Governo do Estado

sexta-feira, setembro 18, 2009

40 delegados são convocados para o interior

Para atender a demanda dos municípios baianos, foram nomeados, ontem (18), pelo governador Jaques Wagner, 40 delegados de polícia que fizeram concurso em 2000. A posse está prevista para a próxima semana, quando também devem ser convocados mais 80 policiais civis, sendo 40 escrivães e 40 agentes, aprovados em concurso de 1997. O curso de formação dos policiais e delegados, iniciado no ano passado, foi concluído este ano.
Segundo o secretário de Segurança Pública, César Nunes, 40 equipes compostas por delegado, agente e escrivão serão formadas para o interior. Ele explica que, a depender da demanda, um delegado pode administrar até três cidades, totalizando atendimento de até 120 municípios baianos. “Havia a necessidade de recompor a Segurança Pública no interior do estado e é isso que o Governo do Estado está fazendo agora. Todo efetivo reforçará e muito a segurança”, afirmou.
Ações de segurança
Desde 2007, as ações de segurança e a valorização dos policiais têm sido intensificadas em toda a Bahia. A qualificação de policiais, estruturação das delegacias, compra de equipamentos são algumas destas medidas. Para a Polícia Civil, houve o destravamento das carreiras, valorizando o servidor. Entre os benefícios para a categoria estão a incorporação e revisão de gratificações com recuperação progressiva dos salários, reajustes lineares gerais para assegurar ganhos acima da inflação e a garantia de que nenhum vencimento básico ficará abaixo do salário mínimo.
No início do ano, a categoria teve um reajuste linear de 5,9% e ajustes destinados a manter a paridade com o salário mínimo. A Lei Orgânica da Polícia Civil foi sancionada após 30 anos, trazendo conquistas inéditas e viabilizando a nova estrutura proposta.
Com a lei, haverá um reenquadramento de todas as carreiras da polícia civil. Quanto à estrutura, em um prazo de 45 dias, serão entregues à Polícia Civil mais dois mil coletes a prova de bala, 450 pistolas ponto 40, 50 carabinas ponto 40 e dois fuzis para tiro de precisão para uso em operações especiais por atiradores de elite.

Nenhum comentário: