o empresário chegava a sua residência, quando foi surpreendido por dois homens desconhecidos, que chegaram em uma motocicleta, efetuaram os disparos e fugiram.
De acordo com o Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, responsável pela investigação, afirmou para a reportagem que o filho do empresário, o representante comercial Cleyton Isaías de Souza Vilas Boas, 25 anos, foi assassinado no último dia 07 de outubro com vários tiros, em frente à casa onde residia, no distrito de Matinha, povoado de Santa Quitéria. Cleiton foi alvejado por dois homens, que atiraram na barriga e no rosto de dele. Sayonara, namorada de Cleiton, que estava no momento dos disparos, também foi baleada.
Francisco Pinto
José Willian Silva, que residia na Rua Celso Ribeiro, Conjunto Francisco Pinto, foi assassinado a tiros nas proximidades da residência onde morava. A autoria do crime é desconhecida. Segundo a polícia, José Willian se encontrava na porta de casa, quando um homem desconhecido se aproximou e efetuou os disparos, acertando em diversa parte do corpo.
O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da 1ª Delegacia.

Maria da Penha: Homem preso em flagrante após tentar matar irmã

Policiais da Guarnição Especial Tático Operacional, sob o comando do Sargento Silva Santos, com apoio dos soldados Araujo, Brito e Bitencort, prenderam Jailton Pereira dos Santos, 36 anos, em flagrante pela Lei Maria da Penha. Ele foi preso após agredir fisicamente a irmã, Daiane Pereira de Oliveira, 31 anos.
Segundo a polícia, a guarnição fazia ronda pelo bairro Jardim Cruzeiro, quando recebeu informação que um homem estava quebrando tudo dentro de casa e estava agredindo os irmãos. “Ao chegarmos à residência, localizada na Rua Nazaré, encontramos tumulto de pessoas e uma das vitimas (Daiane), no chão. O acusado estava escondido no fundo da residência com uma barra de ferro escondida dentro da roupa”, afirmou Silva Santos.
O acusado foi encaminhado para Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM).

Inspetor da PRF é baleado no viaduto do CIA


Jonaldo Gonçalves Correia, 58 anos, inspetor da Polícia Rodoviário Federal (PRF), foi baleado com dois tiros de pistola na manhã de ontem (22), por volta de 7 horas, nas proximidades do Viaduto do Centro Industrial de Aratu (CIA), na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações de policiais da PRF, o inspetor recebeu dois tiros na região do abdômen, quando se dirigia ao trabalho em seu carro, um VW Voyage.
Ainda de acordo com os federais, o carro de Jonaldo foi interceptado por um veículo preto, de onde quatro homens não identificados deflagraram vários tiros na direção do carro, sendo que dois deles acertaram o policial. Mesmo baleado, Jonaldo conduziu seu veículo até o posto da PRF, de onde foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Jonaldo é coordenador do Posto da Polícia Rodoviário Federal do município de Simões Filho. O inspetor ainda encontra-se internado em um hospital da capital, mas não corre risco de vida. Policiais da PRF fizeram diligências à procura dos suspeitos na região. Os investigadores da PRF trabalham com as hipóteses de tentativa de assalto ou tentativa de homicídio contra o policial. Até o fechamento desta edição, os acusados ainda continuavam desaparecidos.

Mãe desnaturada joga recém-nascido em fossa

A mãe desnaturada é uma adolescente de 15 anos, que na última quinta-feira (21), jogou o próprio filho dentro de uma fossa com dejetos, na casa onde reside no município de Amargosa. A criança foi retirada e encaminhada a um hospital daquela cidade apresentando edema no olho esquerdo, várias escoriações na face e hematomas por todo o corpo. Foi necessário a transferência para o HEC onde ficou internada por aproximadamente seis horas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e faleceu.A médica que atendeu o bebê em Amargosa, estimou sua idade gestacional de 34 semanas. O levantamento cadavérico foi efetuado no hospital pelo delegado plantonista José Luíz Lapa. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para fazer necropsia.